O que mudou nos sacerdotes sombra?

O Legion não saiu ainda, mas as mudanças de classe já chegaram. Quer saber o que mudou para sacerdotes sombra? Se você está se perguntando “ok, eu sabia jogar no Warlords of Draenor, o que eu preciso fazer agora?” continue lendo.

Eu vou comentar só um resumo geral do que mudou. Leia o guia completo aqui.

Cadê meus orbes?

Você não tem mais orbes sombrios, e nem Peste Devoradora. Antigamente seu estilo de jogo básico era: acumular orbes sombrios e gastá-los com Peste Devoradora, enquanto mantinha sua rotação. Isso acabou. A fim de deixar o sacerdote sombra mais próximo da história dessa especialização (mais ligado ao lore), o recurso de orbes foi mudado.

Shadowy Apparitions weakaura

Ah, eu tô maluco

Agora nós temos um novo recurso, Insanidade, além de mana. Insanidade serve para causar dano; mana existe apenas para curas e habilidades úteis (controle por exemplo).

O sistema de Insanidade funciona da seguinte forma: a barra de insanidade vai de 0 a 100, começando em 0 se você não esteve em combate recente. Algumas de suas magias de ataque geram insanidade, e ela vai diminuindo com o tempo, devagar. Quando você atingir 100 pontos de insanidade, você pode entrar na Forma do Caos, usando Void Eruption. Ao usar, você entra nessa nova forma (pense nela como uma Forma de Sombra aprimorada), ganha 20% a mais de dano, e acesso a uma outra habilidade: Void Bolt.

A cada segundo que você continua em Forma do Caos, você ganha 1% a mais de aceleração, mas seus pontos de insanidade são drenados cada vez mais rápido. Ao atingir 0 de insanidade você deixa a Forma do Caos e retorna à Forma de Sombra, mas ganha um buff de Lingering Insanity, que mantêm a aceleração que você acumulou por mais 1 minuto, ou até você entrar em Forma do Caos novamente.

Portanto, seu novo estilo de jogo é, basicamente: acumular insanidade e entrar na Forma do Caos o mais frequentemente que puder; talvez atrasar a entrada nessa forma em alguns segundos, para aproveitar um proc de berloque, ou esperar um inimigo importante aparecer. Ao entrar na Forma do Caos, tentar ficar nessa forma a maior quantidade possível de tempo, gerando insanidade o mais que puder, para aproveitar o dano e aceleração extra.

Sua Forma de Sombra continua existindo e está sempre ativada por padrão. A Forma do Caos é uma forma ainda mais bizarra:

Forma do Caos. Imagem via Reddit: http://ift.tt/1ouDj7G
Forma do Caos. Imagem via Reddit: http://ift.tt/1ouDj7G

Nossos ataques que geram insanidade:

  • Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico, nossos dots clássicos. Geram insanidade quando são aplicados ao alvo (3 e 4 insanidade respectivamente). A duração deles também mudou (14 e 18 segundos respectivamente).
  • Impacto Mental: 9s de recarga (6s durante Forma do Caos), 1.5s de lançamento. Gera 12 insanidade. Nosso maior “gerador” fora da Forma do Caos.
  • Açoite Mental, nosso bom e velho filler. Gera 8 insanidade durante sua duração (canalizado por 3s).
  • Calcinação Mental, nosso ataque em área, que continua dando pouco dano em comparação aos “AoEs” de outras classes. Gera 6 insanidade por alvo atingido, durante sua duração (canalizado por 5s).
  • Palavra Sombria: Morte, nosso “execute”, continua disponível apenas quando o alvo tem menos de 20% de vida. Gera 10 de insanidade, e se o alvo morrer, gera 30. Ou seja, é bom para adicionar dano durante a “fase de execute” (chefe com < 20% hp), mas só é bom mesmo para gerar insanidade se você der a “sorte” de dar o último golpe no inimigo com PS:M. Em situações com muitos inimigos (adds que vivem pouco, etc.) pode ser que você consiga isso com mais freqüência.
  • Void Bolt (disponível apenas durante Forma do Caos). 4.5s de recarga, instantâneo, gera 16 insanidade. Também reinicia a duração de Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico que estiver no alvo (ou seja, voltam à sua duração original). Nosso melhor “gerador” durante a Forma do Caos.

Alguns talentos ajudam a gerar mais insanidade:

  • Fortress of the Mind (nível 15): Açoite Mental e Impacto Mental causam 10% a mais de dano e geram 20% a mais de insanidade. Ou seja, eles passam a gerar 18 e 9.6 de insanidade, respectivamente.
  • Shadow Word: Void (nível 15): ataque com 30s de recarga, 3 cargas, 1.5s de lançamento. Gera 25 insanidade. Note que mesmo o tempo de recarga sendo um pouco alto, como ele tem 3 cargas, você poderia usá-lo 3 vezes seguidas se quiser, gerando um total de 75 insanidade em pouco tempo.
  • Reaper of Souls (nível 60): Palavra Sombria: Morte pode ser usado em alvos com menos de 35% de vida, e sempre gera 30 insanidade, independente do alvo morrer ou não.
  • Espíritos Auspiciosos (nível 75): pois é, agora esse talento é nível 75, e meio diferente do que era no Warlords. Agora ele dobra o dano das aparições e faz com que cada uma gere 4 insanidade (normalmente elas não geram nada, apenas dano).
  • Percepção Sombria (nível 75): esse talento mudou um pouco. Agora o dano periódico de Palavra Sombria: Dor tem 10% de chance de zerar a recarga de Impacto Mental, e tornar seu próximo Impacto Mental instantâneo. Aumenta sua geração de insanidade indiretamente (IM gera 12 de insanidade).
  • Infusão de Poder (nível 90): agora além de aumentar sua aceleração em 25% por 20s, também aumenta sua geração de insanidade em 25% enquanto durar.
  • Dobramentes (nível 90): igual ao antigo, só que gera 5 de insanidade a cada ataque, ao invés de mana. Note que o Demônio das Sombras padrão não gera insanidade, apenas dano.
  • Shadow Crash (nível 90): 30s de recarga, instantâneo. Causa dano em área à distância e gera 15 insanidade.

Tem ainda os novos talentos nível 100. Eles não são tão impactantes quanto eram no Warlords (não mudam tanto sua rotação), mas ainda assim são bem interessantes, então vou dar um pouco de destaque a eles.

Novos talentos nível 100

Legacy of the Void: Forma do Caos pode ser ativada a partir de 70 de insanidade. Você vai ficar na Forma do Caos com mais frequência, portanto gerando mais dano.

Aguilhão Mental: sim, nosso velho ataque pros momentos “sem dot” voltou agora como talento (e nível 100 ainda por cima; deveria ser de um nível mais baixo, na minha opinião). Ele substitui Açoite Mental ao ser escolhido, e não tira mais os dots do seu alvo. Gera 4 insanidade. Agora, a parte interessante: deixa um aguilhão (um “espinho”) no alvo. A próxima vez que você usar Impacto Mental nesse alvo, todos os aguilhões serão detonados, cada um dando o dobro do dano original, e mais o dano original a cada alvo próximo (dano “splash“).

Surrender to Madness: nunca antes vi um talento que tem ao mesmo tempo potencial para mudar tudo no seu estilo de jogo, ou de ser totalmente imprestável – isso vai depender da luta, do chefe sendo atacado, de sua preferência pessoal, de sua habilidade, e talvez de seu líder de raid. Você vai ficar com água na boca só de ler a descrição. Lá vai: tem 10 minutos de recarga, instantâneo. Ao ser usado todos os seus geradores de insanidade geram 200% 150% a mais de insanidade, e você pode lançar ataques enquanto se movimenta, até você sair da Forma do Caos. Ao sair da Forma do Caos, você morre.

Considere por um minuto esse último talento. Pode ser incrivelmente potente se usado na última fase de um chefe de raid, onde você pode se dar ao luxo de morrer no fim ou perto do fim da luta. Ou se seu líder de raid estiver disposto a “perder” um DPS perto do fim da luta (se você morrer antes do chefe). Você decide. Ah, ele tem uma pegadinha: quando você morre por causa desse talento, você não pode receber um “brez” (ressurreição durante combate). Pois é, nem tudo são flores.

Veja a lista completa de talentos de sacerdote sombra aqui. Outra coisa: no Legion existe uma segunda árvore de talentos específica para PvP; esses talentos só podem ser utilizados quando seu personagem entra em PvP. Além disso, esses talentos precisam ser destravados, exigindo pontos de honra para isso. Os pontos de honra agora, ao invés de servirem para comprar itens, servem para ir destravando essa segunda árvore de talentos. Não vou comentar muito sobre eles aqui, inclusive porque PvP não é meu forte; mas você pode vê-los aqui.

Artefato

Como você já deve saber, você vai usar apenas uma arma durante a expansão Legion. Quando acabar este período de pré-patch e a coisa “começar pra valer”, você vai receber uma série de missões para obter um artefato, uma arma incrivelmente poderosa que aumenta e altera algumas de suas habilidades. No caso de sacerdotes sombra, seu artefato é uma adaga… feita da garra de um deus antigo. Você empunhará uma unha cortada do dedinho do pé de um deus antigo. O item de mão secundária é o livro Segredos do Caos, o primeiro livro escrito em Azeroth sobre a sombra e que deu origem ao “Culto da Sombra Esquecida” dos Renegados. Confira seu artefato e suas skins aqui, na aba Appearances.

Xal'atath, a Lâmina do Império Negro e algumas de suas skins.
Xal’atath, a Lâmina do Império Negro e algumas de suas skins.

O artefato tem um sistema de “talentos” próprio, que você vai destravando à medida em que for jogando e ganhando “poder de artefato”. Na verdade os “talentos” do artefato não são propriamente talentos; os seus talentos normais são opções onde você deve escolher entre uma coisa ou outra. No artefato, você vai escolher quais “talentos” você vai destravar primeiro, mas vai chegar um momento em que você terá todos os “talentos” do artefato destravados e ligados. Então vai chegar um momento durante a expansão em que todos os bônus do artefato estarão disponíveis para você. Confira a árvore de talentos do artefato no link acima (ou aqui).

Ao obter o artefato, você ganha uma habilidade: Void Torrent: um ataque canalizado por 4s, e durante ele sua insanidade não é drenada.

Outras mudanças

Como comentei no começo, além de insanidade ainda temos mana, mas ela serve apenas para habilidades de controle e utilidade. Lista de nossas habilidades que agora usam mana:

  • Palavra de Poder: Escudo – agora com 7.5s de recarga. E não aplica mais o efeito de Alma Enfraquecida.
  • Grito Psíquico: deixa de ser talento e volta a ser uma magia padrão. Agora com 1 minuto de recarga.
  • Ressurreição
  • Dominar Mente: deixa de ser talento e volta a estar disponível como habilidade básica. E há um talento que te deixa controlar seu próprio personagem enquanto estiver ativo, com a limitação de não ser usado em jogadores inimigos.
  • Tem uma nova cura, uma cura de sombra, que pode ser usada por Disciplina e Sombra, que tem uma mecânica curiosa. Se chama Recomposição Sombria. Primeiro ela dá uma cura bem forte (700% do poder mágico). Depois, nos 10s seguintes à cura, ela causa dano ao alvo (como um DoT), sendo 1/20 do valor curado retirado a cada segundo; ou seja, em 10s o alvo sofre dano de metade do valor curado inicialmente. Mas, se o alvo for recebendo dano nesses 10s, o dano é descontado do DoT. Ou seja, se essa cura for aplicada em alguém recebendo dano constantemente (se você estiver sendo atacado; ou se usar no tank, por exemplo), o valor total da cura será aplicado, o “desconto” de saúde dos 10s sendo cancelado pelo dano recebido. Nessa situação, ela é uma cura bem forte e eficiente, em termos de mana gasto.
  • Purificar Doença: retira debuffs de doença em aliados.
  • Dissipar Magia: retira buffs de magia de inimigos.
  • Dissipação em Massa
  • Levitar
  • Agrilhoar Morto-vivo e Visão da Mente (sim, eles ainda existem)

O que não temos mais

  • Máscara Espectral não existe mais. Para tristeza de muitos jogadores PvP.
  • Terror Psíquico
  • Proteção contra Medo
  • Palavra de Poder: Fortitude. Aliás, todas as classes perderam suas habilidades de buff. (na verdade Fortitude continua a existir como um talento de PvP, mas com diferenças).
  • Todos os talentos nível 90 que te davam um pouquinho mais de AoE: Cascata, Halo, Estrela Divina.
  • Prece Desesperada. Aliás, você perdeu acesso a qualquer magia considerada “da luz”. Até a cura que você tem agora é uma cura de sombra. Isso faz parte da nova filosofia para a especialização.
  • Pena Angelical, Fantasma, Tentáculos do Caos.
  • Clareza do Poder e Entropia do Caos. Dos talentos nível 100 do Warlords of Draenor, o único que sobreviveu foi o Espíritos Auspiciosos.
  • Algumas coisas viraram talentos de PvP; por exemplo, Psicodemônio e Deslocamento Caótico estão de volta, mas só pra PvP.

O que ainda temos mas mudou

  • Toque Vampírico cura você à medida em que causa dano. Portanto enquanto estiver jogando sozinho, é importante manter esse dot em todos os inimigos.
  • Abraço Vampírico agora cura apenas uma pessoa (outro jogador ou você) por uma parcela do dano causado. Ou seja, deixou de ser um ótimo cooldown de raid que ajuda na cura, agora é medíocre. Mas pode ser bem útil enquanto estiver jogando sozinho.
  • Dispersão: enquanto estiver ativo sua insanidade não é drenada. Tem um “talento” do artefato que reduz a recarga, e outro que cura metade de sua vida quando você usar.
  • O talento Insanidade, que aumentava o dano de Açoite Mental: no lugar dele tem um novo talento, Void Ray. Ainda aumenta o dano de Açoite, mas de forma diferente.
  • Como já dito, Aguilhão Mental agora é um talento, substitui Açoite Mental, e não retira mais seus dots do alvo.
  • Sua maestria agora aumenta o dano dos dots (Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico) e de Void Bolt.

Observações do pré-patch

Por enquanto, você estará jogando no nível 100 com uma especialização que só estará equilibrada no nível 110 e com o artefato. Portanto, não entre em pânico (ainda) se achar que está gerando menos dano do que os outros DPS.

Até sua prioridade de atributos, por enquanto, será diferente da prioridade final no nível 110. Durante este pré-patch, priorize estes atributos: Intelecto > Aceleração > Crítico > Maestria = Versatilidade (note que agora não exista mais Golpes Múltiplos). Mas não se prenda muito a isso pois em 30/08 o Legion finalmente sai e novamente essas prioridades mudam.

Então, como estamos?

O sacerdote sombra é competitivo em dano de alvo único (single target). Continua fraco em dano em área (AoE), mas competitivo em lutas estilo “conselho” (council), exemplo: lutas com mais de um chefe ao mesmo tempo, ou com adds que sobrevivem por bastante tempo. Isso devido aos dots.

O estilo de jogo “sem dots” baseado no antigo talento Clareza do Poder e no uso de Aguilhão Mental como filler não existe mais. Seus dots voltam a ser parte fundamental do seu “kit de ferramentas”, independente de quais talentos escolher.

Ou seja, mudamos em uma expansão, mudamos novamente, e de novo, mas no fim uma coisa continua: somos uma spec de DPS baseada em dots, com dano em área baixo, mas potente em cleave e/ou casos com adds que vivam muito. Pelas discussões que vi, o maior diferencial desta nova versão de sombra deverá ser o talento Surrender to Madness. Ele tem o potencial de tornar a spec “OP”, ou de “quebrá-la”. Não duvido se esse talento acabar tomando nerfs pesados durante a expansão. Mas vamos ter que esperar pra ver.

Dwarf Shadow Priest mushrooms cave screenshot

3 comments

  1. Eu concordo,tem muita gente que acha que Surrender to Madness: é o talento mais “OP” do jogo, mas pra mim é o mais inútil, pense comigo: você vai se matar pra poder dar mais dano em um curto período e com isso deixar o resto do grupo terminar a raid sozinho , sim pois ele só presta em raid, em masmorras ele é inviável. Agora os outros dois talentos Aguilhão Mental é uma cilada para pegar iniciantes e Legado do vazio é um talento neutro que quase não influencia no DPS. Fiquei decepcionado com a Blizz com nosso tier 100, pois foram tantos feedbacks com sugestões para os talentos que até eu me assustei ao ver que a Blizz não deu nem um blue post.(vide adição de cast ao VoidEruption ,não renovação de dots com Voidbolt e a nossa incrível falta de AoE).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *