O que mudou nos sacerdotes sagrados?

O Legion não saiu ainda, mas as mudanças de classe já chegaram. Quer saber o que mudou para sacerdotes sagrados? Se você está se perguntando “ok, eu sabia jogar no Warlords of Draenor, o que eu preciso fazer agora?” continue lendo.

Vou comentar apenas um resumo geral do que mudou. Leia o guia completo aqui.

 

Adeus, Fonte de Luz. Obrigado por todos esses anos de serviço.
Adeus, Fonte de Luz. Obrigado por todos esses anos de serviço.

Cadê meus chacras? E minha Fonte de Luz?

O conceito novo desta especialização usa apenas magias de luz, seja para curar ou atacar (com exceção de Desvanecer e Dominar Mente).

Mudanças gerais na classe

  • Sagrado não tem mais Grito Psíquico, que só está disponível para as specs Disciplina e Sombra.
  • Cascata não existe mais.
  • Halo e Estrela Divina, disponíveis apenas para Disciplina e Sagrado, voltam a causar dano em inimigos além de curar aliados. Além disso, a cura de Halo não varia mais conforme a distância.
  • Palavra de Poder: Fortitude não existe mais. Aliás, todas as classes perderam suas habilidades de buff. (na verdade Fortitude continua a existir como um talento de PvP, mas com diferenças).
  • Todas as specs de cura receberam uma magia tipo Ressurreição em Massa. A magia de ressurreição individual (Ressurreição) continua existindo, e para as três specs.
  • Com a divisão entre talentos “normais” e talentos de PvP, algumas coisas só estão disponíveis em PvP. Confira as calculadoras de talentos no site do Wowhead.

Talentos

A árvore de talentos de Sagrado pode ser vista no site do wowhead aqui. E como já comentei, existe agora uma segunda árvore de talentos, específica para PvP, aqui.

Vou comentar apenas os talentos mais interessantes abaixo.

  • Trail of Light: Ao usar Cura Célere, 40% da cura é replicada no alvo anterior que recebeu Cura Célere. Note como este talento lembra o efeito Foco de Luz dos paladinos.
  • Enduring Renewal: suas curas diretas renovam o efeito Renovar no alvo. Note que este era o efeito passivo do antigo Chacra: Serenidade.
  • Duas opções interessantes para controle, Shining Force e Censure. A primeira é um slow em área com knockback, a segunda transforma Castigar em um stun (atordoamento).
  • Opções que interagem com Serendipidade: Light of the Naaru faz o efeito de Serendipidade reduzir a recarga das Palavras Sagradas em mais 2s. Apotheosis dobra o efeito de Serendipidade e tira o custo de mana das Palavras Sagradas por 30s.
  • Cura Vinculada agora é talento, com o efeito do antigo glifo incorporado. Além disso, ela reduz a recarga das Palavras Sagradas: Serenidade e Santificar também, mas pela metade (3s).
  • Círculo de Cura agora é talento também.
  • Opções que interagem com Prece de Recomposição: Piety faz PdR causar Serendipidade, reduzindo a recarga de Santificar. Benediction faz PdR ter 50% de chance de deixar um Renovar em cada alvo curado.

Os talentos nível 100, geralmente mais importantes, já foram mencionados na lista acima. São Apotheosis, Benediction e Círculo de Cura.

Talento “especial”

Além dos mencionados acima, tem um talento que eu acho que merece um certo destaque: Symbol of Hope. Os mais antigos vão lembrar que esse era o nome de uma habilidade, eliminada no Warlords of Draenor, que restaurava mana a várias pessoas da raid, mas era canalizada por 8s. Esse talento agora é instantâneo, e quando usado, permite que todos os healers da raid usem magias sem custo de mana por 10s.

Esse talento pode não ser necessariamente obrigatório, mas eu acho extremamente poderoso. Pode ajudar muito na progressão de uma raid, por isso achei interessante dar mais destaque.

Artefato

Como você já deve saber, você vai usar apenas uma arma durante a expansão Legion. Quando acabar este período de pré-patch e a coisa “começar pra valer”, você vai receber uma série de missões para obter um artefato, uma arma incrivelmente poderosa que aumenta e altera algumas de suas habilidades. No caso de sacerdotes sagrado, seu artefato é um cajado… com um mini-naaru na ponta. Um… naaru no palito. Tem skins que trocam a aparência e cores. Confira seu artefato e as skins aqui, na aba Appearances.

Tuure, a Luz dos Naarus e algumas de suas skins.
Tuure, a Luz dos Naarus e algumas de suas skins.

O artefato tem um sistema de “talentos” próprio, que você vai destravando à medida em que for jogando e ganhando “poder de artefato”. Na verdade os “talentos” do artefato não são propriamente talentos; os seus talentos normais são opções onde você deve escolher entre uma coisa ou outra. No artefato, você vai escolher quais “talentos” você vai destravar primeiro, mas vai chegar um momento em que você terá todos os “talentos” do artefato destravados e ligados. Então vai chegar um momento durante a expansão em que todos os bônus do artefato estarão disponíveis para você. Confira a árvore de talentos do artefato no link acima (ou aqui).

Ao obter o artefato, você ganha uma habilidade, que no caso de Sagrado é uma passiva: Invoke the Naaru invoca uma imagem do Naaru T’uure ao seu lado, que durante 15s “replica” suas curas. Eu penso nisso como sendo nossa nova “Fonte de Luz”, de uma certa forma.

Além desse, existe um talento do artefato que te dá uma habilidade ativa: Light of T’uure é uma cura direta que também aumenta curas subsequentes ao mesmo alvo em 25% por 20s, com 2 cargas.

Observações do pré-patch

Por enquanto, você estará jogando no nível 100 com uma especialização que só estará equilibrada no nível 110 e com o artefato. Portanto, não entre em pânico (ainda) se achar que está curando menos do que os outros healers.

Até sua prioridade de atributos, por enquanto, será diferente da prioridade final no nível 110. Durante este pré-patch, priorize estes atributos: Intelecto > Crítico > Aceleração > Versatilidade > Maestria (note que agora não exista mais Golpes Múltiplos). Mas não se prenda muito a isso pois em 30/08 o Legion finalmente sai e novamente essas prioridades mudam.

Uma dica: apenas durante este período de pre-patch, enquanto ainda estamos no nível 100, o berloque Repúdio da Guerra, que sempre foi considerado ruim para Sagrado, passa a ser muito útil. Ele agora aumenta o valor de Cura e Cura Célere, que são justamente as curas que você usa mais.

Resumo

Sem os chacras, o sacerdote sagrado fica um pouco mais dinâmico, pois pode alternar entre curas diretas e curas em área com mais rapidez. Certos talentos podem ajudar ainda mais a focar em curas diretas ou curas em área.

A perda da Fonte de Luz é lamentada por alguns. Era uma cura forte, sem dúvida, mas era também um efeito totalmente passivo que não requeria nenhuma habilidade do jogador, a não ser lembrar de recolocá-la no chão a cada 3 minutos. Era basicamente um totem de sacerdote totalmente passivo.

Ao que tudo indica esta spec será um healer versátil, e deixará de viver à “sombra” de disciplina. Para quem tem interesse apenas em sagrado e não está acompanhando as mudanças de disciplina, posso resumir aqui: ela deixou de ser uma spec pesadamente baseada em absorções ou smart heals (como foi no MoP). Portanto creio que a “rivalidade” entre as duas specs vá acabar de vez, e cada sacerdote healer poderá jogar com a especialização que preferir mais ou que tiver mais aptidão para jogar.

O Naaru Saa'ra no salão da ordem dos sacerdotes.
O Naaru Saa’ra no salão da ordem dos sacerdotes.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *