O que mudou nos sacerdotes disciplina?

O Legion não saiu ainda, mas as mudanças de classe já chegaram. Quer saber o que mudou para sacerdotes disciplina? Se você está se perguntando “ok, eu sabia jogar no Warlords of Draenor, o que eu preciso fazer agora?” continue lendo.

Este é um resumo geral do que mudou. Leia o guia completo aqui.

Shrugging dwarf in alliance garrison

Cadê meu Cura Célere?

Pois é, Cura Célere agora é coisa de sacerdote sagrado apenas. Você tem uma nova cura de sombra, chamada Recomposição Sombria, que explico melhor mais abaixo.

Cura “de sombra”?

Sim, tem essa novidade. Com a expansão Legion, algumas classes e especializações foram bastante alteradas para se adaptar a novos conceitos. No caso de sacerdotes, um dos conceitos base é:

  • Sacerdotes sagrados usam apenas a Luz como fonte de poder (com apenas duas exceções).
  • Sacerdotes sombra usam apenas a Sombra, e portanto não usam nenhuma magia de Luz.
  • E no meio disso, ficou o sacerdote disciplina: o conceito da nossa especialização agora é de que equilibramos as forças da Luz e da Sombra, seja curando diretamente, seja atacando inimigos para que o ataque cure nossos aliados indiretamente.

O conceito de atacar inimigos para assim gerar cura nos aliados não é novo; existe pelo menos desde o Cataclismo, e foi uma mecânica integral dos sacerdotes disciplina durante o Mists of Pandaria. Portanto, quem jogou nessa época e gostava desse conceito deve gostar dessa mudança. Porém, tem uma mudança fundamental nessa mecânica que deixa ela bem diferente de como era no MoP.

Em Pandaria, sacerdotes disciplina passavam a maior parte do tempo atacando um inimigo com Fogo Sagrado, Punição ou Penitência, e cada vez que causavam dano com esses ataques, uma cura do mesmo valor do dano ia para um aliado. O jogo escolhia automaticamente o aliado que estivesse com a saúde mais baixa para receber essa cura, ou seja, era um smart heal, e bem potente.

No Legion, você volta a curar através de seus ataques, mas a cura derivada do dano vai apenas para aliados marcados com o buff Expiação. Você põe esse buff nos seus aliados cada vez que curar diretamente um deles, e o buff dura 15 segundos. Logo, seu estilo de jogo vai ser alternar entre atacar inimigos e curar diretamente, para manter Expiação nas pessoas que forem precisar de cura.

Você ainda vai usar efeitos de absorção, mas com menos ênfase. Palavra de Poder: Escudo tem 6s de recarga (mas não aplica mais Alma Enfraquecida). Enlevo será um cooldown de 2 minutos, que tira a recarga de PP:E por 8s.

Lista do que mudou

Mudou para todas as specs

  • Grito Psíquico deixa de ser talento e volta a ser uma magia normal, mas só está disponível para as specs Disciplina e Sombra.
  • Halo e Estrela Divina, disponíveis apenas para Disciplina e Sagrado, voltam a causar dano em inimigos além de curar aliados. Além disso, a cura de Halo não varia mais conforme a distância.
  • Dominar Mente deixa de ser talento, e volta a estar disponível para as 3 specs. E há um talento que te deixa controlar seu próprio personagem enquanto Dominar Mente estiver ativo, com a limitação de não ser usado em jogadores inimigos.
  • A cura de sombra, “Recomposição Sombria“, funciona diferente de outras curas. Primeiro ela dá uma cura bem forte (700% do poder mágico). Depois, nos 10s seguintes à cura, ela causa dano ao alvo (como um DoT), sendo 1/20 do valor curado retirado a cada segundo; ou seja, em 10s o alvo sofre dano de metade do valor curado inicialmente. Mas, se o alvo for recebendo dano nesses 10s, o dano é descontado do DoT. Ou seja, se essa cura for aplicada em alguém recebendo dano constantemente (o tank, por exemplo), o valor total da cura será aplicado, o “desconto” de saúde dos 10s sendo cancelado pelo dano recebido. Nessa situação, ela é uma cura bem forte, porém com um custo alto de mana.
  • Máscara Espectral não existe mais.
  • Palavra de Poder: Fortitude não existe mais. Aliás, todas as classes perderam suas habilidades de buff. (na verdade Fortitude continua a existir como um talento de PvP, mas com diferenças).
  • Todas as specs de cura receberam uma magia tipo Ressurreição em Massa. A magia de ressurreição individual (Ressurreição) continua existindo, e para as três specs.
  • Com a divisão entre talentos “normais” e talentos de PvP, algumas coisas só estão disponíveis em PvP. Confira as calculadoras de talentos no site do Wowhead.

O que mudou em Disciplina

  • Suas curas diretas põem um buff de Expiação no aliado, que dura 15s.
  • Palavra de Poder: Escudo tem 6s de recarga (mas não aplica mais Alma Enfraquecida). Enlevo é um cooldown de 2 minutos, que tira a recarga de PP:E por 8s.
  • Suas curas e absorções que aplicam Expiação: Súplica, Palavra de Poder: Escudo, Recomposição Sombria, Palavra de Poder: Radiância. Esta última é sua “cura em área”; apesar de curar pouco, aplica Expiação em 3 alvos.
  • Seus ataques que geram cura nos alvos com Expiação: Palavra Sombria: Dor, Punição, Penitência (note que Penitência agora serve apenas para atacar; há um talento para mudar isso). Seu Demônio das Sombras (ou Dobramentes) também geram cura nos alvos com Expiação.
  • Note também que como Palavra Sombria: Dor também gera cura nos alvos com Expiação, de certa forma ele será seu HoT (Heal over Time).
  • Punição também tem um efeito a mais; ele “absorve” parte do próximo dano causado pelo alvo. Exemplo: você ataca o chefe com Punição, gera cura nos alvos com Expiação, e parte do próximo dano que o chefe causar no tank será absorvido.

Note que nesse novo conceito de curar alvos com Expiação através de dano, a cura não é dividida. Vou dar um exemplo para explicar melhor: digamos que você tenha um aliado com Expiação, e você ataca um inimigo causando 100k de dano. O seu aliado com Expiação receberá 40k de cura (Expiação copia 40% do seu dano como cura).

Agora, outro exemplo: imagine que você tem cinco alvos com Expiação, e você ataca um inimigo causando 100k de dano. Cada um dos cinco aliados vai receber 40k de cura. Percebeu a potência dessa mecânica? O problema é que, como Expiação dura pouco tempo, você não vai conseguir colocar esse buff na raid inteira, só em algumas pessoas, senão ele acaba expirando antes de você ter tempo de atacar e gerar cura. Portanto você vai intercalar curas diretas com ataques.

Claro que existem formas de pôr Expiação em mais de um alvo ao mesmo tempo; pra isso existe Palavra de Poder: Radiância, útil para marcar 3 alvos. Mas mesmo assim o ideal será você “antecipar” quais alvos vão precisar de cura nos próximos segundos, e já deixar eles marcados previamente. Inclusive porque o custo de mana de manter muitos alvos com Expiação é alto: Palavra de Poder: Radiância custa bastante mana, e Súplica tem seu custo de mana multiplicado pela quantidade de Expiações existentes. Portanto não se preocupe tanto em espalhar Expiação em todo mundo, preocupe-se em mantê-la nos alvos prioritários.

O que perdemos

Cura, Cura Célere, Prece de Cura, Prece de Recomposição, Nova Sagrada. Tudo isso passou a ser exclusivo da especialização sagrado.

O efeito Égide Divina. Portanto temos menos efeitos de absorção no total, o que é uma boa notícia na minha opinião.

Os talentos Cascata, Palavras de Recomposição, Graça Salvadora, Torrente de Luz.

Talentos novos

Vou comentar alguns talentos mais interessantes aqui.

  • The Penitent: Seu Penitência também pode ser usado como cura (ou seja, funciona como era antes do Legion; se usado num aliado cura, se usado num inimigo causa dano)
  • Schism: Ataque de sombra que causa (400% do poder mágico) de dano, e aumenta o dano causado ao alvo em 30% por 6s.
  • Dominant Mind: Ao usar Controlar Mente em um alvo, você pode continuar controlando seu personagem. Mas não pode ser usado em outros jogadores.
  • Contrição: aumenta a duração de Expiação em 2s.

Novos talentos nível 100

Purge the Wicked: Substitui Palavra Sombria: Dor e é espalhado para outro inimigo próximo quando você usa Penitência no alvo. Bom para situações com muitos inimigos.

Graça: aumenta suas curas diretas (não as derivadas de Expiação) e absorções nos alvos que tiverem Expiação. Bom para situações onde você tiver que abusar de Recomposição Sombria.

Shadow Covenant: Cura de sombra que cura seu alvo e mais 5 outros próximos, mas deixando neles um efeito que absorve as próximas curas. Substitui Palavra de Poder: Radiância.

Artefato

Como você já deve saber, você vai usar apenas uma arma durante a expansão Legion. Quando acabar este período de pré-patch e a coisa “começar pra valer”, você vai receber uma série de missões para obter um artefato, uma arma incrivelmente poderosa que aumenta e altera algumas de suas habilidades. No caso de sacerdotes disciplina, seu artefato é um cajado… basicamente um vitral de igreja espetado na ponta de um bastão. Tem skins que trocam o vitral por um castiçal, velas ou um livro. Confira seu artefato e as skins aqui, na aba Appearances.

Ira da Luz e algumas de suas skins.
Ira da Luz e algumas de suas skins.

O artefato tem um sistema de “talentos” próprio, que você vai destravando à medida em que for jogando e ganhando “poder de artefato”. Na verdade os “talentos” do artefato não são propriamente talentos; os seus talentos normais são opções onde você deve escolher entre uma coisa ou outra. No artefato, você vai escolher quais “talentos” você vai destravar primeiro, mas vai chegar um momento em que você terá todos os “talentos” do artefato destravados e ligados. Então vai chegar um momento durante a expansão em que todos os bônus do artefato estarão disponíveis para você. Confira a árvore de talentos do artefato no link acima (ou aqui).

Ao obter o artefato, você ganha uma habilidade: Fúria da Luz, causa um dano forte ao seu alvo, aumentado em 10% para cada aliado com Expiação.

Observações do pré-patch

Por enquanto, você estará jogando no nível 100 com uma especialização que só estará equilibrada no nível 110 e com o artefato. Portanto, não entre em pânico (ainda) se achar que está curando menos do que os outros healers.

Até sua prioridade de atributos, por enquanto, será diferente da prioridade final no nível 110. Durante este pré-patch, priorize estes atributos: Intelecto > Aceleração > Crítico > Maestria = Versatilidade (note que agora não exista mais Golpes Múltiplos). Mas não se prenda muito a isso pois em 30/08 o Legion finalmente sai e novamente essas prioridades mudam.

Resumo da obra

A especialização de disciplina foi a mais alterada das três. O estilo de jogo é totalmente novo, e vai requerer um pouco de adaptação e costume. Para quem preferia o antigo estilo de atacar para curar, esta é sua chance. Mas não vai ser exatamente a mesma coisa, graças à mecânica de Expiação.

No geral, disciplina não deverá voltar a ser “overpowered” como no passado (para alívio de alguns sacerdotes sagrados), já que não dependerá mais pesadamente de absorções. Também deverá ser uma spec um pouco mais difícil, exigindo um pouco mais de atenção para ser efetiva. Em compensação, contribuirá com um pouco de DPS para o grupo.

Quanto à receptividade dessas mudanças, as opiniões variam. Muitos jogadores de Disciplina não gostaram das alterações, mas sempre tem quem ache as mudanças interessantes. Jogadores de outras classes gostaram que disciplina não será mais o “rei das absorções”. Mas no fim, tudo se resumo a uma coisa: viabilidade. Pelo que foi testado no beta, Disciplina parece viável como healer, tanto em raids quanto nas novas masmorras “mítico+”, ainda que com ressalvas e exigindo mais “trabalho” do que outros healers. Vejamos no decorrer da expansão como vai ser o desempenho desta nova spec.

priest class hall dec2015 screenshot

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *