Guia Sacerdote Sombra 6.2

Guia sobre como jogar de sombra (DPS) em PvE no Warlords of Draenor. O objetivo deste guia é orientar jogadores que já têm alguma experiência no jogo, indo direto ao assunto. Baseado nos fóruns do site howtopriest.com.

Se você está começando a jogar de sacerdote agora, recomendo primeiro este guia para iniciante em sombra.

Atualizado 20/06: bônus do set de tier 18
Atualizado 24/06: dicas para escolha de talentos
Atualizado 10/08: uso de Clareza do Poder sem dotweaving (fonte)
Atualizado 25/08: análise do blog Theory of Shadow sobre o uso do berloque do Arquimonde

Talentos

Talento nível 15: Recomendo spell desperate prayerPrece Desesperada ou spell angelic bulwarkBaluarte Angelical. Ambos são bons para aumentar suas chances de sobrevivência, mas a Prece você precisa ativar depois de receber dano, enquanto que o Baluarte é automático; a a Prece cura mais mas tem um tempo de recarga maior. A escolha depende da sua preferência.

talent spectral guiseMáscara Espectral também é interessante para escapar de certas mecânicas PvE. Situacional.

Talento nível 30: Recomendo spell angelic featherPena Angelical ou spell hymn of hopeCorpo e Alma. A Pena dá mais velocidade por mais tempo, e você pode usar uma pena após a outra, fazendo você correr rápido por muito mais tempo. Porém, você perde um instante clicando no chão à sua frente pra colocar a pena. Já Corpo e Alma te dá velocidade por menos tempo mas você ganha o efeito ao usar Palavra de Poder: EscudoPalavra de Poder: Escudo em você mesmo, o que ainda te protege de dano por um tempo (e ainda pode combinar com Glifo de Escudo Refletor).

A escolha entre a Pena ou o Corpo e Alma vai depender de sua preferência ou da luta.

talent phantasmFantasma é mais interessante para PvP, mas pode ser útil numa luta de boss onde você receba efeitos de slow com frequência.

Talento nível 45: talent insanityInsanidade aumenta o dano de spell mind flayAçoite Mental toda vez que você gasta orbes. Também aumenta o dano de spell mind searCalcinação Mental. Boa opção para lutas com alvo único (1 boss), ou com adds que precisam morrer rápido. Mas você precisa ficar parado para poder usar Açoite ou Calcinação.

talent surge of darknessTorrente de Escuridão e spell mindbenderDobramentes são alternativas para quando você não conseguir ficar parado tempo suficiente. Com Dobramentes você só precisa lembrar de usar a cada 1 min. Com Torrente, basta aproveitar os procs e ir mandando spell mind spikeAguilhões Mentais à medida em que eles forem surgindo. Boa opção para lutas com alvos múltiplos. Mas como os procs podem vir em grande quantidade, isso pode atrapalhar sua rotação.

O talento nível 45 que você vai escolher depende muito das características da luta e do talento nível 100 que você escolher também. Mais detalhes sobre as sinergias entre esses talentos mais adiante.

Talento nível 60: Pra PvE geralmente se usa spell void tendrilsTentáculos do Caos. Aliás, qualquer um desses três talentos vai ser pouco usado em PvE, exceto algumas situações onde pode ser preciso dar CC em trash packs.

Talento nível 75: Se a luta tiver muitos inimigos, use talent twisted faithVirada do Destino. Cada vez que você causar dano em um inimigo com menos de 35% de vida vai ganhar um aumento de dano, e com muitos inimigos você vai conseguir ganhar esse aumento constantemente.

Caso contrário, use spell power infusionInfusão de Poder e não se esqueça de ativá-la a cada dois minutos. Pode ser interessante esperar alguns segundos, quando sair da recarga, pra ver se consegue usar ela junto com um proc de berloque (ou não), por exemplo.

talent shadowy insightPercepção Sombria é melhor em lutas com mais de um alvo que não morram muito rápido; por exemplo lutas com 2 ou mais bosses ao mesmo tempo.

Talento nível 90: spell cascadeCascata pode ser usado se tiver pelo menos mais de um alvo, já que agora ele pode quicar mais de uma vez no mesmo inimigo. A menos que a luta tenha apenas um boss o tempo todo, este é seu talento preferencial.

spell haloHalo dá um bom dano em situações de alvo único, mas você precisa usar ele de forma otimizada, na distância certa. Não use se o boss estiver perto demais. Tem addons que podem ajudar a indicar a melhor distância, como por exemplo o HaloPro. Ah, e cuidado pra seu halo não “aggrar” mobs espalhados.

talent divine starEstrela Divina pode ser usado em situações em que você precise ficar “stackado” no boss por muito tempo, ou muito perto dele.

Talento nível 100: Cada um desses talentos altera significativamente a rotação do sacerdote sombra, de forma que aqui só comento o básico de cada talento. Na parte sobre rotações, mais abaixo, entro em detalhes.

talent clarity of powerClareza do Poder é um ótimo talento para lutas com alvo único ou com poucos alvos. Ele transforma seu Impacto Mental em instantâneo e com recarga menor, e aumenta o de Aguilhão Mental e de em 40% se seu alvo não tiver

talent auspicious spiritsEspíritos Auspiciosos é uma boa opção para lutas com muitos inimigos.

talent void entropyEntropia do Caos não é uma boa opção. Embora o talento pareça interessante, ele não dá tanto DPS quanto os outros talentos, se usados direito.

Essa é a recomendação geral desses talentos, para quem está começando com nível de item baixo. Depois ambos os talentos CdP e EA ficam igualmente viáveis; por exemplo, com bastante crítico EA pode ter um dano de alvo único bem competitivo.

Note que sua escolha de talentos depende muito do talento nível 100 que você escolher.

Glifos

    • Recomendado: Glifo de Escudo Refletor é um glifo bom para lutas onde você vá receber dano de vez em quando (quase toda luta tem um momento de dano em área). Ele vai te acrescentar um pouco de DPS, contanto que você se lembre de usar Palavra de Poder: EscudoPalavra de Poder: Escudo em você antes do dano. Se escolher este glifo, você também pode querer usar junto o talento nível 30 spell hymn of hopeCorpo e Alma. Daí em momentos onde você precisar correr e não tem nenhum ataque instantâneo pra usar, pode usar PP:E como filler.
    • Glifo de Colheita Mental pode te ajudar enquanto você estiver “upando” em missões, para ganhar orbes mais rapidamente no começo da luta, mas não use para raids.
    • Glifo de Açoite Mental depende da situação. Se você usar spell mind flayAçoite Mental ou talent insanityInsanidade com frequência na sua rotação, quase sempre você terá o buff desse glifo e quando precisar correr (sair do fogo, fugir de um ataque de boss, etc.) ele vai ajudar.
    • Glifo de Ação Desimpedida é outro glifo bom para situações de fuga.

Sua escolha de glifos dependerá da situação e de sua preferência pessoal, mas minha sugestão é: Glifo de Desvanecer, Glifo de Escudo Refletor, Glifo de Açoite Mental. Mas se um dos healers da sua raid for um sacerdote disciplina, que usa muito PP:E, e você estiver recebendo pouco heal e morrendo (já que o disciplina não vai conseguir colocar o escudo dele “por cima” do seu, devido ao debuff Alma Enfraquecida) então troque este glifo por um outro.

Rotações

A sua rotação muda dependendo muito do talento nível 100 que você escolheu. Seguem as rotações por talento:

talent clarity of powerRotação usando Clareza do Poder

Há uma rotação usando esse talento que ficou conhecida como CoP dotweaving, usando o talento talent insanityInsanidade, e quando o boss cair pra menos de 20% de vida, uma outra rotação usando CoP normal. Se quiser mais detalhes sobre essas diferentes rotações leia neste post, mas para ser bem direto e resumido, é isto aqui:

CoP dotweaving: Boss com mais de 20% de vida

  1. spell mind blast  spell mind spikex2 (ou x3) – repete até juntar 4 orbes
  2. Com 4 orbes, dê mais um spell mind spike, use spell shadow word pain spell vampiric touch e mais um spell mind blast (ficou com 5 orbes)
  3. Agora, com 5 orbes, lance spell devouring plague, depois talent insanityx2 e spell mind blast assim que sair da recarga. Com esse último Impacto Mental você juntou 3 orbes novamente, então dê outro spell devouring plague, repete talent insanityx2.
  4. Ficou com 0 orbes e volta pro passo 1.

Essa rotação geral pode se alterar um pouco dependendo de quanta Aceleração você já acumulou. Por exemplo, a quantidade de spell mind spikeAguilhões Mentais que você consegue lançar entre um spell mind blastImpacto Mental e outro vai mudar com a quantidade de Aceleração nos seus itens.

O passo 2 da rotação acima pode ser otimizado mais um pouco. Ao invés de usar spell shadow word painPalavra Sombria: Dor e spell vampiric touchToque Vampírico em sequência, use o spell mind blastImpacto Mental entre um e outro. Por que isso? Porque spell shadow word painPS:D dura 3s a mais que spell vampiric touchTV, e fazendo isso eles acabam juntos quase ao mesmo tempo, e a tempo de reiniciar a rotação com spell mind spikeAguilhão, que iria “limpar” esses dots mesmo (mas aí o Aguilhão não pega os dots e ganha o bônus de dano do CoP).

CoP dotweaving: Boss com menos de 20% de vida

Basicamente a mesma coisa, mas deixando os dois dots spell shadow word pain spell vampiric touch de lado (ou seja, sem dotweaving) e acrescentando spell shadow word deathPalavra Sombria: Morte à rotação. Isso deixa menos tempo para usar Aguilhão Mental.

  1. spell shadow word deathx2 sempre que sair da recarga, prioridade máxima
  2. spell mind blast assim que sair da recarga
  3. spell devouring plague assim que juntar 3 orbes, então talent insanity até a PD acabar, só parando para os dois feitiços acima.
  4. Se em um dado momento tudo estiver em recarga e não tiver spell devouring plague ativo, aí sim use spell mind spike

Note que para máximo proveito dessa rotação é necessário ficar parado nos momentos em que se usa Insanidade. Se no momento em que você for usar Insanidade x2 for justamente um momento em que você não pode ficar parado – por exemplo, o boss usou algum ataque do qual você precisa correr, ou você está em cima do fogo e precisa sair – você não vai conseguir usar Insanidade direito e vai perder DPS. Então tente “alinhar” o momento de usar Insanidade com um momento em que você possa ficar parado, talvez espere alguns segundos antes de jogar Peste Devoradora. Se já jogou os outros dots no alvo você não vai poder “encher” esse momento com Aguilhão, pois ele vai “limpar” os dots. E tente aproveitar esses momentos em que você precisa correr e não pode seguir a rotação para usar alguma outra magia, tipo spell shadowfiendDemônio das Sombras, spell haloHalo, ou usar Palavra de Poder: EscudoPP:E.

Para atacar vários inimigos, o conselho geral é: coloque spell shadow word painPalavra Sombria: Dor em todos, e spell vampiric touchToque Vampírico em alguns, se tiver tempo; deixe um inimigo sem esses dots (de preferência o próprio boss, ou um inimigo com mais vida), e nesse que sobrar faça a rotação indicada acima. E renove os spell shadow word painPS:D e spell vampiric touchTV. Quando estiver renovando os dots nos outros inimigos, para não atrapalhar muito sua rotação principal, use spell shadow word painPS:D e spell vampiric touchTV nos momentos em que iria usar spell mind spikeAguilhão Mental no alvo principal. Se forem muitos inimigos nem perca tempo usando spell vampiric touchTV, use apenas spell shadow word painPS:D.

Outra coisa, se houverem muitos inimigos juntos, vale mais a pena passar a usar spell mind searCalcinação Mental ao invés de spell mind spikeAguilhão Mental. Como o dano de Calcinação não é muito alto, isso só compensa acima de uma certa quantidade de inimigos. Como regra básica, use Calcinação no lugar de Aguilhão se tiver 4 ou mais inimigos juntos. Se estiver com o talento talent insanityInsanidade, pode passar a usar Calcinação com apenas 2 inimigos. Nota: a quantidade correta de alvos a partir do qual vale a pena usar um feitiço no lugar do outro depende de diversos fatores; se quiser ver a matemática pesada por trás desses cálculos, indico este blog.

Outro detalhe sobre espalhar dots em vários inimigos: quando você usa spell devouring plaguePeste Devoradora, pode passar a usar Insanidade, mas não precisa usar Insanidade no mesmo inimigo onde você jogou Peste Devoradora. Por exemplo, você pode lançar PD no boss, que ainda vai ficar vivo por um tempo, para deixar o PD durar o tempo inteiro e maximizar o DPS, e usar Insanidade em algum outro add que você precisa matar com urgência.

Essa rotação vai mudar à medida em que você conseguir itens melhores e aumentar seus atributos. Por exemplo, com aumento de Aceleração, pode chegar um momento em que você não vai ter tempo de usar spell mind spikeAguilhão entre os spell mind blastImpactos Mentais. Na dúvida do que fazer quando não conseguir seguir essa rotação “ao pé da letra”, lembre sempre que spell shadow word deathPalavra Sombria: Morte tem a prioridade máxima de ser usado, spell mind blastImpacto Mental vem logo depois, e se juntar 5 orbes gaste eles logo antes que venha outro.

talent clarity of powertalent mindbenderClareza de Poder usando Dobramentes

A rotação CoP dotweaving foi a melhor opção de DPS para sacerdotes sombra no tier 17 (Malho Imponente e Fundição Rocha Negra), mas já não é a melhor por definição. Além do talento Espíritos Auspiciosos (explicado mais abaixo), mesmo usando Clareza de Poder, há uma rotação alternativa que pode render bons resultados. Essa rotação é explicada de forma detalhadíssima nesta thread do howtopriest.com: Kilee’s “Old Man” Guide to CoP Shadowpriest. Como neste guia eu tento deixar a coisa bem resumida, não vou entrar no mesmo nível de detalhes, explicando apenas o conceito geral.

Esta rotação com Dobramentes é uma boa pedida inclusive para quem tem menos experiência com Sacerdote Sombra, ou para quem gosta do talento Clareza de Poder mas está de saco cheio de dotweaving. A ideia aqui é que, durante o efeito de spell devouring plaguePeste Devoradora, você não vai usar nem os dots (spell shadow word painPS:D e spell vampiric touchTV) e nem spell mind flayAçoite Mental. Você também não vai poder usar spell mind spikeAguilhão Mental, senão ele vai “limpar” o dot do spell devouring plaguePD. Então o que fazer durante este tempo? Continuar usando spell mind blastImpacto Mental na recarga e “aproveitar” para usar outras magias.

A rotação em si é bem parecida com a do CoP dotweaving:

  • spell mind blast  spell mind spikex2 (ou x3) – repete até juntar 3 orbes

E com 3 orbes use outro spell mind spike e o spell devouring plaguePD. Preencha o tempo entre o spell devouring plaguePD acabar com o seguinte:

Em alguns momentos você pode esperar antes de gastar os orbes, juntando até 4 ou 5, para “alinhar” o uso de spell devouring plaguePD com o efeito de um berloque ou um cooldown, por exemplo.

Este estilo é bem mais tranquilo que o dotweaving, pois se a rotação dotweaving não for seguida com perfeição pode resultar em uma queda de DPS. Esta alternativa é mais “relax” e pode render bons resultados. Leiam a thread original linkada acima para mais detalhes.

talent auspicious spiritsRotação usando Espíritos Auspiciosos

Este talento valoriza lutas com muitos alvos, pois quanto mais inimigos tiverem spell shadow word painPalavra Sombria: Dor ativo, maior a chance de ganhar orbes sombrios e portanto se usa spell devouring plaguePeste Devoradora com mais frequência. Resumidamente a rotação é esta:

  1. spell mind blast sempre que sair da recarga, enquanto não sair use spell shadow word pain spell vampiric touch em um alvo que ainda não tenha esses dots.
  2. Assim que juntar 3 orbes, use spell devouring plague em um alvo. Volta pro passo 1.
  3. Se não tiver mais nada pra lançar, use o talento 90, ou spell shadowfiend, ou spell mind flay por último.
  4. Quando o inimigo estiver com menos de 20% de vida, spell shadow word death (morte) passa a ter prioridade antes do Impacto Mental.

Só para resumir, os ataques com mais prioridade são: 1. gastar orbes com spell devouring plague, 2. spell shadow word death (se < 20%), 3. spell mind blast.

Note que não se usa spell mind spikeAguilhão Mental nesta rotação. O filler é spell mind flayAçoite Mental.

Essa rotação vai mudar à medida em que você conseguir itens melhores e aumentar seus atributos. Por exemplo, com aumento de Aceleração, pode chegar um momento em que você não vai ter tempo de usar spell mind flayAçoite entre os spell mind blastImpactos Mentais ou entre gastar os orbes. Por esse mesmo motivo, talentos que te dão mais procs tipo o talent surge of darknessTorrente de Escuridão NÃO são uma boa opção, porque você já fica quase sem tempo de usar suas magias da sua rotação “normal”, e com os procs acontecendo sem você ter tempo de usar na verdade vai te atrapalhar e diminuir seu DPS.

No passo 1 eu citei os dois dots básicos (spell shadow word painPS:D e spell vampiric touchTV), mas na prática você vai colocar os dois juntos só no seu alvo principal, nos outros inimigos apenas use spell shadow word painPS:D, já que spell vampiric touchTV não é instantâneo.

Tem ainda este alerta para uso com o addon WeakAuras para te avisar quando você for ganhar mais orbes com esse talento:

Escolhendo talentos e glifos

As escolhas geralmente variam dependendo do boss de raid (veja a página de raids para mais dicas), mas de forma resumida e para uso geral, você tem 2 conjuntos de talentos a escolher, dependendo do talento nível 100:

Clareza de Poder (dotweaving)

Talentos para uso geral: spell desperate prayerPrece Desesperada, spell hymn of hopeCorpo e Alma, talent insanityInsanidade, spell void tendrilsTentáculos do Caos, talent twisted faithVirada do Destino, spell cascadeCascata, talent clarity of powerClareza do Poder

Glifos para uso geral: Glifo de Desvanecer, Glifo de Escudo Refletor, Glifo de Açoite Mental.

Clareza de Poder (Dobramentes)

Talentos para uso geral: spell desperate prayerPrece Desesperada, spell hymn of hopeCorpo e Alma, spell mindbenderDobramentes, spell void tendrilsTentáculos do Caos, talent twisted faithVirada do Destino, spell cascadeCascata, talent clarity of powerClareza do Poder

Glifos para uso geral: Glifo de Desvanecer, Glifo de Escudo Refletor, Glifo de Ação Desimpedida.

Espíritos Auspiciosos

Talentos para uso geral: spell desperate prayerPrece Desesperada, spell hymn of hopeCorpo e Alma, spell mindbenderDobramentes, spell void tendrilsTentáculos do Caos, talent twisted faithVirada do Destino, spell cascadeCascata, talent auspicious spiritsEspíritos Auspiciosos. O motivo do Dobramentes aqui é que usando EA, principalmente com muitos alvos, normalmente você já vai ficar com o tempo apertado até para gastar seus orbes normalmente, então é bom evitar talentos que te façam gastar mais tempo. Com Dobramentes você apenas precisa apertar esse botão uma vez por minuto e pronto.

Glifos para uso geral: Glifo de Desvanecer, Glifo de Escudo Refletor, Glifo de Açoite Mental.

Regras gerais para escolha de talentos

Você também pode usar as regras abaixo para selecionar seus talentos de acordo com o tipo de luta:

Fonte dessas sugestões.

Outras habilidades

Tente usar spell shadowfiendDemônio das Sombras e seu talento nível 90 preferido sempre na recarga. Se estiver usando spell haloHalo, cuidado para não “aggrar” mobs espalhados. Um bom momento para usar um destes dois é enquanto você está fazendo sua rotação normal mas precisa se movimentar, então você usa um deles dois no lugar do feitiço que iria usar (por exemplo, no lugar de spell mind spikeAguilhão Mental numa rotação CoP dotweaving, ou de ). Mas tente usá-las próximo da recarga, não deixe passar muito tempo sem usar. Outro motivo para esperar um pouco para usar esses ataques é aguardar alguns segundos para ver se sai algum proc de berloque.

Se pegou o talento spell power infusionInfusão de Poder, evite usá-lo durante BL (bloodlust). Use ele num momento em que puder usar também o talento 90, o spell shadowfiendDemônio das Sombras (ou talent mindbenderDobramentes), e se possível ainda aproveitar o efeito de um berloque.

Seu principal cooldown de defesa é spell dispersionDispersão, não esqueça que ele existe, pode salvar a sua vida. spell fadeDesvanecer também pode te salvar, se aggrou um inimigo, use. Ou se está com o Glifo de Desvanecer, use em um momento em que estiver tomando dano.

E também não esqueça de spell vampiric embraceAbraço Vampírico, é um cooldown maravilhoso que pode ajudar muito sua raid. Tente usá-lo no momento em que a raid mais precisar de cura, para ajudar um pouco seus healers. Ou então use junto com BL, ou com spell power infusionInfusão de Poder, e logo antes de usar spell devouring plaguePeste Devoradora, para máximo proveito.

Prioridade de atributos (no nível 100)

Depende do talento nível 100 escolhido. Lembre que itens de nível maior e com mais Intelecto e Poder Mágico têm um peso maior; Intelecto > Poder Mágico sempre terão mais prioridade. Nos demais atributos, segue as prioridades:

  • Clareza do Poder (CdP dotweaving)*: Intelecto > Poder Mágico > Aceleração > Golpes Múltiplos > Crítico > Versatilidade > Maestria
  • Clareza do Poder (sem dotweaving): Intelecto > Poder Mágico > Aceleração > Maestria > Golpes Múltiplos > Crítico > Versatilidade
  • Espíritos Auspiciosos (EA): Crítico > Intelecto > Poder Mágico > Aceleração > Golpes Múltiplos > Versatilidade > Maestria

* Na verdade, se você usar Clareza do Poder com um alvo único e numa situação onde você consiga ficar parado a maior parte do tempo, Maestria é seu melhor atributo. Mas isso é raro (a luta perfeita para isso seria o Carniceiro de Malho Imponente, por exemplo). A prioridade de atributos mais otimizada para CdP acaba dependendo de vários fatores: o tipo de luta, quantidade de adds, movimentação, etc. Essa prioridade acima é baseada em 2 alvos e deve servir para a maioria das situações (fonte).

Note que neste estilo, suas prioridades de atributos serão diferentes das indicadas mais adiante: prefira Aceleração > Maestria > Golpes Múltiplos > Crítico > Versatilidade. Pegue todos os encantamentos de Aceleração, menos o da arma, para a arma pegue o encantamento que dá Maestria.

Já para Espíritos Auspiciosos, como foi dito, o mais importante é Crítico e Aceleração. Para EA, quanto mais crítico, melhor (chega a ser mais importante que Intelecto e Poder Mágico).

Encantamento para a arma: Marca do Senhor do Trovão (principalmente para EA). Coloque gemas e encantamentos conforme seu atributo mais preferencial. Se estiver usando CdP sem dotweaving, prefira a Marca do Olho Sangrento.

TL;DR – se estiver jogando com os dois talentos, Clareza de Poder e Espíritos Auspiciosos, e não quiser montar dois conjuntos de itens, siga esta prioridade: Intelecto > Crítico > Poder Mágico > Aceleração > Golpes Múltiplos > Versatilidade > Maestria

Bônus dos itens de set tier 18

Não tem muito o que comentar sobre esses bônus, achei pouca criatividade mas qualquer coisa é um aumento de DPS. O bônus de 2 peças vai te “forçar” a prestar mais atenção na recarga do spell shadowfiendDemônio das Sombras ou talent mindbenderDobramentes.(com o Dobramentes o pet praticamente ficará ativo metade do tempo da luta)

Quanto ao bônus de 4 peças, você pode tentar alinhar o “final” do pet com o uso de um berloque para mais ganho de DPS.

Além dos costumeiros bônus de conjunto de itens do tier de raid, Cidadela Fogo do Inferno também terá berloques específicos de classe, com bônus diferente para cada spec. O berloque para sacerdotes é este (modo normal). O bônus que ele dá é este:

Mental Fatigue: spell mind flayAçoite Mental aplica Fadiga Mental no alvo, aumentando o dano causado por feitiços “mentais” em 3.29% por 10s, “stackando” até 10 vezes.

Isso significa que cada vez que você usar Açoite você ganhará um aumento de dano em spell mind blastImpacto Mental, spell mind spikeAguilhão Mental, e spell mind flayAçoite Mental/talent insanityInsanidade. Para isto funcionar a contento, você vai precisar usar spell mind flayAçoite Mental/talent insanityInsanidade com frequência na sua rotação. Se conseguir “stackar” até 10 vezes, o buff chega a um aumento de 32.9% (esses números são do berloque de modo normal, os dos outros modos são maiores).

Vale a pena? Bom, você vai ter que mudar significativamente sua rotação para manter esse bônus ativo. Além disso, note que esse berloque não te dá atributo algum, apenas esse efeito. Ou seja, você vai ter que abrir mão de um berloque que te dá atributos (e outros tipos de efeito) para ter isso.

Atualização 25/08: o blog Theory of Shadow publicou dois posts sobre esse berloque para sombra (tá, estou atrasado um mês, mas antes tarde do que nunca), demonstrando que esse berloque pode ser útil para sombra nas seguintes condições:

  • Talentos talent clarity of powerClareza do Poder e talent insanityInsanidade;
  • Luta de alvo único. Pelas contas, quanto mais alvos, menos efetivo será o uso desse berloque;
  • Rotação CoP dotweaving.

Ele chega a comentar que pode ser interessante não usar spell vampiric touchToque Vampírico durante o dotweaving, deixando mais tempo para usar spell mind spikeAguilhão Mental (mesmo isso significando remover os últimos segundos do spell shadow word painPalavra Sombria: Dor), já que o efeito do berloque é justamente aumentar o dano dos feitiços “mentais”.

Dicas finais

Só para lembrar: se você pegou o Glifo de Escudo Refletor, lembre de usar Palavra de Poder: EscudoPP:E de vez em quando no meio da sua rotação, antes de receber algum dano. Mas, se um dos healers do seu grupo for um Sacerdote Disciplina, evite fazer isso. Disciplina usa esse feitiço o tempo todo (e o PP:E dele vai absorver muito mais dano que o seu).

Se você pegou o Glifo de Palavra Sombria: Morte, você vai precisar “encaixar” spell shadow word deathPS:M na sua rotação, de vez em quando (um bom momento para usá-lo é quando estiver em movimento, sem poder lançar Açoite/Insanidade). E se não pegou esse glifo, use spell shadow word deathPS:M normalmente: depois que o boss cair pra menos de 20% de vida, use ele sempre que sair da recarga (prioridade máxima). (novamente: com o glifo o botão do spell shadow word deathPS:M não vai acender quando ele estiver disponível e o alvo com menos de 20% de vida.)

Ah, se forem vários inimigos, fique observando a vida de todos eles e assim que ver um deles com menos de 20% de vida, mude de alvo pra ele e use spell shadow word deathPS:M. Abuse dessa magia sempre que possível. Mais orbes = mais dano.

Em masmorras, se puder, use spell silenceSilêncio em algum add/mob que esteja lançando alguma magia; fazendo isto você vai ajudar seu healer e seu tank, afinal será um dano a menos para ser curado. Alguns bosses de raids possuem alguma mecânica onde eles lançam alguma magia que precisa ser interrompida (interrupt), então procure usar Silêncio nesse momento (geralmente é combinado antes da luta quem vai ficar responsável por interromper o boss). Também pode ser que você precise usar seus outros CCs (spell psychic horrorTerror Psíquico e os talentos nível 60), isso também deve ser combinado antes da luta (lembre que Terror Psíquico gasta orbes).

Ah, e se seu grupo estiver mesmo usando CCs, não ataque um inimigo já controlado (óbvio mas precisa ser dito). Não adianta o mago transformar um inimigo em uma ovelha se logo depois o sacerdote sombra “dotou” o inimigo, tirando ele da forma de ovelha.

Conclusão

Este artigo tenta abordar todos os aspectos de DPS PvE sombra, mas “indo direto ao assunto” e sem tomar muito tempo. Se quiser entrar em detalhes, leia estes outros artigos:

4 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *