Final Boss fala sobre sacerdotes healers: disc e holy

Em inglês apenas, infelizmente. Entrevista com um sacerdote sagrado (Jak, <Last Word>) e uma sacerdotisa disciplina (Jinze, <Consequence>).

Transcrevi o que consegui entender da entrevista abaixo.

 

  • “Você usa spell holy novaNova Sagrada?” “Sim, como fogos de artifício depois que o boss morreu”
  • “Mas você usa Nova Sagrada ao invés de spell prayer of mendingPrece de Recomposição como disc?” (PdR chega a ser melhor que NS como disc) “Prece de Recomposição é coisa de holy”
  • Comentários sobre como Disciplina ser efetivo, mas passar a maior parte do tempo usando Power Word: ShieldPalavra de Poder: Escudo ser chato.
  • spell holy word sanctuaryPalavra Sagrada: Santuário cura muito pouco. Basicamente serve pra deixar o chão brilhando. (em comparação com outras curas em área de outros healers)
  • Originalmente, a Blizzard disse que a nova “filosofia” para os healers no WoD seria: não precisar de um healing tão “frenético” (você não precisaria manter todo mundo com a vida no máximo o tempo todo), mudando para um “modelo” de cura onde você cura um pouco menos de cada vez mas de forma constante. E também que os efeitos de absorções seriam “diminuídos”. Esse último objetivo contrasta completamente com o estado atual de Disciplina.
  • Para disc, só o talento talent clarity of willClareza de Vontade incorpora bem essa “filosofia” de cura, já que se trata de um talento que você opta por escolher, e por ser uma absorção com tempo de lançamento. Por outro lado é um escudo forte que pode ser usado para “contornar” certas mecânicas de bosses, chegando a ser quase obrigatório em algumas lutas. E sendo obrigatório, forçando Disciplina mais ainda a ser o “healer dos escudos”, ao invés de “healar de verdade”.
  • A Jinze confessa que só usa spell leap of faithSalto da Fé em raid no Mão Negra, e mais pelo aumento da cura. Salto da Fé é excelente para PvP, mas tem usos limitados em PvE. Puxar o tank pra longe do boss de repente nem sempre é uma boa ideia…
  • Eles sentem que a remoção do efeito de spell raptureEnlevo foi uma das coisas que contribuiu para deixar Disciplina simples demais. (antigamente, Power Word: ShieldPP:E custava muita mana, então você não saía colocando ele em todo mundo, mas depois que o PP:E acabava (ou era “dispelado”) o Enlevo retornava a mana gasta; então você tentava usar PP:E no “tempo certo” para manter uma boa regeneração de mana)
  • A “interação” entre as curas de Disciplina se resumiu a usar spell archangelArcanjo na recarga e não deixar ele ser desperdiçado. A rotação não muda muito, é mais ou menos sempre a mesma, e poderia haver mais variação nisso.
  • Sagrado passa por um problema parecido, onde você passa muito tempo colocando spell renewRenovar em todo mundo. Mas tem a chance de ser mais “reativo” que Disciplina, dependendo do momento, e quando isso acontece Affinity acha isso mais divertido.
  • Parte do desafio de ser um healer é decidir como você gasta sua mana, se arriscando ou não com curas mais fortes/rápidas mas correndo o risco de ficar sem mana. No comentário deles, basicamente já chegamos no ponto onde mana ficou irrelevante, você praticamente já não precisa mais se preocupar com essas decisões (principalmente Disciplina).
  • Jinze acha que todos os healers, em geral, curam mais ou menos o mesmo (o HPS é similar), mas seus cooldowns poderiam ser mais balanceados.
  • Affinity comenta que ser um healer deveria ser mais desafiador, ele cita que atualmente o “desafio” para os healers é combinar o uso de cooldowns antes da luta, e que poderia ser mais do que isso.
  • “Luta mais divertida para healers em Fundição Rocha Negra?” “Fornalha Explosiva”

Tier 17

Malho Imponente e Fundição Rocha Negra.

  • Quantos aos bônus de set do tier 17: eles acharam os de Sagrado (2p, 4p) bons e com boa sinergia entre eles. Já os de Disciplina, o bônus de 2 peças é bom, enquanto que o de 4 peças já não é tanto; dá pra ficar sem ele, é situacional.
  • Sobre atributos: Disciplina praticamente ficou “encurralado” para “stackar” maestria.
  • Com a regeneração de mana atual, Sagrado pode se dar ao luxo de usar os glifos de Cura Vinculada e de Círculo de Cura, que são muito bons, mas no começo deste tier ele evitava usar esses glifos por causa do aumento do gasto de mana.

Tier 18

Cidadela Fogo do Inferno.

  • Sobre os bônus de set do tier 18 para Sagrado: o Jak achou eles bons, não são espetaculares, mas são bons. Mas achou o bônus de 2 peças melhor que o de 4 peças.
  • Sobre o berloque “de classe” do tier 18, ele acha horrível para Sagrado (nas palavras dele, tradução minha): “uma cura de 3 segundos […] antes de eu terminar de lançar outra pessoa já terminou de curar o alvo […] e mais Aceleração não vai melhorar isso”. E ele ainda fala como isso tem uma sinergia contrária com o resto – os bônus de tier melhoram o efeito de spell prayer of mendingPrece de Recomposição, portanto em teoria você quer lançar mais PdR com mais frequência, e talvez usar o talento talent words of mendingPalavras de Recomposição, o que faz você querer lançar mais curas instantâneas e/ou com mais frequência, para otimizar o efeito; portanto jogar no meio disso uma Cura que dura 3 segundos para lançar é antiproducente, antisinérgico (palavras minhas).
  • O apresentador até brincou sobre o comentário acima: falou que foi como se na Blizzard alguém virasse pros funcionários e gritasse “falta o efeito do berloque pra Sagrado, inventem alguma coisa pra Sagrado agora!” e daí saiu essa coisa mal pensada.
  • Sobre os bônus do conjunto de tier 18 para Disciplina (2p, 4p): Jinze também achou bons, não espetaculares, mas bons. O bônus de 2 peças dura 15 segundos e a recarga de spell penancePenitência é de 9s, portanto é possível manter o bônus ativo o tempo todo.
  • Sobre o berloque “de classe” do tier 18, ela não achou ruim, mas achou sem imaginação (mais escudos, yaaay). Pelo menos tem uma certa sinergia com os bônus do tier, já que você vai estar “spammando” Penitência o tempo todo. Mas por outro lado Disciplina já costuma usar Penitência sempre que sai da recarga, independente desses bônus, então… é… meio sem imaginação.
  • Sobre os berloques: eles são menos interessantes ainda se você levar em conta que eles não dão nenhum atributo, apenas os efeitos indicados. Por isso provavelmente haverá preferência por outros berloques no lugar desse “exclusivo de classe”.
  • Na opinião da Jinze, esse berloque pode ter sido a resposta da Blizzard à reclamação dos sacerdotes disciplina sobre a spec ter ênfase demais no PP:E e absorções nessa expansão. Então esse berloque seria uma forma de dar um buff na cura direta de disciplina (Penitência) para tentar “remediar” a situação (se bem que pra mim isso tá mais pra um remendo…)

Talentos

  • Talentos nível 100 para Sagrado: Jak prefere talent words of mendingPalavras de Recomposição mais do que os outros. talent clarity of purposeClareza de Propósito dá uma “melhorada” no spell prayer of healingPrece de Cura, mas cura pouco, de acordo com ele.
  • Talentos nível 100 para Disciplina: Jinze prefere talent clarity of willClareza de Vontade, principalmente durante progressão. talent words of mendingPalavras de Recomposição pode até ser usado por Disciplina, mas ela não acha a melhor escolha (nas palavras dela, melhor deixar isso pro sacerdote sagrado). Mas se você estiver usando o CdV pouco, ou a luta exigir que você use pouco, então nesse caso o Palavras de Recomposição pode ser a segunda alternativa.
  • Talentos nível 75 para Sagrado: Jak comenta que cada um tem seu valor e seu momento. Especificamente para progressão ele comenta que o talent twisted faithVirada do Destino é uma escolha excelente. E ainda brincou que dá pra usar esse talento na luta do Mão Negra, o sacerdote sagrado fica em cima do fogo, tomando dano, põe spell guardian spiritEspírito Guardião nele mesmo pra não morrer, só pra vida dele cair abaixo de 35% e manter o talento ativado.
  • Talentos nível 75 para Disciplina: Jinze diz que não há escolha aqui, só talent power infusionInfusão de Poder serve. talent shell spiritCouraça Espiritual faz você gastar mana demais, e colocar PP:E em todo mundo é mais viável, logo ele é inútil.
  • Talentos nível 45 para Sagrado: Jak prefere talent mindbenderDobramentes, mais simples de usar e não precisa ficar lembrando de usar spell solace and insanityPalavra de Poder: Consolo a cada 10s. E também dá mais mana conforme você tiver mais Aceleração. Já talent surge of lightTorrente de Luz ele gosta para lutas mais curtas e que precisem mais de curas instantâneas, como Comeferro, Hans’gar & Franzok, Dobraflamas.
  • Talentos nível 45 para Disciplina: no começo deste tier o mais viável era spell solace and insanityPalavra de Poder: Consolo, mas uma vez que você não precise mais ficar usando spell holy fireFogo Sagrado a cada 10s por causa de spell evangelismEvangelismo (pegou o bônus de 2 peças T17, por exemplo), talent mindbenderDobramentes passa a ser uma alternativa melhor e te deixa mais livre. Ela ainda acha talent surge of lightTorrente de Luz desejável, mas como Disciplina depende de espalhar Power Word: ShieldPalavra de Poder: Escudo em todo mundo o tempo todo, ele precisa de boa regeneração de mana, portanto é melhor ficar com o Dobramentes. Mas como no próximo tier (Cidadela Fogo do Inferno) iremos perder os bônus do tier 17, provavelmente Disciplina voltará a usar Consolo.
  • Talentos nível 90 para Disciplina: Jinze prefere não usar talent cascadeCascata, já que ele tem um “bug” que ela (aliás, não só ela) vê como um problema: ele “pula” nos pets da raid também, o que é um desperdício de cura. talent haloHalo precisa de um posicionamento mais cuidadoso para valer a pena mas ela acha melhor. Mas ainda assim concorda que Cascata tem uma faciliade maior pois você não precisa se preocupar com sua posição. E nada de talent divine starEstrela Divina.
  • Talentos nível 90 para Sagrado: Jak comenta que se você pegou talent surge of lightTorrente de Luz no 45, a melhor forma de forçar o “proc” desse talento é com talent divine starEstrela Divina, de preferência garantindo que a Estrela passe por algumas pessoas. Fora isso, ele prefere talent cascadeCascata nas demais situações, e ainda comenta como ele pode “pular” mais de uma vez na mesma pessoa.

Glifos

Final

  • Conselho do Jak para sacerdotes sagrados: ele diz que muitas vezes quem joga de sagrado se sente forçado a mudar de spec, ou pressionado por comentários como “porque você joga essa spec”, “porque você não muda”, mas diz para quem gosta dessa spec manter o ânimo e insistir pois a considera boa. Um bom jogador consegue dar um bom desempenho como sagrado. Aconselha usar muito spell guardian spiritEspírito Guardião.
  • Conselho da Jinze para sacerdotes disciplina: ela comenta que muitas vezes ela é parabenizada por “curar mais” que os outros healers (nos contadores tipo Recount e Skada), e também que esta spec é criticada pelos outros healers como sendo “fácil de jogar”, para jogadores que não sabem jogar mas querem “curar muito”. Mas ela lembra que ser um bom healer NÃO é estar no topo dos contadores, e que a função do disciplina é usar suas absorções de dano para ajudar os demais healers a fazerem o trabalho deles com menos pressão, e não ficar no número 1 do Recount e pensando “como eu sou bom”. Outra coisa que ela lembra é que, se o sacerdote disciplina da raid está no número 1 do recount e os demais healers estão muito abaixo dele, então você tem healers demais na sua raid. E ainda lembra que, em termos de cura “bruta” (throughput de cura, quantidade de cura “real” realizada) o disciplina na verdade cura muito pouco, sendo quase que só absorção de dano.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *