Final Boss entrevista sacerdotes sombra

Em inglês apenas, infelizmente. Entrevista com Twintop <Fast Forward> e Hesp <Midwinter>.

Vou atualizando este post de vez em quando, transcrevendo o que conseguir entender da entrevista abaixo.

  •  “Qual classe você jogaria, se não fosse um shadow priest?” Hesp: warrior, Twintop: warlock (acho; difícil entender a pronúncia dele, incluindo as falhas no áudio)
  • Pergunta: como tem sido sacerdote sombra neste tier de raid (6.1)? Hesp: sombra foi bastante forte em dano de alvo único (single-target damage) em Malho Imponente. Em Fundição, tem sido bom, com dano em vários alvos. “Qual sua opinião de sombra no momento?” “Sombra sempre foi uma spec forte, focada em DoTs fortes com um filler (Açoite Mental) forte, e que mudou muito, Açoite ficou muito fraco. Não parece sombra pra mim”. Twintop: “Vindo de MoP, onde a maestria favorecia seus DoTs (e portanto você usava e mantinha DoTs em tudo), e chegando em WoD, com a nova maestria levando a um novo estilo de jogo, para aumentar o dano de alvo único (não ficou bom na opinião dele)”.
  • Supostamente o dano em área de sombra é baseado em espalhar seus dots, e só depois usar Calcinação Mental (que é fraco atualmente). Twintop comenta que Calcinação tem que ser fraco, senão você não irá perder tempo espalhando dots em primeiro lugar.
  • Algumas classes são mais focadas em dano explosivo (bursty) e outras com o dano mais distribuído (smoothy), sombra nunca foi muito focada em burst, também porque não tem muitos cooldowns.
  • Twintop: No passado, havia mais interação (sinergia) entre diferentes habilidades, inclusive no MoP Toque Vampírico te retornava mana, mas agora é apenas mais um dot sem um motivo específico de existir. E especificamente porque é um dot com um tempo de lançamento, você pensa nele como sendo a primeira coisa a retirar da sua rotação, se você não tiver tempo de manter todo o resto em uma certa situação. Com relação a ter muitas habilidades, sombra foi bastante poupada durante a “limpeza” de habilidades, a maioria das que já tínhamos ainda existe.
  • Twintop: um jogador novo que use os talentos Espíritos Auspiciosos ou até Entropia do Caos pode por exemplo olhar o Aguilhão Mental e pensar “para que eu usaria isso, minha função é espalhar dots”. Só que a função de sombra já não é bem essa (nem sempre), então algumas coisas não são tão claras como no passado. Se você tem os talentos nível 100 funcionando como sub-specs, então (na opinião dele) deve haver mais modificações nas habilidades existentes além de apenas a ordem em que você as usa. Ou então dar logo outra spec para sacerdotes.
  • O entrevistador lembra que no caso de guerreiros há um talento que efetivamente dá a eles uma quarta spec (Gladiador para Proteção), e druidas já possuem uma quarta spec.
  • Twintop acredita que vários dos novos talentos nível 100 criados em Warlords of Draenor (não apenas para sacerdotes) são como que pequenas experiências para ver se algumas classes poderiam ter uma quarta spec. (Gladiador de guerreiros, Lobo Solitário de caçadores)
  • Essa teoria pode não estar muito longe da realidade: no passado já houveram certos bônus de tier ou efeitos de berloques que acabaram inspirando talentos em expansões posteriores.
  • Vocês acham que sombra deveria ser dividida em duas specs, uma baseada em dots e a outra em ataques diretos? Hesp: “eu acho que não, eu prefiro dots e não gostei muito de Clareza do Poder”. Ele também achou estranho quando no Cataclismo a spec ganhou um novo ataque (Aguilhão Mental) e ele achou estranho por não fazer parte da rotação de forma clara. Mas depois jogando viu que ela preenchia uma falha no “estojo de ferramentas” de sombra, que era derrubar rapidamente inimigos com pouca vida (nota: neste tipo de caso o uso de dots é quase um desperdício). Mas agora Aguilhão só existe ou para usar com o talento Torrente de Trevas, ou com Clareza do Poder.
  • Sobre o corte de habilidades na transição do MoP para WoD: Peste Devoradora passou a usar 3 orbes (antes usava de 1 a 3). Perdemos spell void shiftDeslocamento Caótico. E a maestria foi mudada, a antiga melhorava os dots o que era bom para alvos múltiplos mas o dano de alvo único era terrível, então temos uma nova maestria que aumenta nosso dano nessa área.
  • Twintop: Muita gente enxerga o dano de alvo único como a coisa mais importante. A mudança de maestria faz sentido.
  • Hesp: o dano de alvo único de sombra ficou muito bom. No próximo patch (6.2) Peste Devoradora está recebendo um nerf, e isso acontece porque se continuasse como está, durante a próxima raid o dano de alvo único de sombra ficaria à frente dos demais DPS. Na opinião dele mesmo com maestria contribuindo para aumentar o dano de alvo único, faz pouco sentido acumular esse atributo.
  • É mais fácil um sacerdote sombra dar um bom dano quando existem muitos alvos do que quando existe apenas um. Twintop dá o exemplo de Gruul, onde a diferença de dano para sombra é muito alta; alguns sacerdotes dão um dano médio enquanto que alguns conseguem dar um dano muito alto (talent auspicious spiritsEspíritos Auspiciosos com bastante crítico)
  • Ou seja, sombra é provavelmente o melhor multi-dotter mas o dano de alvo único não é tão bom quanto o de outros casters (nota minha: mas o design da spec, na minha opinião, sempre foi esse)
  • Tier 17 foi mais favorável a talent clarity of powerClareza do Poder. Tier 18 não tem tanto impacto na rotação quanto teve o 17.
  • Comentário sobre como dot-weaving na verdade são diferentes rotações, dependendo de quanta aceleração você tem, e outros fatores.
  • CoP Dot-weaving foi a rotação dominante por bastante tempo por ela dar mais dano que as outras opções, mas ela tem um problema: se você tomar uma decisão errada no meio da rotação, pode haver uma perda significativa de DPS. Ou seja, essa rotação não “perdoa” erros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *