Diário de um noob: auto-avaliação de healer

Estava eu fazendo Sanguinávido heroico (wipando algumas vezes) quando notei que meu mana estava escoando feito água pelo ralo; cheguei a usar poções de mana e em uma das tries usei até a poção de mana canalizado. Mas um dia antes não tinha problemas com mana. O que tinha acontecido?

Note que minha progressão em raid é muito lenta; jogo poucas horas por semana, e acontece de algumas semanas nem jogar (fora a “noobice”). Então estou ainda 7/13 H, mas já tinha matado o Sanguinávido antes.

Quando BiS atrapalha

Até um dia antes eu estava usando dois berloques como Disciplina: o Filactério Demoníaco (normal) e a Vil Fagulha Tremeluzente (normal). De acordo com esta lista de BiS pra disciplina e sagrado, obtida no Howtopriest, os berloques BiS (Best in Slot – o melhor item de um tipo para a sua spec) são, justamente, o Filactério (que eu já tinha) e mais a Insígnia da Lua Negra Profanada, que eu ainda não tinha.

Acontece que no dia anterior, fazendo o Conselho heroico, a Insígnia (heroica) “dropou” pra mim. Eu fiquei então com os dois berloques considerados BiS, sendo um normal e o outro já heroico. Receita de sucesso, certo?

Errado. O novo berloque aumentou a potência dos meus escudos e da cura em geral, mas a mana acabava mais rápido; o berloque anterior (Vil Fagulha) me dava 217 pontos de Espírito, que perdi ao trocar o berloque. E isso fez uma diferença significativa; eu passei a ficar sem mana perto do fim da luta, como já comentei. E houveram momentos em que não bastou usar a poção de mana, foi preciso usar a poção de mana canalizado, o que me fazia perder tempo e quase deixar gente morrer na raid.

Aí você pensa: “fácil, cara, põe de novo o berloque antigo e deixa pra usar o novo só quando conseguir mais espírito”. É, né? Só que o noob aqui desencantou o berloque antigo. Assim que eu vi que tava com os dois berloques BiS, pensei “não vou mais usar esse berloque antigo mesmo”, e desencantei ele. E me dei mal no dia seguinte, quando fomos pro Sanguinávido e meu mana não dava conta. E agora?

Avaliando suas opções

Se você passar algum dia pela situação que eu passei, mantenha o item antigo na sua sacola, pelo menos por mais uns dias. Não vá desencantando ou jogando fora como eu fiz. Lição número um.

Mas nessa situação apertada, dá para aprender outra lição: como healer, você é responsável por gerenciar seu mana, e avaliar suas opções de como ganhar mais mana (ou poupar a que você tem). Lição número dois.

Em termos de poupar, eu já estava fazendo o possível; já estava evitando gastar muita mana, evitando colocar escudos (PP:E) sem necessidade, e assim por diante (e olhe que o outro berloque já me dava uma redução de gasto de mana). Mesmo assim, não era o suficiente. Eu precisava arranjar mais espírito ou não daria conta.

Felizmente, eu tinha outros itens velhos ainda guardados na sacola. É, geralmente eu não saio desencantando todo item substituídos, eu guardo eles por mais uns dias – só nesse berloque que eu dei essa mancada. Olhando meus itens, achei um que me serviria: o Medalhão da Reconstituição Profana (normal). Observe que esse colar não é muito bom para Disciplina; ele dá Golpes Múltiplos, sendo que como Disciplina eu dou prioridade a Maestria e depois Crítico. Eu não lembro agora qual o colar que estava usando, mas era um que tinha Maestria e não tinha espírito; então equipando esse colar eu ganharia 172 de espírito, o que era quase o suficiente para suprir o que eu tinha perdido na troca do berloque. Eu fiquei com um atributo não muito bom pra minha spec, mas o que eu precisava mesmo na hora era espírito, então troquei. (esse colar tinha sobrado pois de vez em quando jogava de Sagrado)

E foi o suficiente, meu mana foi suficiente para durar a luta inteira sem precisar apelar para poção, me permitindo usar a “poção de pré-pot” no fim da luta. E conseguimos derrubar o boss.

raid hellfire citadel players

Lições aprendidas

A primeira eu já disse mas repito de novo: não jogue um item velho fora assim que substituí-lo, pode ser que você ainda precise dele 😉 aliás, pode até ser interessante trocar de berloques de uma luta para outra, dependendo das diferenças entre os bosses. Isso eu deixo como exercício para você, leitor, testar.

A segunda lição é que, como healer, eu tenho que ser capaz de me auto-avaliar e me ajustar. Isso não apenas para trocar itens, mas também em termos de trocar talentos, glifos, etc. Se você notar que a forma como você está curando em uma luta não está sendo o suficiente, tente pensar se você pode mudar alguma coisa para melhorar. No meu caso, a solução foi equipar um item com um atributo secundário “ruim” pra minha spec, mas que me dava mais espírito, que naquela hora eu precisava muito mais do que atributos “corretos” – ou de itens BiS.

Pode ser que você precise trocar de talento ou glifos. Pode ser que você sempre tenha usado o mesmo talento/glifos naquele boss, mas naquela raid em particular não esteja dando certo; então experimente trocar.

Pode ser também que você precise dar mais prioridade a certas curas que você usa pouco, ou focar mais sua atenção em um certo grupo que toma mais dano, ou outra coisa qualquer. Pode ser que baste conversar um pouco com os outros healers para chegar a uma solução 🙂

E a terceira lição: não confie cegamente numa lista de BiS. A lista assume que você está usando todos os itens da lista, e você não vai conseguir os itens todos de uma vez só. Você vai ter que conviver um tempo com itens BiS misturados com outros que não são, então use seu bom senso na hora de escolher seus itens!

E eu ainda acrescentaria um último comentário, a lição número quatro: não é preciso ter todos os itens BiS para vencer uma raid. Com certeza eles ajudam bastante, mas não fique tão obcecado com eles: se um item BiS que você quer muito nunca “dropar”, mesmo depois de tentar dezenas de vezes, vá em frente. Pode ser que você até acabe o modo mítico da raid mesmo sem estar “full BiS”. Mantenha o bom senso e sempre auto-avalie seu desempenho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *