Sacerdote Sagrado: usando o potencial ao máximo

Se você joga com a spec Sagrado, possivelmente você já foi rejeitado em favor de um Disciplina, ou ao ser chamado para uma raid, te perguntaram se você tinha uma offspec de disc. Nesta expansão (e aliás na passada também) Sagrado tem ficado atrás de Disciplina (em termos de números) e considerada por muitos a “lanterna” das specs de heal.

Mas isso não significa que Sagrado seja inviável! Mesmo que você nunca chegue no topo dos medidores, é possível jogar como Sagrado num nível competitivo, tentando extrair o potencial desta spec ao máximo.

Este artigo foi baseado neste post do howtopriest.com.

Mudança de paradigma

O “estilo” de cura Sagrado em raids, nesta expansão, tem sido resumido em dois passos:

Claro que estou generalizando e supersimplificando; você usa bem mais do que apenas essas duas magias. Mas elas são as mais usadas de forma geral, o que identifica esse “estilo” de curar (ou então chamemos de “paradigma”). A proposta então é mudar esse estilo para “abusar” de curas diretas.

A esta altura da expansão (raidando Cidadela Fogo do Inferno) você provavelmente já tem bastante espírito nos seus itens, e berloques com espírito ou com efeitos de regeneração de mana (os “top” berloques para você seriam Filactério Demoníaco e Emulsão Instável de Sombravil). Para esta mudança de paradigma de como curar, é importante que você tenha uma alta regeneração de mana, suficiente para “sobreviver” à luta sem usar o talent mindbenderDobramentes.

A primeira mudança é que Renovar deixa de ser sua cura “principal” para ser seu filler. Ou seja, você usaria Renovar em momentos de pouca cura necessária, em momentos aonde não tem nenhuma magia mais prioritária para você lançar. Suas curas mais usadas seriam spell binding healCura Vinculada (com glifo), spell flash healCura Célere, e spell prayer of healingPrece de Cura para usar o efeito de spell serendipitySerendipidade. Em alguns casos (tank precisando de cura pesada), usar spell healCura com Serendipidade no lugar de spell prayer of healingPdC.

Torrando mana

Outra mudança importante seria passar a usar o talento talent surge of lightTorrente de Luz (por isso comentei antes em não precisar usar o talent mindbenderDobramentes). E usar todos os “procs” desse talento sabiamente, o que vai ajudar a acumular ainda mais stacks de Serendipidade.

Para tirar ainda mais proveito desse talento, você usaria o talento nível 90 talent divine starEstrela Divina. Use a Estrela em cima de um grupo de jogadores: se você estiver “stackado” com os rangeds use neles mesmo, se não use em cima dos melees perto do boss. E ao usar, já deixe o mouse em cima da pessoa que for usar o “proc” de Cura Célere, pois pode ser que durante a “ida e volta” da Estrela você consiga uns três “procs” de Cura Célere, então se prepare para gastá-los rapidamente.

Chacras

Em raids tipicamente o sacerdote sagrado fica no spell chakra sanctuaryChacra: Santuário a maior parte do tempo, mudando apenas em momentos em que, por exemplo, um tank esteja recebendo dano pesado e constante, para mantê-lo vivo. A principal vantagem do Chacra: Santuário é poder usar spell circle of healingCírculo de Cura mais frequentemente (tem também a cura spell holy word sanctuaryPalavra Sagrada: Santuário, mas ela costuma curar muito pouco então vamos ignorá-la por enquanto para fins de argumentação).

Porém, com essa mudança de paradigma, você pode começar a perceber que o total de cura gerado pelo seu Círculo de Cura passe a ser bem menos do que antes, diminuindo sua importância. E nesse caso pode ser mais interessante passar a ficar mais tempo no spell chakra serenityChacra: Serenidade. Afinal com este chacra você tem uma cura direta instantânea e muito boa (spell holy word serenityPalavra Sagrada: Serenidade).

Isso não significa que você não vai mais usar Círculo de Cura, claro que não. Você vai continuar usando ele sempre que sair da recarga. E quanto ao Santuário, há alguns momentos em que ele pode ser útil, mesmo curando pouco: procure escolher momentos em que um grupo de jogadores fique “stackado” em um lugar por um longo tempo para usar essa cura. Se forem poucos jogadores ou eles ficarem pouco tempo “stackados” não vale a pena perder tempo usando essa cura.

Otimizando o Hino Divino

Toda spec de healer tem seu “cooldown”, uma habilidade que causa uma grande quantidade de cura e tem um tempo de recarga mais alto (tipicamente 3 minutos). No caso de sacerdotes sagrados o cooldown é spell divine hymnHino Divino. Esta magia tem um diferencial em relação aos das outras specs que pode ser melhor explorado: além da cura gerada durante os 8 segundos, ela também aumenta em 10% toda cura realizada. Isso significa que qualquer cura, incluindo as dos outros healers, será aumentada em 10% enquanto você estiver canalizando o Hino Divino.

Tipicamente você irá usar o Hino em momentos de grande dano de raid, e nesse momento os outros healers provavelmente já estarão “spammando” suas maiores curas, então a sinergia já ocorrerá normalmente. Mas para tentar melhorar o desempenho ainda mais, tente fazer o seguinte antes de usar o Hino:

Claro que dependendo do momento nem sempre será possível seguir esses passos assim facilmente, mas procure manter isso em mente e usar conforme der.

Resumo

Colocando em prática todo o disposto neste artigo, suas prioridades serão as seguintes:

Pouco dano de raid

  • Círculo de Cura na recarga
  • Prece de Recomposição na recarga
  • Não desperdice os “procs” de Torrente de Luz
  • Talento nível 90 na recarga
  • Renovar como filler (quando não tiver mais o que usar, ou entre um e outro)

Dano de raid moderado

  • Círculo de Cura na recarga
  • Prece de Recomposição na recarga
  • Não desperdice os “procs” de Torrente de Luz
  • Talento nível 90 na recarga
  • Prece de Cura com 2 stacks de Serendipidade – se pelo menos 3 ou 4 jogadores no mesmo grupo estiverem tomando dano e estiverem próximos uns dos outros
  • Cura Vinculada (com glifo) para gerar Serendipidade
  • Cura Célere se alguém estiver com muito pouca vida, correndo risco de morrer
  • Cura com 2 stacks de Serendipidade – em um alvo prioritário (com debuff tirando muita vida, etc) ou se estiver correndo risco de morrer

Dano de raid alto

  • Círculo de Cura na recarga
  • Prece de Recomposição na recarga
  • Não desperdice os “procs” de Torrente de Luz
  • Talento nível 90 na recarga
  • Prece de Cura com 2 stacks de Serendipidade
  • Cura Vinculada (com glifo)
  • Hino Divino (ordem de uso dos cooldowns combinada previamente com os outros healers)

Talentos e glifos

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *