Legion: Prévia das mudanças de Sacerdote

Saiu hoje no site da Blizzard uma prévia das mudanças de Sacerdote. Já tinha publicado dois posts antes sobre mudanças, incluindo sobre os artefatos, mas eles tinham menos detalhes sobre a classe em si. Clique no primeiro link para ver a lista de mudanças diretamente no site da Blizzard. Aqui eu estou copiando o texto completo, e incluindo comentários meus.

Atualizado 10/11: No momento o plano da Blizzard é remover spell weakened soulAlma Enfraquecida. (Twitter); e estão considerando talentos que “tragam de volta” spell circle of healingCírculo de Cura ou algo similar (Twitter)

O sacerdote tem uma identidade forte espiritual que usa o poder divino para inspirar e proteger seus aliados, curar os feridos e os desvalidos. Embora seja o caso do Sacerdote Sagrado, tais características não são tão fundamentais para o Disciplinado e, inclusive, são antagônicas ao Sombrio.

Apesar das diferenças, todos os sacerdotes possuem algo em comum: uma fé inabalável, de onde extraem grandes poderes. O que delimita as especializações é a fonte desse poder. Na expansão Legion, vamos tornar essa dicotomia mais clara na jogabilidade de cada especialização.

Sagrado

“Os sacerdotes mais habilidosos abandonam as casas de adoração para levar seus princípios dogmáticos ao campo de batalha, a serviço do povo

holy priest healing

Após passar grande parte da vida em templos, estudando a antiga doutrina e jurando devoção total aos poderes divinos em que acreditam, os sacerdotes mais dotados abandonam as casas de adoração para levar seus princípios dogmáticos ao campo de batalha, a serviço do povo, como os pastores servem aos cordeiros. Eles usam o poder sagrado para abençoar seus aliados e curar suas feridas. E embora costumem permanecer na retaguarda, auxiliando os companheiros que lutam, os sacerdotes sagrados também são capazes de esmagar seus oponentes em atos de justiça sagrada. No entanto, não resta dúvida de que se opõem moralmente à manipulação da magia das sombras e do caos. Sacerdotes sagrados são um exemplo do incrível poder e graça da Luz, e nem mesmo a morte é capaz de refrear seus poderes de cura.

Jogabilidade

Dada a pureza inata à especialização, buscamos garantir que o Sacerdote Sagrado domine um repertório instigante de feitiços de cura. O sistema de Chacra era desajeitado, exigia um aparato complicado para otimizar a conjuração dos feitiços e restringia a alternância fluida entre um método de cura e outro. Nós o removemos, visando uma jogabilidade mais dinâmica, focada em Palavras Sagradas. As novas Palavras Sagradas surtem efeitos milagrosos, equilibrados por recargas demoradas. Serendipidade possui um efeito passivo novo que reduz essas recargas, possibilitando um uso mais frequente dos feitiços. Por fim, mantendo suas firmes crenças, o Sacerdote Sagrado continua não conjurando feitiços sombrios. spell smitePunição, spell holy fireFogo Sagrado e spell holy word chastisePalavra Sagrada: Castigar são os instrumentos da Luz usados pelo Sacerdote Sagrado para causar dano aos seus inimigos.

Nota: ou seja, estão substituindo o sistema de chacras por um sistema onde você pode focar em diminuir as recargas das magias de cura direta (alvo único) ou de cura em área, conforme quais curas você estiver usando para ativar o novo Serendipidade. Achei essa mudança positiva. Além disso, como eles já tinham comentado antes, Sagrado focará mais em curas em área do que Disciplina, o que também ajuda a reforçar a identidade da spec.

Algumas habilidades de Sagrado

  • spell healCura
    • 2% de Mana, 40 m de alcance, 2,5 s de lançamento
    • Feitiço lento, porém eficiente, que realiza cura moderada em um alvo aliado.
  • spell flash healCura Célere
    • 3,5% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
    • Feitiço rápido, porém dispendioso, que realiza cura moderada em um alvo aliado.

Nota: Cura e Cura Célere continuam preenchendo o “nicho” de antes.

  • spell holy word serenityPalavra Sagrada: Serenidade
    • 4% de Mana, 40 m de alcance, instantânea, 1 min de recarga
    • Realiza um milagre, curando em muito um aliado.

Nota: foi transformado em uma cura instantânea extremamente poderosa, à custa de uma recarga mais alta. Comentários anteriores (botei nos outros posts) dizem que esse novo Serenidade curaria cerca de metade da barra de vida de um aliado; e uma cura crítica curaria a barra completa. Isso, junto com o novo Serendipidade, me faz pensar que a jogabilidade de Sagrado vai revolver ao redor de usar essa cura nos momentos mais críticos, e no resto do tempo procurar diminuir a recarga dela ao máximo, para usá-la o mais possível.

  • spell prayer of healingPrece de Cura
    • 8% de Mana, 40 m de alcance, 2,5 s de lançamento
    • Uma prece poderosa que realiza cura expressiva em até 5 aliados feridos em um raio de 15 m do alvo.

Nota: lembre que agora só Sagrado terá Prece de Cura, Disciplina não terá mais. Note também que agora o PdC não está mais limitado a curar as 5 pessoas de um mesmo grupo, FINALMENTE!

  • spell prayer of mendingPrece da Recomposição
    • 2% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento, 10 s de recarga
    • Lança um feitiço que realiza cura moderada em um membro do grupo ou raide da próxima vez que ele receber dano. Quando ocorre a cura, a Prece da Recomposição se propaga para outro integrante do grupo ou raide em um raio de 20 m. Ela se propaga até 5 vezes e dura 30 s após cada transferência.

Nota: basicamente permanece o mesmo.

  • Palavra Sagrada: Santificar
    • 5% de Mana, 40 m de alcance, instantânea, 1 min de recarga
    • Projeta uma luz milagrosa no local alvejado, realizando cura expressiva em até 6 aliados em um raio de 10 m.

Nota: parece uma versão nova e melhorada do atual Santuário, sendo que é baseada em um alvo e não em um local no chão. Como também tem a recarga mais alta, deve passar pela mesma estratégia de Serenidade: curar de forma a reduzir a recarga e usar mais.

  • spell renewRenovar
    • 2,5% de Mana, 40 m de alcance, instantânea
    • Inspira o alvo a ter fé na Luz, realizando cura leve imediatamente e cura adicional pesada ao longo de 15 s.

Nota: basicamente permanece o mesmo.

  • spell serendipitySerendipidade
    • Passiva
    • Ao lançar Cura Célere ou Cura, a recarga de Palavra Sagrada: Serenidade é reduzida em 6 s.
    • Ao lançar Prece de Cura ou Prece da Recomposição, a recarga de Palavra Sagrada: Santificar é reduzida em 6 s.
    • Ao lançar Punição ou Fogo Sagrado, a recarga de Palavra Sagrada: Castigar é reduzida em 6 s.

Nota: é essa nova Serendipidade que, pelo que entendo, será a mecânica básica da spec agora. Ao invés de mudar de Chacra para focar em curas diretas ou em área, você vai usar suas curas diretas ou em área normalmente, tendo em vista a diminuição da recarga da cura direta grande (Serenidade) ou da cura em área grande (Santificar). Se funcionar do jeito que estou imaginando, deverá ser muito divertido.

  • Maestria: Eco de Luz
    • Aumenta em 25% a cura dos seus feitiços diretos (além da Maestria dos equipamentos) por 6 s.

Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização Sagrada:

  • Apoteose
    • Instantâneo, 3 min de recarga
    • Assume uma forma Sagrada e pura por 30 s, aumentando em 200% o efeito de Serendipidade.

Nota: durante anos vi pessoas pedindo uma “forma sagrada” que fosse o “oposto” da forma de sombra da spec Sombra, pelo visto vocês foram atendidos. 😉

Sombra

“O sacerdote sombrio se fortalece, abraçando a insanidade e alimentando-se da mente dos seus adversários para superar novos e terríveis limites

shadow priest insanity tentacles void chaos caos

A Luz na qual a maioria dos sacerdotes sagrados se banha é radiante e efervescente. Ela lhe dá grandes poderes divinos. Mas a mais brilhante das luzes lança a mais escura das sombras sobre tudo que é vivo e, sob as trevas, reside um poder rival. Os sacerdotes sombrios se entregam por completo ao polo oposto. Sua fé é tão firme quanto a dos iluminados, porém devotada à magia das sombras e à manipulação mental. Como todo sacerdote, ele dedica grande parte da vida ao culto, mas extrai seus poderes do Caos, aproximando-se perigosamente do domínio dos Deuses Antigos. A compreensão plena dessa influência antiga e corrupta leva à loucura. É assim que o sacerdote sombrio se fortalece, abraçando a insânia e alimentando-se da mente dos seus adversários para superar novos e  terríveis limites.

Jogabilidade

Há muito sugerimos a influência dos Deuses Antigos nos feitiços e habilidades do Sacerdote Sombrio, e resolvemos deixar isso mais claro na nova expansão. Criamos um recurso que se adequa melhor ao sombrio, a Insanidade, cujo funcionamento enfatiza o poder imenso porém fugaz que o Caos oferece. spell mind blastImpacto Mental, spell shadow word painPalavra Sombria: Dor e spell vampiric touchToque Vampírico gerarão Insanidade. Ao alcançar o máximo de Insanidade, a spell shadowformForma de Sombra se transformará em Forma do Caos, que dará acesso a magias caóticas mais poderosas, porém é instável demais para ser mantida indefinidamente. A ideia é que os Sombrios estejam sempre à caça de mentes para consumir e assim manter o nível de Insanidade alto o máximo de tempo possível, tornando a jogabilidade mais interessante. Quando não estiver sob efeito da Insanidade, ele continuará apostando em habilidades que causam dano ao longo do tempo. Por fim, ao renegar a Luz, o sombrio abriu mão de feitiços como spell healCura, spell flash healCura Célere e spell prayer of mendingPrece da Recomposição. Power Word: ShieldPalavra de Poder: Escudo e Recomposição Sombria são seus principais métodos de cura.

Algumas habilidades de Sombra

  • Forma do Caos
    • Passiva
    • Ao acumular 100 de Insanidade, você assume a Forma do Caos, transformando os feitiços psíquicos em caóticos e aumentando em 30% o dano de Sombra.
    • Quando na Forma do Caos, você ganha 2% de Aceleração por segundo. A Aceleração perdura por 20 segundos após o fim da Forma do Caos.
    • Forma do Caos drena Insanidade constantemente, cada vez mais rápido, até se esgotar e a Forma do Caos se desfazer.

Nota: para mim isso soa MUITO mais divertido do que a atual mecânica de acumular e gastar orbes sombrios.

  • spell mind flayAçoite Mental
    • 40 m de alcance, canalizada
    • Ataca a mente do alvo com energia sombria, causando dano de Sombra leve ao longo de 3 s e reduzindo em 50% a velocidade de movimento do alvo.
    • Quando na Forma do Caos, transforma-se em Açoite Caótico, o que também se estende para Palavra Sombria: Dor por 3 s.

Nota: o básico continua o mesmo, mas agora com o efeito de aumentar o tempo de Palavra Sombria: Dor durante a Forma do Caos.

  • spell mind blastImpacto Mental
    • 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento, 9 s de recarga
    • Atinge a mente do alvo, causando dano de Sombra pesado.
    • Gera 15 de Insanidade.
    • Quando na Forma do Caos, transforma-se em Impacto do Caos, cuja recarga é de 4,5 s, e também se estende ao Toque Vampírico por 3 s.

Nota: o básico também continua o mesmo, mas com o efeito de aumentar o tempo de Toque Vampírico enquanto em Forma do Caos. Eu gostei dessa temática de dois ataques durante a Forma do Caos ajudarem a manter a duração dos dots.

  • spell vampiric touchToque Vampírico
    • 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
    • Um toque de escuridão que causa dano de Sombra pesado ao longo de 24 s e converte o dano causado em pontos de vida para o Sacerdote.
    • Se o Toque Vampírico for dissipado, o dissipador fugirá de medo por 3 s.
    • Sempre que Toque Vampírico causa dano, geram-se 3 pontos de Insanidade.

Nota: finalmente Toque Vampírico volta a fazer jus ao nome, por ser “vampírico” tinha que sugar alguma coisa do alvo. E se agora ele retorna cura para o sacerdote, imagino que Peste Devoradora será cortado.

  • spell shadow word painPalavra Sombria: Dor
    • 40 m de alcance, instantânea
    • Uma palavra das trevas que causa dano de Sombra leve instantaneamente e dano adicional pesado ao longo de 18 s.
    • Sempre que Palavra Sombria: Dor causa dano, geram-se 3 pontos de Insanidade e existe uma chance de 10% da recarga de Impacto Mental ser concluída.

Nota: continua mais ou menos o mesmo, com o efeito adicional de ajudar a diminuir a recarga de Impacto. Isso significa que espalhar PS:D em muitos alvos continuará a ser importante.

  • Maestria: Loucura
    • Aumenta o dano e a geração de Insanidade de Impacto Mental, Palavra Sombria: Dor, Toque Vampírico e Palavra Sombria: Morte em 20% (mais a Maestria dos equipamentos).

Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização Sombria:

  • Oblívio
    • Instantâneo, 2 min de recarga
    • Faz com o que poder do caos flua no seu corpo, gerando 100 de Insanidade instantaneamente.

Disciplina

A verdadeira disciplina reside na capacidade de balancear o uso desses poderes antagônicos por uma causa maior.

discipline priest against undead

Alguns sacerdotes optam pelo pragmatismo. Eles acreditam que a Luz lança uma sombra, que a escuridão é definida pela luz, e que a verdadeira disciplina reside na capacidade de balancear o uso desses poderes antagônicos por uma causa maior. Ao mesmo tempo que possuem muitas virtudes sagradas para auxiliar seus aliados, também exercem a magia negra para debilitar seus inimigos, conquanto que cautelosos para não caírem na loucura. Muitos diriam que para eles os fins justificam os meios. As escrituras virtuosas e vis devem ser ambas estudadas e compreendidas para proteger a congregação.

Jogabilidade

O impacto das mecânicas de absorção criou entraves na jogabilidade dos curadores, e queremos resolver isso em Legion. O Sacerdote de Disciplina se mostrou tão eficiente no papel de prevenção de dano que quase não deixa oportunidade aos outros curadores de salvar a pátria. Para aliviar o problema, vamos acentuar a ênfase da especialização nas barreiras, em vez de reimaginar a mecânica da Reconciliação.

Nota: ou seja, finalmente vão tratar do “problema” de Disciplina ser forte demais em curas de absorção. Focando em absorções, esta spec sempre ou era forte demais ou fraca demais. Espero sinceramente que este novo design funcione e que ela fique mais “equilibrada” com os outros healers.

O Sacerdote de Disciplina está mais claramente definido por usar tanto magia Sagrada quanto de Sombra, e isso se estende ao seu funcionamento em combate. Sacrificando uma porção de habilidades de cura e feitiços de absorção, ele ganha muito em capacidade ofensiva. No conteúdo de grupo, segue preenchendo o papel de curador, alternando-se entre curar aliados e atacar inimigos num estilo único de jogabilidade. O disciplinado possui recargas expressivas, como spell power word barrierPalavra de Poder: Barreira e spell pain suppressionSupressão de Dor, além de Enlevo, uma habilidade nova que remove temporariamente a recarga de Power Word: ShieldPalavra de Poder: Escudo.

Algumas das habilidades de Disciplina

  • spell atonementExpiação
    • Passiva
    • Súplica, Palavra de Poder: Escudo e Recomposição Sombria também aplicam Reconciliação ao alvo por 15 s.
    • Ao causar dano mágico, você cura todos os alvos afetados por Reconciliação em 50% do dano causado instantaneamente.
    • Comentário do desenvolvedor:
      • A cura não é dividida entre Reconciliações. Quanto mais aliados estiverem sob efeito dessa habilidade, maior a cura realizada pelo feitiço ofensivo.

Nota: ou seja, parece que a jogabilidade básica será aplicar o efeito de Reconciliação nos aliados em quem você quer focar cura, e depois continuar atacando para gerar cura nessas pessoas marcadas. A jogabilidade parece divertida.

  • Maestria: Absolvição
    • Aumenta a cura transferida via Reconciliação em 28% (além da Maestria dos equipamentos).
  • Defesa
    • Súplica
      • 1,2% de Mana, 40 m de alcance, instantânea
      • Uma súplica rápida, porém eficiente, que realiza cura leve em um aliado.

Nota: pelo menos ganhou uma cura instantânea e eficiente. Note que, pelas notas abaixo (se eu não estiver entendendo errado), Penitência não vai mais curar diretamente, apenas causar dano (curando indiretamente).

  •  Recomposição Sombria
    • 3% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
    • Envolve um aliado em sombras que o curam em muito, mas que cobram seu preço.
    • O aliado recebe dano leve por segundo até receber metade da quantidade total de dano vindo de todas as fontes ou sair do combate.

Nota: a mesma cura que Sombra também ganhou. De uma certa forma, é como se fosse uma cura direta misturada com um “escudo”, sendo que o escudo se desfaz com o tempo. Vou tentar explicar melhor: imagine que você usa Recomposição Sombria em um aliado e ela “cura” ele em 20k. Metade disso, 10k, é uma cura instantânea. Os outros 10k também entram como uma cura instantânea, mas nos próximos segundos o aliado perde vida – como se essa metade da cura se “perdesse” com o tempo. MAS, se durante esse tempo o aliado receber dano, esse dano será descontado primeiro dessa segunda metade; e daí ela não vai se “desfazer”. É um conceito novo para uma cura, e interessante.

  • Power Word: ShieldPalavra de Poder: Escudo
    • 3,5% de Mana, 40 m de alcance, instantânea, 6 s de recarga
      • Escuda um aliado, absorvendo grande quantidade de dano. Dura 15 s.
      • Enquanto o escudo aguentar, o lançamento de feitiços não sofrerá retardo por dano.

Nota: basicamente a mesma coisa, exceto o tempo de recarga. Note que não menciona o efeito de spell weakened soulAlma Enfraquecida.

  • Palavra de Poder: Resplendor
    • 7% de Mana, 40 m de alcance, 2,5 s de lançamento
    • Clarão que realiza cura moderada no alvo e nos 5 aliados mais próximos, e também aplica Reconciliação com 50% do tempo de duração.

Nota: esta deve ser a “alternativa” de Prece de Cura para Disciplina. Assim esta spec também terá uma opção de curar em área. Observe porém que o efeito de Reconciliação nessa cura em área dura menos tempo.

  • Ataque
  • spell smitePunição
    • 0,75% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
    • Pune um inimigo, causando dano Sagrado moderado.
  • spell mind blastImpacto Mental
    • 3% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
    • Atinge a mente do alvo, causando dano de Sombra pesado.
  • spell penancePenitência
    • 2,5% de Mana, 40 m de alcance, canalizada, 9 s de recarga
    • Lança uma saraivada de luz sagrada no alvo, causando dano Sagrado pesado a um inimigo ao longo de 2 s.
    • Canalizável em movimento.

Nota: perceba que não é mencionado que Penitência pode também ser usado para uma cura direta, como acontece hoje. Deve servir apenas para causar dano (e curar indiretamente).
Note também que Fogo Sagrado não foi mencionado nessa lista, e era o único ataque instantâneo que gerava Reconciliação. Não me importo tanto que tenha sido removido, principalmente porque agora Penitência pode ser usado em movimento por padrão, sem precisar mais do glifo.

  • Revelação
    • Passiva
    • Punição e Impacto Mental têm 30% de chance de completar a recarga de Penitência.

Nota: me lembra a antiga passiva Train of Thought. Uma forma de reduzir a recarga de Penitência.

  • spell shadow word painPalavra Sombria: Dor
    • 2,0% de Mana, 40 m de alcance, instantânea
    • Uma palavra das trevas que causa dano de Sombra leve instantaneamente e dano de Sombra adicional pesado ao longo de 18 s.

Nota: essa deve ser a alternativa à perda de Fogo Sagrado; pois é instantânea e também gera cura com Reconciliação.

Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização de Disciplina:

  • Graça
    • Passivo
    • Aumenta suas absorções e curas não relacionadas à Reconciliação em 30% nos alvos sob efeito de Reconciliação.

Conclusão

Todas as três especializações de sacerdote serão muito, MUITO alteradas. Sei que tem muitos jogadores que se apegam à forma que uma determinada spec funciona e não gostam de mudanças assim tão grandes, mas eu pessoalmente gosto: isso me dá um novo desafio, reaprender a jogar uma spec pode ser divertido. As mudanças acima me deixaram MUITO animado.

Se as mudanças de Disciplina funcionarem, isso pode resolver finalmente o problema dela “atrapalhar” os outros healers e ser considerada “obrigatória”, se você for o único sacerdote healer na raid. E o novo estilo de jogo parece interessante e divertido.

Sagrado ficará focado em curas fortes e em diminuir a recarga dessas curas com as outras; me pareceu um estilo mais interessante que o sistema de chacras. E além disso, será mais focado em curas em área do que Disciplina, deixando as duas specs com nichos bem distintos. Então espero que as mudanças acabem mesmo com a “rivalidade” entre as duas specs.

E Sombra também muda completamente, o sistema de orbes sombrios foi inteiramente descartado, a spec não usa mais mana, e só Insanidade como recurso. Um novo estilo de jogo mas valorizando os ataques já existentes (os dois dots de sempre, PS:D e TV).

No geral estou muito empolgado com as mudanças propostas e me parece que o resultado será muito bom. Pena que teremos que esperar ainda muitos meses para finalmente jogar essas novas specs. Mas aguardemos mais informações futuras sobre os “talentos” dos artefatos, que também devem ter um peso grande na jogabilidade.

Discussões no site howtopriest.com sobre as mudanças:

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *