Dicas para healers iniciantes

Quer jogar como healer (“curador”) mas não sabe por onde começar? Qual cura usar? Porque meu mana acaba antes do chefe morrer? Veja aqui algumas dicas para começar sua carreira de healer.

Este artigo não serve apenas para sacerdotes, mas para qualquer um que queira jogar como healer no WoW.

Malabarismo: PP:E em um, uma cura em outro, PP:E em mais um, outra cura...
Malabarismo: PP:E em um, uma cura em outro, PP:E em mais um, outra cura…

1 – Jogue como healer desde o começo

Criar um novo personagem e jogar ele com uma especialização de cura desde o nível 10 é uma forma excelente de aprender. As masmorras iniciais são bem mais simples e sem muito estresse, te dando tempo para aprender a usar suas magias de cura sem pressão.

Além disso, nos primeiros níveis você terá apenas duas ou três curas, e você vai receber mais magias conforme avança de nível, então você irá aprendendo passo a passo como curar usando cada magia. Mais simples do que “upar” até o nível máximo e só então começar a aprender a curar, tendo que aprender, de uma vez só, pra que serve e qual o momento certo de usar cada uma das magias de cura.

Se possível, faça masmorras normais, ou heroicas mais fáceis, com amigos/guilda, para poder praticar a curar com menos pressão. Talvez algum deles também jogue a sua classe e possa te dar algumas dicas.

Dê-lhe curas em área
Dê-lhe curas em área

2 – Não existe rotação

Se você está acostumado a jogar como DPS, provavelmente a primeira coisa que você vai perguntar ao começar a jogar como healer é: qual é a rotação. Embora haja algumas sequências de curas usadas em certas ocasiões, a princípio não existe rotação para se curar. A cura que você vai usar dependerá do momento. Você precisa conhecer todas as “ferramentas” que você tem à sua disposição, o que cada uma faz, e qual o momento ideal para usar cada uma.

Há algumas coisas que são óbvias, como usar curas em área (AoE) caso várias pessoas precisem de cura, ou curas que atinjam só uma pessoa caso só um precise de cura. Também há alguns limites, por exemplo algumas curas em área têm um limite de quantas pessoas serão curadas. Mas fora isso, não existe rotação pré-definida. Você terá que se adaptar ao que estiver acontecendo.

Outra coisa que você vai aprender na prática é a gerenciar seu mana e usar a cura “certa” no momento certo. Por exemplo, para sacerdotes sagrados, Cura Célere é rápida de lançar e pode salvar um tank que está quase morrendo, mas ela custa muito mais mana do que Cura. Portanto, não use Cura Célere o tempo todo. Aprenda quais são suas curas mais “caras” (em termos de mana) e quais não são, e procure economizar seu mana conforme for possível. Deixe as curas “caras” para momentos de emergência.

a489a-healing

3 – Não se preocupe em estar no topo dos medidores

Principalmente se você já jogou muito como DPS, pode haver momentos em que você terá a tentação de prestar mais atenção nos medidores (recount, skada), tentando curar mais que os outros healers, do que prestar atenção de verdade na luta e nos jogadores precisando de cura. Porém, a tentação de ter o maior HPS (Healing Per Second) pode te impedir de se tornar um bom healer.

HPS não é, necessariamente, a medida de um bom healer. Existe uma coisa chamada “overhealing”, que significa toda a cura desperdiçada porque o alvo não precisava. Exemplo: digamos que um jogador esteja com 50k de vida faltando. O healer então usa uma cura de 100k, que enche o hp do alvo (ou “topa” o alvo, como é comum dizerem). O alvo foi curado, mas 50k foi cura desperdiçada, e portanto foi também mana desperdiçada. Curando desse jeito o tempo todo é uma boa forma de aumentar o HPS, e também uma boa forma de torrar sua mana. Seria mais interessante, nesse exemplo, usar curas menores, ainda que o alvo não ficasse com 100% exatos de hp, a fim de economizar mana. Todo healer precisa aprender a ser eficiente com seu mana.

Vários medidores (recount, skada) possuem um modo de mostrar o overhealing, essa é uma forma de mostrar se o seu “fantástico” HPS na verdade está sendo desperdiçado.

Se a vida de todo mundo cair ao mesmo tempo aqui, já era.
Se a vida de todo mundo cair ao mesmo tempo aqui, já era.

4 – Preste atenção no que acontece ao seu redor

Não dá pra curar ninguém se eles estão longe demais para receber as magias de cura. Esse conselho serve também para os tanks: antes de dar um pull, veja se seu healer está por perto, ou se ele sentou para beber e restaurar o mana.

Se você é o healer e vai precisar parar para restaurar seu mana, avise. Se seu tank está “puxando” muitos mobs ao mesmo tempo e dificultando seu trabalho, avise. Se você precisou gastar seus cooldowns mais fortes para manter um tank vivo, e ele não estava nem tankando um boss, apenas um monte de mobs, esse é um belo sinal de que o tank precisa ir mais devagar.

Outra coisa que você precisa estar atento como healer é aos inimigos que estão ao seu redor. Ao começar a jogar de healer, é comum cair na “síndrome das barras de hp”, aonde você ignora tudo o que está acontecendo na tela para ficar olhando só para as barras de saúde dos outros jogadores, vendo quem precisa de cura. Aí você fica tão concentrado nas barras que vem um mob do seu lado e te mata em 2 hits. Ou então algum mob te atordoa (stun), ou algum outro te prende no chão, bem na hora em que o grupo corre pra longe de você e você não consegue curar quem precisa. Como healer, aprenda a prestar atenção não só nas barras de hp, mas também ao que acontece ao seu redor!

5 – Lembre-se das suas magias úteis

Por falar em cooldowns, não se esqueça das suas magias que são pouco usadas, principalmente as com tempo alto de recarga. Se você está curando em PvP, não esqueça também das magias de “utilidade”, que não curam nem dão dano mas ajudam em alguma coisa (cc, dispel, interrupts, stuns, slows, etc.)

Mesmo em PvE (JxA), algumas magias de utilidade podem servir às vezes. Principalmente os dispels (Purificar, por ex.), que servem para eliminar efeitos ruins (debuffs) nos outros jogadores. Como healer, espera-se que você cumpre o papel de “dispelar”, além de apenas curar.

Toda classe também tem algumas magias com tempo de recarga alto, que no caso do healer podem servir para aumentar a cura temporariamente, ou evitar que alguém morra, e assim vai. Exemplos: Palavra de Poder: Barreira e Hino Divino. Mantenha esses “cooldowns” a postos para quando for necessário. Geralmente você não vai usar essas magias o tempo todo, mas também não é bom tomar um wipe porque você quis “guardar” eles para o “momento certo”. Se estiver apertado, use seus cooldowns! É melhor gastá-los do que tomar um wipe.

6 – Pense em usar addons de healing

Addons para “healar” não são obrigatórios, mas podem facilitar muito seu trabalho. Quando eu comecei a jogar de healer, o Healbot facilitou muito a minha vida. Hoje em dia eu curo apenas com macros mouseover, mais um addon estilo Grid. Teste alguns addons e veja se eles servem para você, ou mesmo tente “healar” sem addons, ou apenas com macros. Pergunte aos outros healers da sua guilda o que eles usam e o que eles recomendam.

7 – Gerencie sua mana

Como healer, sua maior restrição é a quantidade de mana que você tem. Além de todo o resto, você também precisa ficar atento à barra de mana.

Uma dica simples: se quando o chefe da raid estiver na metade da vida você já tiver menos da metade do seu mana, isso significa que você está gastando mana demais. Ajuste sua forma de jogar conforme necessário.

Claro que essa dica é uma orientação geral; na prática você vai ter que alternar entre períodos onde você gasta mais mana com períodos onde você tenta conservar mais mana. Além disso, faz diferença se você estiver curando em raids ou em masmorras. Os chefes de masmorra costumam durar menos tempo, portanto você pode ser mais liberal no seu gasto de mana – e no final da luta beber um pouco de água para repor. Já os chefes de raid costumam durar mais tempo (geralmente de 5 a 10 minutos, dependendo da luta e da progressão do seu grupo), então nesses casos você precisa prestar mais atenção ao gasto de mana.

Por fim, algumas classes possuem habilidades e/ou talentos para repor mana ou diminuir o gasto por um tempo. Geralmente isso é combinado antes da luta contra o chefe de raid.

Dicas finais

Para terminar, algumas dicas finais que lembrei agora e que podem te ajudar:

  • Se pegar aggro, não corra em círculos, corra para o tank.
  • Uma vez vi em algum lugar uma frase assim: “ser healer é fazer várias coisas ao mesmo tempo: manter buffs em várias pessoas, gerenciar sua mana, gerenciar o tempo dos seus cooldowns”. Essa é uma boa definição. E em cima de tudo isso, você também tem que prestar atenção na luta, desviar dos ataques do chefe, do fogo no chão, etc.
  • Se na primeira tentativa você achar que é um péssimo healer, não desista. Pratique, insista, peça para jogar algumas masmorras com seus amigos para praticar.
  • Mas no final, o mais importante é se divertir enquanto você joga. Se mesmo depois de insistir, praticar e aprender você acabar percebendo que realmente não gosta de jogar como healer, paciência. Foque seu esforço no que você gosta de fazer e você vai fazer bem feito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *