Guia Sombra noob 6.1

Atualização: tem uma versão nova deste guia atualizada para o patch 6.2.

Se você começou a jogar de Sacerdote Sombra hoje e não sabe o que fazer, este guia é para você. Tenho um guia mais completo, mas este é para quem está começando: a suma do resumo da sinopse de como jogar como Sombra.

Introdução

Dentre os feitiços usados pelo Sacerdote Sombra estão três dots (sigla de Damage Over Time, dano periódico). Esses dots são uma das características marcantes desta spec, pois danos periódicos permitem que você os aplique em um inimigo e depois vá atacar outro (ou fugir), enquanto os dots ficam no alvo, causando dano. Esses dots são: spell shadow word painPalavra Sombria: Dor, spell vampiric touchToque Vampírico e spell devouring plaguePeste Devoradora, sendo que este último você só pode usar depois de juntar 3 orbes sombrios.

Até o nível 100, sua rotação básica será: colocar dots no(s) alvo(s) e depois atacar com os outros feitiços. Quando os dots acabarem, coloque de novo. Depois do nível 100 a coisa muda bastante, pois o talento nível 100 que você escolher muda completamente sua rotação.

Só um aviso: note que o feitiço spell mind spikeAguilhão Mental tira todos os seus dots do alvo, por isso não use ele em sua rotação normal se estiver usando dots. Aliás, esse feitiço foi acrescentado durante o Cataclismo justamente para dar ao sacerdote uma “alternativa” para os momentos em que ele não usa dots. Por exemplo, matando inimigos em missões, ou trash mobs de masmorras e raids; se o inimigo morre rápido demais não vale a pena perder tempo colocando dots nele. Então você pode atacar usando apenas spell mind spikeAguilhão Mental. Esse feitiço foi (originalmente) criado para isso.

Mas isso é apenas para te dar uma ideia geral da spec. Vejamos mais detalhes abaixo, para você que já chegou no nível 100.

DPS como Sacerdote da Sombra

Sua rotação (a sequência de habilidades) vai depender de quantos inimigos você está atacando. De forma geral, os guias em inglês dividem o DPS em ST (Single Target, alvo único) e AoE (Area of Effect, Área de Efeito), significando habilidades que atacam os inimigos em uma área, ou que atacam mais de um inimigo.

Como regra geral, Sombra usa o talento nível 100 talent clarity of powerClareza do Poder quando quiser focar em dano de alvo único, como um boss de raid que não tem adds (ou bem poucos adds), e o talento talent auspicious spiritsEspíritos Auspiciosos quando quiser focar mais em dano de área, como lutas de raid que têm mais de um boss ao mesmo tempo, ou um boss com vários adds.

MAS, como este é um guia para iniciantes, eu vou abordar apenas o talent clarity of powerClareza do Poder. Fique um tempo usando este talento, em todas as situações, para se acostumar. Quando estiver pronto para continuar, leia o guia completo (link no final do texto) para aprender mais.

Atacando um inimigo só

  • spell mind blastImpacto Mental sempre que sair da recarga. Assim que ele sair da recarga, use imediatamente.
  • Assim que juntar 3 orbes sombrios, use spell devouring plaguePeste Devoradora.
  • No resto do tempo, use spell mind spikeAguilhão Mental (menos enquanto Peste Devoradora estiver ativo, daí use Açoite Mental).
  • Quando o boss ficar com menos de 20% de vida, passe a usar também spell shadow word deathPalavra Sombria: Morte x2 sempre que sair da recarga. spell shadow word deathPS:M tem mais prioridade que os outros.
  • Use o spell shadowfiendDemônio das Sombras ou talent mindbenderDobramentes e o talento nível 90 conforme der. Tente guardar o Demônio para atacar um inimigo mais importante, como um boss. O talento 90 use sempre que possível.

Pronto! Esta é a rotação de Sombra. Ou seja, a rotação básica vai ser: spell mind blast spell mind spikex2 spell mind blast spell mind spikex2 spell mind blast spell devouring plague, repete. E acrescentando spell shadow word death mais no final da luta. Quando você tiver mais Aceleração, vai dar pra usar spell mind spikeAguilhão Mental 3 vezes entre um spell mind blastImpacto Mental e outro.

Mas, peraí, é SÓ isso?

Bom, essa é a rotação mais simples possível usando talent clarity of powerClareza do Poder. Fazendo isto você terá um DPS razoável. Mas, não, não é SÓ isso. Se quiser treinar para melhorar seu DPS, existe uma variante dessa rotação, que é explicada no guia completo (link para o guia no final deste artigo). Mas aqui quero manter a coisa bem simplificada. Tente primeiro dominar essa rotação básica antes de aprender os outros detalhes.

Atacando mais de um inimigo

Você vai jogar seus dots principais (spell shadow word painPalavra Sombria: Dor e spell vampiric touchToque Vampírico) em todos os inimigos menos um (o boss), e nele você faz a rotação single-target. Fique observando os outros inimigos e renove os dots quando acabarem.

Isso funciona bem para um grupo pequeno de inimigos. Se forem muitos, você vai acabar perdendo tempo jogando os dois dots acima em todo mundo, e antes de acabar o grupo já vai ter morrido. Então, se forem muitos inimigos, use apenas o spell shadow word painPalavra Sombria: Dor (pois é instantâneo) em todos menos um e continue do mesmo jeito.

E os “cooldowns”?

As magias que têm um tempo de recarga (cooldown) mais alto, tipo de 1 a 3 minutos, são geralmente chamadas de “os cooldowns” da classe. No caso de sacerdote sombra, seus cooldowns são: o spell shadowfiendDemônio das Sombras (ou talent mindbenderDobramentes), o talento nível 90, e o talento talent power infusionInfusão de Poder (se você o escolheu). Ah, e seus berloques.

Se a luta for demorada – por exemplo, um boss de masmorra ou raid – tente usar seus cooldowns sempre que saírem da recarga. Mas existem alguns bosses de raid onde tem um momento melhor para usar os cooldowns. Geralmente será no momento em que um xamã ou mago usar o Sede de Sangue, ou o Heroísmo, ou Distorção Temporal (geralmente os jogadores chamam isso apenas de “bloodlust” ou BL).

Se tiver berloques que podem ser ativados, tente usá-los fora do “BL”. Faça o mesmo com o talento talent power infusionInfusão de Poder.

Outras habilidades

  • Aggrou um inimigo sem querer, e ele veio pra cima de você? Use spell fadeDesvanecer.
  • Geralmente bosses de raid, ou seus adds (outros inimigos além do boss), têm algum ataque que precisa ser interrompido. E geralmente a função de interromper fica com os DPS, incluindo você. Use spell silenceSilêncio.
  • Seu grande “cooldown de defesa” é spell dispersionDispersão. Use em um boss que usar um ataque muito forte e que te atinja, ou atinja a raid toda. Ou para tentar escapar de morte certa, se ficar em cima do fogo.

Talentos, glifos, atributos

Escolhas simples para iniciantes.

Talentos: spell angelic bulwarkBaluarte Angelical, spell hymn of hopeCorpo e Alma, talent mindbenderDobramentes, spell void tendrilsTentáculos do Caos, talent twisted faithVirada do Destino, talent haloHalo, talent clarity of powerClareza do Poder.

NOTA: veja que o talent haloHalo precisa ser usado a uma certa distância do(s) alvo(s) para efeito máximo. Veja também que como ele ataca uma área ao seu redor, ele pode “aggrar” inimigos ao seu lado ou atrás de você se você não prestar atenção. Então, cuidado.

Glifos: Glifo de Desvanecer, Glifo de Abraço Vampírico. Para terceiro glifo eu recomendaria Glifo de Palavra Sombria: Morte, mas como eu quero deixar esse mini-guia bem pequeno e simples, deixo de fora.

Atributos: tente manter em equilíbrio estes atributos: Aceleração, Golpes Múltiplos, Crítico e Maestria. Evite Versatilidade. Nenhum item que tenha Espírito te serve (Espírito é apenas para healers).

Encantamento da arma: Marca do Senhor do Trovão ou Marca do Olho Sangrento. (não gaste gold em um encantamento caro pra um item verde ou azul, use um encantamento mais barato)

Frasco (para raids e modo desafio): Frasco de Intelecto Draenoriano, ou se tiver gold suficiente, Frasco de Intelecto Draenoriano Maior.

Poções: Poção de Intelecto Draenoriana no momento mais crítico da luta.

Fim

E é isso, para deixar a coisa o mais resumida possível.

Para mais detalhes, veja o guia completo.

4 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *