Prece de Cura: otimizando seu uso

spell prayer of healingPrece de Cura é uma magia de cura em área (AoE heal) disponível para sacerdotes Sagrados e Disciplina. Porém ela possui um detalhe que a torna única dentre todas as curas em área de todos os healers do jogo: ela afeta apenas as pessoas de um mesmo grupo. Se você estiver iniciando a jogar de sacerdote como healer, é importante ficar atento a esta limitação.

Grupo (ou party) é um conjunto de 5 jogadores. Se você estiver fazendo uma masmorra, você está em um grupo. Se estiver numa raid ou campo de batalha, a coisa é um pouco diferente. Uma raid não é a mesma coisa de um grupo, apenas com mais jogadores: na verdade uma raid é um conjunto de grupos.

Se você estiver dentro de uma raid, aperte O e vá na aba raid. Você vai ver uma tela como a abaixo (a tela será diferente se você estiver usando addons que mudem a aparência da sua interface):

raid window groups
Tela padrão de raid

Nesta tela você pode ver que a raid está dividida em grupos. Suponha que você lance spell prayer of healingPrece de Cura no primeiro paladino do grupo 2; a cura irá afetar todas as pessoas no grupo 2 (os 3 paladinos, o ladino e o druida).

Note que o Prece de Cura (PdC) tem um limite de distância (40 metros). Se algum dos membros do grupo estiver mais longe do que isso da pessoa em quem você lançou esta cura, ela não vai receber cura. No mesmo exemplo anterior: se a PdC foi lançada no primeiro paladino do grupo 2, mas o druida deste grupo estava longe demais, ele não vai receber a cura.

Este detalhe do grupo é importante pois você precisa configurar seus raid frames de acordo. Abaixo vou mostrar como fazer isso com a interface padrão do WoW. Se você usa addons com outros raid frames (ex: ElvUI, Vuhdo, etc) você vai precisar conferir se na configuração deles eles mostram os grupos juntos ou separados por algum outro critério.

A tela abaixo mostra os raid frames padrão do WoW. Note que ele separa os tanks, colocando eles à esquerda, e “mistura” os demais jogadores no resto dos frames, atrapalhando sua visão dos grupos.

 

Raid frames padrão com separação dos tanks
Raid frames padrão com separação dos tanks

Esse padrão acima serviria muito bem para qualquer outro healer, menos para um sacerdote. Por exemplo, se você lançar spell prayer of healingPrece de Cura (PdC) no segundo tank (o cavaleiro da morte, em vermelho) quem mais iria receber a cura? Não dá pra saber.

Esta é a configuração que deixa os raid frames desse jeito:

Raid frames configurados para não manter os grupos juntos, e ordenar por papel (role)
Raid frames configurados para não manter os grupos juntos, e ordenar por papel (role)

Os grupos não aparecem juntos, ao invés disso sendo ordenados (sort by) seus papéis (role). Mude essa configuração, deixando como abaixo:

raid groups together cfg

Assim, você poderá ver a divisão de grupos nos raid frames, e usar PdC de forma apropriada. Note na imagem abaixo os grupos claramente definidos; os tanks aparecem duplicados, para facilitar a cura direta deles, se necessário.

raid groups together

Preparação antes da raid

Antes da raid começar, peça para seu líder de raid arrumar os grupos conforme for mais conveniente para a sua cura. Ou peça para ele lhe “dar assist” e você mesmo arruma os grupos. Eu costumo colocar os dois tanks no mesmo grupo, e mais 3 melees no mesmo grupo; e nos demais tento colocar apenas melees no mesmo grupo, e rangeds em outro. Isso serve para a maioria das situações.

Em situações onde a raid pode se dividir (ex: Thogar, o boss dos trens de Fundição Rocha Negra) há um momento onde os trens dividem a raid, indo cada metade para uma área livre. É uma boa ideia colocar num mesmo grupo o tank e os demais jogadores que irão para a mesma área, neste caso os tanks ficariam em grupos separados.

 

4 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *