Guia Sombra 7.0.3 (Legion)

spell shadow word painGuia de sombra no patch 7.0.3, obsoleto. Leia o novo guia aqui.

Quer apenas um resumo do que mudou do Warlords of Draenor para o Legion? Leia este artigo.

Talentos

Talentos para raids

shadow-priest-talents-7-0-3-raid

Talentos para masmorras

shadow-priest-talents-7-0-3-dungeon

  • Virada do Destino é o talento padrão deste nível.
  • Corpo e Alma também.
  • Bomba Psíquica é ainda mais útil em masmorras do que em raids, para atordoar grupos de inimigos. O talento marcado em azul (Mente Dominante) é útil para controlar certos inimigos específicos de masmorra que tenham ataques mais “irritantes”, ou healers.
  • Como você deve entrar e sair da Forma do Caos com mais freqüência em uma masmorra, Senhor do Caos lhe será mais útil. Porém não vai ajudar com o dano nos chefes. Neste caso, prefira Reaper of Souls.
  • Espíritos Auspiciosos continua como padrão. Mas, se você conseguir o cinto lendário Loucura de Mangaza, então use Percepção Sombria, sempre. E se você ainda estiver com equipamentos ruins (aceleração e/ou acerto crítico abaixo de 20%, muita maestria) San’layn será melhor para você.
  • Colisão de Sombras é ótimo para aumentar seu dano em grupos de inimigos. Como alternativa, Dobramentes pode ser usado como um “mini-cooldown” de dano (também ajuda a gerar mais insanidade).
  • Em masmorras Aguilhão Mental está resultando em mais dano do que Legado do Caos, principalmente depois das mudanças de 27/09.

Detalhando os talentos

legion shadow t15

Virada do Destino é o padrão para a maioria das lutas. Em quase todos os tipos de luta (alvo único, múltiplos alvos, etc.) é a melhor opção.

Fortress of the Mind é viável para alvo único apenas, e isso vai ser raro.

Shadow Word: Void serve para retornar à Forma do Caos rapidamente, mas causa menos dano que os outros dois talentos. Mas pode ser bem útil enquanto estiver fazendo missões sozinho.

legion shadow t30

Corpo e Alma é o padrão, aumento de velocidade junto com um escudo de absorção. Masoquismo e Mania podem ser úteis enquanto você estiver jogando sozinho.

legion shadow t45

Tanto Voz Psíquica quanto Bomba Mental são boas opções aqui. Grito Psíquico pode “aggrar” outros inimigos se usado sem atenção; Bomba Mental demora alguns poucos segundos para fazer efeito.

Mente Dominante pode ser útil em alguma luta específica que tenha um inimigo que possa ser controlado, particularmente em masmorras, onde sempre tem um inimigo em um grupo que precisa de controle (CC); assim você não apenas remove o inimigo da luta, mas ainda transforma ele em um “escravo” por um tempo.

legion shadow t60

Reaper of Souls é a opção padrão aqui, a que aumenta mais seu DPS em todos os casos, principalmente se houverem muitos alvos. E durante as etapas finais de um chefe de raid, vai te ajudar a estender o tempo de Forma do Caos.

Void Lord ajuda a lançar mais ataques nos primeiros segundos de uma Forma do Caos, mas no geral aumenta menos o seu dano. Pode ser útil em masmorras, principalmente míticas+, onde você vai entrar e sair da Forma do Caos com freqüência, provavelmente sem acumular muitos stacks. Se escolher este talento, é uma boa ideia usar Torrente do Caos logo no começo da Forma do Caos, para tirar proveito.

Void Ray aumenta apenas o dano do seu filler e não é recomendado. Mesmo com as mudanças de 27/09 os outros talentos são mais interessantes.

legion shadow t75

Espíritos Auspiciosos é o padrão, e tende a ficar melhor conforme você acumular mais Acerto Crítico. No começo, enquanto ainda estiver com menos de 20% de Acerto Crítico, use Shadowy Insight. Com 20% ou mais de Acerto Crítico, use sempre Espíritos Auspiciosos.

San’layn pode te ajudar enquanto estiver jogando sozinho, melhorando sua sobrevivência (lembre que Abraço Vampírico não é mais o “poderoso” cooldown que era antes). Atualização: com as mudanças de 27/09, San’layn pode ser viável se você ainda tiver menos de 20% de aceleração e de crítico. Se você está dando azar e seus equipamentos têm muita maestria, experimente este talento.

Só para não dizer que eu não disse: se você conseguir o cinto lendário Loucura de Mangaza, então use Percepção Sombria, sempre.

legion shadow t90

Infusão de Poder serve para lutas que precisem de dano extra em momentos específicos, ajudando a estender a Forma do Caos nesses momentos. Se usar o talento nível 100 Surrender to Madness, Infusão de Poder é obrigatório.

Caso contrário, Dobramentes é o padrão. Tem apenas 1 minuto de recarga e ajuda bastante a gerar insanidade de forma passiva.

Use Shadow Crash em situações onde sempre existam muitos inimigos (tipicamente masmorras com muitos trash packs). Se sua intenção é fazer masmorras míticas+, você pode pegar este talento para ter um pouco mais de dano nos trash packs, mas à custa de menos dano nos chefes de alvo único. Pode ser melhor deixar o AoE para as outras classes e pegar um dos outros dois talentos.

legion shadow t100

Aguilhão Mental é sugerido como padrão para masmorras.

Surrender to Madness é o talento definitivo para dano alto em chefes de raid; mas como ele altera bastante sua rotação, e tem alguns detalhes importantes a serem considerados, ele é discutido com mais detalhes em outro tópico. Mesmo se você não planejar usá-lo em todos os chefes de raid, você pode pegar este talento e simplesmente não usá-lo em todos os chefes; seu DPS não vai sofrer significativamente.

Rotação

O sacerdote sombra possui uma barra de insanidade que é seu “recurso” principal para causar dano. Ao atingir 100 insanidade, você pode ativar a Forma do Caos, que aumenta seu dano, muda sua rotação e aumenta sua aceleração em 1% a cada segundo passado nessa forma. Esse bônus de Aceleração permanece até você entrar na Forma do Caos novamente, ou até 1 minuto. Além disso, durante a Forma do Caos sua insanidade é drenada cada vez mais rápido com o passar do tempo, e você sairá dela ao atingir 0 insanidade.

Portanto, jogar como sacerdote sombra é: gerar insanidade, entrar na Forma do Caos, e tentar se manter nessa Forma o maior tempo possível gerando ainda mais insanidade. Note que quanto mais tempo você ficar nessa forma, devido ao aumento da aceleração, as recargas de seus ataques vão ficando cada vez mais rápidas, portanto com muitos stacks do buff de Forma do Caos a rotação exige muito dos seus reflexos. Esse buff “stacka” até um máximo de 100 vezes, dando 100% de Aceleração a mais, reduzindo seu global cooldown (o tempo mínimo entre usar um ataque e outro) para 0.75 segundos.

Vamos à rotação. Ela muda um pouco conforme os talentos que você escolher, mas basicamente é isto:

Fora da Forma do Caos

Isto é uma lista de prioridades e não uma lista de passos. O item 1 tem mais prioridade que o item 2 e assim por diante.

  1. Ative Void Eruption assim que atingir Insanidade suficiente, passando para a Forma do Caos.
  2. Palavra Sombria: Morte se o alvo está com pouca vida, E você tem o talento Reaper of Souls ou o alvo vai morrer com o dano.
  3. Impacto Mental assim que sair da recarga, sempre.
  4. Dobramentes (se você pegou esse talento)
  5. Palavra Sombria: Morte se o alvo está com pouca vida
  6. Coloque Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico no seu alvo. Quando acabarem, renove.
  7. Use Demônio das Sombras e outros ataques/talentos com tempo de recarga alto, tentando tirar proveito do momento (esperar um proc de um berloque, por exemplo). Incluindo o
  8. No resto do tempo, use Açoite Mental (ou Aguilhão Mental, se pegou este talento). Se houverem mais de 2 alvos, use Calcinação Mental.

Na Forma do Caos

Da mesma forma, isto é uma lista de prioridades e não uma lista de passos. O item 1 tem mais prioridade que o item 2 e assim por diante. Use o item com mais prioridade assim que sair da recarga.

  1. Torrente do Caos
  2. Void Bolt
  3. Palavra Sombria: Morte se o alvo está com pouca vida, E você tem o talento Reaper of Souls ou o alvo vai morrer com o dano.
  4. Impacto Mental
  5. Dobramentes (se você pegou esse talento)
  6. Palavra Sombria: Morte se o alvo está com pouca vida
  7. Coloque Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico no seu alvo. Quando acabarem, renove (embora Void Bolt já deva fazer isso automaticamente)
  8. Use Demônio das Sombras e outros ataques/talentos com tempo de recarga alto, tentando tirar proveito do momento (esperar um proc de um berloque, por exemplo).
  9. No resto do tempo, use Açoite Mental/Aguilhão Mental. Se houverem mais de 2 alvos, use Calcinação Mental.

Fique atento pois você agora precisa gerar Insanidade o mais rápido que puder, para estender o tempo na Forma do Caos. Lembre também que Void Bolt renova a duração dos seus dots, assim pode ser que você consiga pular o passo 7 da rotação apenas usando Void Bolt na recarga. O ideal é que você evite (re)lançar seus dots durante Forma do Caos.

Com altos níveis de stack do buff de Aceleração durante Forma do Caos, vai chegar um momento em que você quase não vai ter mais tempo para usar fillers e vai usar Void Bolt e Impacto Mental repetidamente com um filler de vez em quando. Quando chegar neste ponto provavelmente sua insanidade deverá drenar tão rápido que você não vai conseguir ficar muito mais tempo na Forma do Caos.

Note que Void Bolt tem um “tempo de viagem” até o alvo. Quando você usa, os pontos de insanidade são gerados instantaneamente, mas o efeito de renovar o tempo dos dots (Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico) só acontece quando ele atinge o alvo, o que pode levar de 1 a 2 segundos. Leve isso em consideração e observe seus dots durante Forma do Caos.

Se você pegou o talento Infusão de Poder, e não estiver usando Surrender to Madness, você pode usá-lo logo no começo da Forma do Caos, junto com Torrente do Caos (Infusão de Poder não gasta um GCD (global cooldown) e pode ser usado “ao mesmo tempo” junto com Torrente). A menos, claro, que você esteja esperando por um momento específico da luta onde precise de mais dano.

Resumo da rotação

Basicamente você vai usar Void Bolt, Impacto Mental e Torrente do Caos constantemente, enquanto tenta manter seus dots ativos. Enquanto eles estiverem em recarga ou não for preciso renovar dots, você vai usar seu filler ou as outras magias da rotação. Na prática sua rotação durante a Forma do Caos será mais ou menos isto:

Void Bolt -> Impacto Mental -> filler -> Void Bolt -> filler -> Impacto Mental -> Void Bolt -> filler

Quando digo “filler ou outras magias”, quero dizer o seguinte: no tempo entre Impacto Mental e Void Bolt, quando os dois ainda estão em recarga, você tipicamente vai aproveitar para usar seu filler que é Açoite Mental (ou Aguilhão Mental). Assim que um dos dois saírem da recarga, você vai interromper Açoite Mental para usar um deles. Mas, em algumas situações – por exemplo, durante lutas que exigem movimento – você pode substituir esse filler por outra coisa que precise usar no momento, por exemplo um Palavra de Poder: Escudo para tirar proveito de Corpo e Alma. Também pode ser o momento de você aproveitar para usar Dobramentes ou Demônio das Sombras.

Esse é o resumo do resumo. Claro que para jogar bem é preciso prestar atenção em mais detalhes. Pratique as duas rotações acima (dentro e fora da Forma do Caos) para pegar o jeito.

Atacando vários inimigos

As rotações acima levam em conta um inimigo apenas. Em situações com vários inimigos, há duas coisas a considerar:

  1. Inimigos que vivam tempo suficiente para seus dots darem um bom dano, digamos uns 15s pelo menos.
  2. Um grupo de inimigos que morrem rápido (menos de 15s).

Na primeira situação você deve colocar seus dots nos demais inimigos e ficar observando para renovar os dots neles quando expirarem. Se forem muitos, pode ser que você coloque só Palavra Sombria: Dor (PS:D) em todos (pois é instantâneo) e Toque Vampírico (TV) em até 3, para evitar perder tempo reaplicando muitos dots e assim acabar causando menos dano. Ou seja: escolha 3 alvos, de preferência os que forem viver mais, e ponha os dois dots neles (TV e PS:D) e nos demais apenas PS:D.

Essa prioridade muda se você pegou o talento San’layn, neste caso você vai dar prioridade a Toque Vampírico primeiro, e vai colocar ele em todos os alvos.

Se estiver perto do momento de entrar na Forma do Caos, observe se tem algum inimigo sem nenhum dot e ponha Palavra Sombria: Dor nele, pois assim que você usar Void Eruption quem tiver um dot vai tomar dano adicional. Além disso, a cada vez que for usar Void Bolt, use ele em um inimigo diferente, para renovar o tempo de duração dos dots daquele inimigo. É possível manter os dois dots ativos em até 3 inimigos diferentes, rotacionando Void Bolt entre eles. Também observe quando um deles estiver perto de morrer para poder usar Palavra Sombria: Morte nele, isto é importante para tirar proveito do bônus de dano de Virada do Destino o mais que puder.

Na segunda situação (grupo de inimigos que morrem rápido), não vale a pena manter os dois dots pois eles vão durar pouco tempo em cada inimigo, gerando pouco dano. Além disso o tempo que você vai perder mudando de alvo e aplicando os dots não compensa. Então neste caso apenas espalhe um dos seus dots (Palavra Sombria: Dor, ou se pegou San’layn, Toque Vampírico) e troque seu filler por Calcinação Mental. Note que como o dano de Calcinação Mental é baixo, só compensa usá-lo em grupos grandes (de 4 inimigos para cima). Porém ele é útil para gerar insanidade; com 2 alvos próximos ele já gera mais insanidade que o Açoite (mudança de 27/09).

Usando Calcinação Mental em um grupo de muitos inimigos com pouca vida.
Usando Calcinação Mental em um grupo de muitos inimigos com pouca vida.

Em casos excepcionais de grupos com inimigos que morrem muito rápido, você pode parar sua rotação e usar apenas esse ataque até os inimigos morrerem. Mas não espere um bom dano nesse caso; dano em área rápido (on-demand AoE) para grupos de muitos inimigos que morrem rápido é justamente a fraqueza do sacerdote sombra. Um exemplo desse caso são os grupos de Diabretes Fulgurantes, na masmorra Câmara das Guardiãs, conforme imagem ao lado. Note a lista de inimigos à direita (em um addon). Eles são muitos e morrem rápido, neste caso eu simplesmente lancei Calcinação Mental no próprio tank.

Para facilitar o gerenciamento de dots em vários inimigos, o uso de um addon e de macros pode te ajudar. Leia este artigo com algumas dicas.

Uma última dica: como Palavra Sombria: Morte tem 2 cargas, tente sempre manter uma delas disponível durante a Forma do Caos. Quando você estiver no período final da luta (boss com menos de 20% de vida) e com muitos stacks do buff de aceleração, num momento em que Void Bolt e Impacto Mental estiverem em recarga, ter uma carga de Palavra Sombria: Morte reservada para gerar mais insanidade será muito útil. Mais ainda se você estiver usando o talento Reaper of Souls.

Cooldowns

Os poucos cooldowns que você pode usar são estes:

  • Demônio das Sombras a cada 3 minutos. Use de preferência dentro da Forma do Caos. Você também pode tentar “alinhar” o uso dele com um proc ou uso de “pré-pot”.
  • Ou o Dobramentes, se pegou este talento (é recomendado que sim). Use sempre que sair da recarga, observando a prioridade dos ataques na rotação. Se possível use na Forma do Caos pois ajudará bastante com a geração de insanidade, se necessário atrase seu uso por alguns segundos para aproveitar a Forma do Caos.
  • Infusão de Poder, use junto com Demônio das SombrasTorrente do Caos se possível.
  • Dispersão é um cooldown de defesa, mas se estiver na Forma do Caos durante Dispersão ele “pausa” a perda de insanidade. Você pode tirar proveito disso em momentos onde já esteja na Forma do Caos mas precise se movimentar devido à mecânica da luta que estiver fazendo; se for perder muitos segundos com a movimentação, ative Dispersão, mesmo que não precise da defesa, para evitar perder insanidade enquanto se movimenta. Mantenha uma macro para sair da Dispersão: /cancelaura Dispersão
  • Torrente do Caos também “pausa” a perda de insanidade.

Submissão à Loucura

Este talento, ao ser ativado, triplica sua geração de insanidade (200% a mais) aumenta sua geração de insanidade em +150% por 3 minutos. Da próxima vez que você sair da Forma do Caos, você morre. E pra completar, ao morrer por causa deste talento, você não consegue ser ressuscitado em combate (“brez”) por 3 minutos.

Ou seja, sua única aplicação desse talento será durante o final de uma luta, quando o chefe já estiver com pouca vida, pois se usar antes você vai ficar morto pela maior parte da luta e o ganho de DPS não vai compensar.

O máximo de tempo teórico que você pode ficar dentro da Forma do Caos ao ativar este talento é 3 minutos, pois depois desse tempo a quantidade de insanidade perdida por segundo ultrapassa sua capacidade de gerar mais insanidade, mesmo levando em conta o aumento da aceleração e mesmo que você conseguisse executar uma rotação perfeita. Mas esse é o máximo teórico; na prática, testes feitos no beta em raids do Legion com itens razoáveis indicam um tempo médio entre 1 minuto e meio e 2 minutos. Portanto tente “prever” o período final da luta de um chefe e use Submissão quando você achar que falta cerca de 2 minutos para o chefe morrer.

Nos estágios finais da Forma do Caos, quando você estiver com muitos stacks da forma (tipicamente entre 70 a 80) e muita aceleração, você praticamente não vai ter tempo para lançar outros ataques além de Void Bolt e Impacto Mental (e Palavra Sombria: Morte entre um e outro). Procure praticar o uso deste talento nos bonecos de treinamento para aprender a extrair o máximo dele.

Se você pegou o talento Infusão de Poder, tente guardá-lo para os momentos finais. Alguns sugerem usá-lo quando estiver com 70 a 80 stacks do bônus da Forma do Caos.

Importante

  • O uso otimizado deste talento requer a característica de artefato Histeria Coletiva.
  • Ainda, você precisa usar o talento Reaper of Souls, porque você vai precisar gerar muita insanidade e você sempre vai usar Submissão à Loucura justamente quando o chefe já está com pouca vida. Lembre de não usar as duas cargas de Palavra Sombria: Morte uma depois da outra para não desperdiçar a insanidade gerada.
  • Infusão de Poder é fortemente recomendado junto com este talento.
  • Note também que ter uma conexão de internet com latência alta (server lag) pode atrapalhar e até inviabilizar o uso deste talento.

Uma dica é usar Dispersão logo no começo da Forma do Caos, para estender um pouco mais sua forma enquanto a aceleração ainda está baixa. Você usaria esta seqüência:

Void Eruption -> Void Bolt -> Dispersão -> Torrente do Caos

Se estiver usando Infusão de Poder, use a sequência abaixo (lembrando que Infusão não gasta um GCD (global cooldown), então dá para ativá-la e imediatamente já usar outro ataque):

Void Eruption -> Void Bolt -> Dispersão -> Infusão de Poder + Torrente do Caos

Você pode trocar a ordem de Dispersão e Torrente do Caos conforme a necessidade exigir.

Atributos

Se você estiver usando Surrender to Madness, Aceleração é o atributo mais prioritário, até um certo ponto. Perceba que Intelecto é o último atributo na prioridade.

Aceleração > Acerto Crítico > Maestria > Versatilidade > Intelecto

Após atingir 12000 pontos de Aceleração (com Surrender to Madness), sua prioridade muda para:

Maestria > Acerto Crítico > Versatilidade > Intelecto > Aceleração

Fonte da prioridade de atributos usando SaL.

Se você preferir não usar nunca Surrender to Madness por algum motivo, usando sempre Legado do Caos ou Aguilhão Mental, então você pode priorizar Acerto Crítico, e Intelecto vale um pouco mais. Se for o seu caso, sua prioridade será:

Acerto Crítico > Aceleração > Maestria > Intelecto > Versatilidade

Se você preferir, e tiver paciência para isso, você pode manter dois conjuntos de itens, cada um priorizando diferentes atributos conforme você mudar o talento nível 100. As recomendações de encantamentos, gemas e comida abaixo levam em consideração essas diferenças. Mas, se você jogar alternadamente usando mais de um talento nível 100, ou não quiser ter o trabalho de ter dois conjuntos de itens com encantamentos e gemas diferentes, apenas siga as recomentações para Submissão à Loucura.

Encantamentos/gemas:

Em raids ou masmorras míticas, use sempre:

Xal'atath, a unha cortada de um deus antigo (e o livro de mão secundária). Imagem retirada do Wowhead.
Xal’atath, a unha cortada de um deus antigo (e o livro de mão secundária). Imagem retirada do Wowhead.

Artefato

Siga este guia para escolher talentos do seu artefato.

Dicas finais

  • Se você “aggrar” um inimigo (ele vier te atacar ao invés de ir para o tank), use Desvanecer. Se não for suficiente, corra para perto do tank, para que ele “pegue o aggro” do inimigo.
  • Note que a diferença entre Demônio das Sombras e Dobramentes não é só a recarga: Dobramentes também gera insanidade. Por isso esse talento é recomendado, basicamente serve como um gerador passivo de insanidade para você (contanto que o alvo dele não esteja se movimentando sempre, pois nesse caso o Dobramentes vai precisar correr atrás do alvo, batendo menos nele e gerando menos insanidade).
  • Para facilitar o gerenciamento de dots em vários inimigos, o uso de um addon e de macros pode te ajudar. Leia este artigo com algumas dicas.
  • Lembre de evitar usar Dobramentes logo antes de usar Dispersão ou Torrente do Caos, para não desperdiçar a insanidade gerada.
  • Se você usa o addon WeakAuras 2, este artigo do Howtopriest tem várias auras úteis para sombra. Esta thread no MMO-Champion também tem várias.
  • Este guia foi feito para ser direto ao assunto, um resumo rápido. Se quiser guias mais completos, sugiro estes: Howtopriest, Icy Veins, MMO-Champion, e Wowhead.

Atualizações

  • 14/09: Dicas para multi-dotting, addon Enemy Grid, etc.
  • 16/09: Texto sobre espalhar dots reescrito para ser mais claro, acrescentado um exemplo de uso de Calcinação Mental. Comentário adicional sobre atributos.
  • 20/09: Prioridades de atributos. Encantamentos, gemas, comidas.
  • 22/09: Mais detalhes nas diferentes rotações.
  • 24/09: Dispersão e Torrente do Caos não aumentam mais os stacks de Forma do Caos (nota)
  • 27/09: Mudanças nas mudanças de 27/09, encantamento de colar.
  • 28/09: Sugestões diferentes de talentos para raids e para masmorras, levando em consideração as mudanças de 27/09.
  • 29/09: Corrigindo a rotação.
  • 20/10: Mudanças na prioridade de atributo usando SaL após o “haste breakpoint” (fonte). Ênfase na recomendação de Espíritos Auspiciosos com Acerto Crítico >= 20%.

3 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *