Guia sacerdote healer 6.1

Guia básico e direto ao assunto sobre como “healar” no patch 6.1, seja como Disciplina ou como Sagrado.

 

Atualizado de vez em quando, à medida em que vou aprendendo mais coisas.

Se você está começando a jogar de sacerdote agora, recomendo primeiro os guias resumidos para iniciantes: disciplina e sagrado.

Qual spec eu uso, Disciplina ou Sagrado?

Qualquer uma das duas serve. Mas você tem que manter em mente as diferenças ente as duas specs:

spell guardian spiritSacerdote Sagrado é uma spec de cura reativa. Isso significa que você reage ao dano causado no grupo/raid depois que o dano acontece, curando o dano e “enchendo” as barras de vida do pessoal.

Palavra de Poder: EscudoSacerdote Disciplina é uma spec de cura proativa. Isso significa que você tem que agir antes do dano ser causado para obter o melhor dessa spec. As melhores “curas” de Disciplina na verdade são mitigação de dano, efeitos que diminuem o dano recebido, e por isso esses efeitos têm que ser aplicados antes do tank/grupo/raid receber o dano (daí a spec ser proativa).

Dicas para as duas specs

  • spell flash healCura Célere cura o mesmo que spell healCura, mas é mais rápido e custa mais mana. Use Cura Célere quando alguém está precisando de uma cura urgente, e use Cura* se não precisar de urgência, para economizar mana. *(Disciplina prefere usar spell penancePenitência ao invés de Cura, e Sagrado pode usar spell holy word serenityPalavra Sagrada: Serenidade se estiver nesse chacra)
  • Use spell prayer of mendingPrece da Recomposição para ajudar na sua cura em área. Sagrado deve usar sempre que não tiver outra cura para usar (como filler spell); já Disciplina usa menos. Mas mesmo como Disciplina, tente usar se possível antes de algum dano de área forte. (Sagrado vai dar ainda mais importância para PdR vai depois que tiver o bônus de 2 peças do set tier 17)
  • Qual talento nível 45 você escolheu?
    • Se pegou o talento spell mindbenderDobramentes, use ele sempre que sair da recarga, para melhor retorno de mana. Você pode deixar para usá-lo a primeira vez quando sua mana cair pra menos de 80%, e depois disso use sempre que sair da recarga. (Se não pegou o talento Dobramentes, use o Demônio das Sombras para ajudar no DPS)
    • Se pegou o talento spell solace and insanityPalavra de Poder: Consolo, use ele sempre que sair da recarga. Ou seja, a cada 10s ataque um inimigo qualquer com ele.
    • Se pegou o talento spell surge of lightTorrente de Luz, observe quando o talento “procar” e use o spell flash healCura Célere gratuito antes de ele expirar. Essa Cura Célere instantânea e gratuita é ótima para Sagrado tirar proveito de spell serendipitySerendipidade ou renovar (sem trocadilhos) o spell renewRenovar de alguém (só se estiver no spell chakra serenityChacra: Serenidade), ou para Disciplina curar alguém rápido (ou aplicar divine aegisÉgide Divina se der sorte e dar crítico).
  • Se pegou o talento nível 75 spell power infusionInfusão de Poder, tente usá-lo sempre que sair da recarga para tirar o máximo proveito. Tente usá-lo principalmente em momentos em que vai lançar muitas curas uma atrás da outra, ou usar curas que gastam muita mana (como spell flash healCura Célere ou spell prayer of healingPrece de Cura), já que esse talento também reduz o custo de mana das magias.
  • Outra coisa que será sua responsabilidade como healer será “dispelar” as pessoas. Observe se alguém receber um debuff mágico ou de doença e use spell purifyPurificar na pessoa. Se forem muitos precisando, você também pode usar spell mass dispelDissipação em Massa, mas note que ela gasta muita mana.

Uma última dica: apesar de estar curando os outros, lembre que você também possui opções de CC (crowd control, controle coletivo). Se você tiver tempo e puder, por exemplo, interromper um inimigo que está lançando um feitiço, você está indiretamente ajudando com sua cura; menos dano no tank e no grupo significa menos curas que você vai ter que lançar. Disciplina pode usar spell silenceSilêncio e Sagrado pode usar spell holy word chastisePalavra Sagrada: Castigar (se bem que o sacerdote sagrado precisa mudar de chacra pra poder usar Castigar, então não tenha pressa de usar; os DPS do seu grupo também podem interromper magias do inimigo). Porém a tarefa de dar interrupts em raids geralmente fica com algum DPS ou tank, enquanto que você ficará concentrado em “healar”; então só faça isso se necessário. Já em masmorras, use sempre que puder.

Dicas para Sagrado

Primeiro o básico do básico: como sacerdote sagrado as curas que você vai usar com mais frequência são spell renewRenovar e spell circle of healingCírculo de Cura. Jogue Renovar em qualquer pessoa precisando de cura, e sempre que o Renovar acabar (e a pessoa continua precisando de cura) ponha Renovar novamente. Use spell circle of healingCírculo de Cura sempre que sair da recarga e tiver mais de 3 pessoas precisando de cura. Se não precisar fazer nem uma coisa nem outra, então jogue spell prayer of mendingPrece da Recomposição em alguém (geralmente um tank).

Agora com mais detalhes:

  • Sempre use spell lightwellFonte de Luz antes de um boss, ou antes de um grupo de inimigos mais difícil.
  • Tente tirar o máximo proveito dos seus chacras. Se estiver em uma masmorra, geralmente o melhor é ficar no spell chakra serenityChacra: Serenidade pois ele renova o spell renewRenovar no seu alvo sempre que usar uma cura de alvo único. Se estiver em raid geralmente o melhor é usar spell chakra sanctuaryChacra: Santuário para curar mais em área usando spell holy word sanctuaryPalavra Sagrada: Santuário e ter um tempo de recarga menor no spell circle of healingCírculo de Cura. (Resumindo: a dica geral é usar Santuário em raids e Serenidade em masmorras)
  • Mantenha spell renewRenovar nos tanks.
  • Para curar uma pessoa (cura de alvo único): mantenha spell renewRenovar ativo nessa pessoa e use spell healCura e spell holy word serenityPalavra Sagrada: Serenidade (se estiver nesse chacra) conforme necessário. O Serenidade é uma cura instantânea muito boa, tente usá-la sempre que sair da recarga.
    • Se a vida da pessoa cair pra menos da metade, passe a usar spell flash healCura Célere. Lembre-se que o sacerdote sagrado ganha um bônus (spell serendipitySerendipidade) na próxima spell healCura depois de uma ou duas Curas Céleres. Então a “rotação” para curar alguém que esteja com pouca vida pode ser spell flash heal > spell heal ou spell flash healspell flash heal > spell heal, misturando spell holy word serenity antes ou depois conforme sair da recarga.
      • Se a pessoa estiver com muito pouca vida ou correndo o risco de morrer em poucos segundos, você pode usar spell guardian spiritEspírito Guardião nela antes de começar a curar. (como essa magia tem um tempo de recarga alto, pode ser que você prefira guardá-la para o tank; fica a seu critério)
  • Se você receber dano, evite perder tempo se curando; ao invés disso use spell binding healCura Vinculada na próxima vez que alguém precisar de uma cura. (note que o Cura Vinculada também te dá stacks de spell serendipitySerendipidade)
  • Se estiver no spell chakra serenityChacra: Serenidade mas muitas pessoas estiverem precisando de cura (mais de 3), você pode mudar pro spell chakra sanctuaryChacra: Santuário até conseguir estabilizar a vida de todo mundo e depois voltar para Serenidade. Se o dano for muito grande, use seu “cooldown” de cura em área: spell divine hymnHino Divino.
  • Da mesma forma, se estiver no spell chakra sanctuaryChacra: Santuário mas em um momento da luta for preciso você focar uma cura mais forte em uma pessoa (digamos que um tank está tomando dano muito alto), você pode mudar para spell chakra serenityChacra: Serenidade para focar a cura nele, tirando proveito de spell holy word serenityPalavra Sagrada: Serenidade, e depois voltar.
  • Lembrando que os chacras têm uma recarga de 10 segundos. Tipicamente em raids o sacerdote sagrado fica mais tempo no spell chakra sanctuaryChacra: Santuário.
  • Você também pode usar os stacks de Serendipidade com spell prayer of healingPrece de Cura (lembre que essa cura atinge as 5 pessoas do mesmo grupo da pessoa em quem você lançar).

Dicas para Disciplina

Primeiro o básico do básico: como sacerdote disciplina as curas que você vai usar com mais frequência são Palavra de Poder: EscudoPalavra de Poder: Escudo e spell penancePenitência. Jogue Palavra de Poder: EscudoPP:E em todo mundo que puder vir a tomar dano.

Agora com mais detalhes:

  • Mantenha Palavra de Poder: EscudoPalavra de Poder: Escudo no tank, sempre.
  • Sua melhor cura de alvo único é spell penancePenitência, então tente usá-la sempre que sair da recarga. Se estiver com o Glifo de Penitência, você pode usá-la enquanto estiver correndo.
  • De vez em quando ataque algum inimigo com spell holy fireFogo Sagrado (também pode ser spell smitePunição ou até spell penancePenitência, se tiver tempo) para manter 5 stacks de spell evangelismEvangelismo. Faça isso para poder usar spell archangelArcanjo sempre, se possível na recarga; Arcanjo é um excelente bônus para suas curas.
  • Mas se possível evite spell smitePunição pois a cura gerada pelo dano dele é muito pouca.
  • Se 3 pessoas ou mais pesoas de um mesmo grupo precisarem de cura, use spell prayer of healingPrece de Cura (lembre que essa cura atinge as 5 pessoas do mesmo grupo da pessoa em quem você lançar); se possível com spell archangelArcanjo (a primeira Prece de Cura logo depois de um Arcanjo recebe o efeito Arcanjo Potencializado, e portanto aplica Égide Divina no grupo).
  • Se for acontecer um dano em área grande que vá pegar todo mundo, faça uma dessas coisas:
  • Se pegou o talento spell shell spiritCouraça Espiritual, use ele alguns segundos antes do dano (proatividade, lembra?), e lance spell prayer of healingPrece de Cura em cada grupo. Também pode usar a Couraça com spell flash healCura Célere ou spell healCura individualmente. E se possível, use spell archangelArcanjo e talent power infusionInfusão de Poder (se tiver) antes.
  • Pode também usar spell archangelArcanjo junto com spell prayer of healingPrece de Cura para colocar Égide Divina em todas as pessoas de um grupo. Infelizmente só vai proteger um grupo.
  • Se não tiver tempo suficiente para se preparar para um dano de área alto, você pode também usar seu “cooldown” spell power word barrierPalavra de Poder: Barreira. E para o tank, spell pain suppressionSupressão de Dor, se precisar.
  • Se não puder usar nenhuma dessas opções ou o dano acontecer antes de você poder se preparar, depois do dano tente usar spell archangelArcanjospell prayer of healingPrece de Cura em todos os grupos, para ajudar a repor a vida perdida, se os outros healers não derem conta. Se tiver, use também talent power infusionInfusão de Poder junto.
  • Se uma pessoa começar a receber muito dano, e seu spell penancePenitência estiver na recarga, você pode lançar Palavra de Poder: EscudoPalavra de Poder: Escudo nela, e com o efeito Ganhar Tempo usar spell healCura ou spell flash healCura Célere na mesma pessoa. Ah, e ainda tem o Arcanjo…
  • Por fim: Disciplina tem uma opção de cura em área instantânea que é spell holy novaNova Sagrada. Infelizmente ela cura tão pouco que muitos sacerdotes disciplina nunca usam.

No nível 100, e com uma boa regeneração de mana, você vai querer usar Palavra de Poder: EscudoPP:E em todo mundo. Ao fazer isso, tente intercalar PP:E com outras magias de cura se possível, para tirar proveito do efeito spell borrowed timeGanhar Tempo. E se for fazer uma masmorra ou raid onde o tank tome muito dano, pegue o talento talent clarity of willClareza de Vontade e jogue ele no tank o tempo todo. (recomendo fortemente este talento se for fazer masmorras, ou raid com foco da cura em tanks)

Talentos

Talento nível 15

Recomendo spell desperate prayerPrece Desesperada ou spell angelic bulwarkBaluarte Angelical. Ambos são bons para aumentar suas chances de sobrevivência, mas a Prece você precisa ativar depois de receber dano, enquanto que o Baluarte é automático, então fica pela sua preferência.

talent spectral guiseMáscara Espectral também é interessante para escapar de certas mecânicas PvE. Situacional.

Talento nível 30

Recomendo spell angelic featherPena Angelical ou spell hymn of hopeCorpo e Alma. Pena Angelical pode ser usado com mais frequência, se você não tem problemas em ficar clicando no chão. Mas, se você for Disciplina, provavelmente Corpo e Alma vai ajudar mais, pois você já deve estar colocando PP:E em todo mundo mesmo.

talent phantasmFantasma é mais interessante para PvP (eu nunca uso).

Talento nível 45

Esta escolha varia bastante se você for disciplina ou sagrado.

Se você é Disciplina, o talento que tem mais sinergia para você é spell solace and insanityPalavra de Poder: Consolo, já que você já usa spell holy fireFogo Sagrado o tempo todo para manter o buff de spell evangelismEvangelismo. Pode ser que você queira experimentar um pouco com o talento talent surge of lightTorrente de Luz; por exemplo, usando talent divine starEstrela Divina você pode tentar forçar mais “procs” de Torrente. Mas se você está mais preocupado com restaurar seu mana, então use mesmo o talento Consolo, ou então o talent mindbenderDobramentes.

Se você é Sagrado, o talento que tem mais sinergia para você é talent surge of lightTorrente de Luz, porque o spell flash healCura Célere instantâneo que este talento te dá ajuda a acumular stacks de spell serendipitySerendipidade. Mas isso se você não tem mais problemas com regeneração de mana, o que para Sagrado é meio problemático. Se ainda tem problemas com mana acabando, então opte pelos outros dois talentos.

Como Sagrado dificilmente você usaria spell holy fireFogo Sagrado, então o talento spell solace and insanityPalavra de Poder: Consolo parece inútil. Mas ele tem uma vantagem: se você conseguir se disciplinar (sem trocadilho) a usar Fogo Sagrado a cada 10s (tempo da recarga), então você vai ter um retorno de mana contínuo. Mas se isto estiver atrapalhando você, use talent mindbenderDobramentes mesmo.

Por fim, como já comentado, o talento talent mindbenderDobramentes é igualmente viável para as duas specs, contanto que você use ele na recarga (a cada minuto), e que o pet esteja batendo em algum inimigo cada vez que for usado, para máxima eficiência (restaurar mana). Se sua Aceleração estiver >= 20%, Dobramentes vai retornar mais mana que Consolo (usando sempre na recarga), mesmo para Disciplina. Só um lembrete: sem esse talento, seu pet spell shadowfiendDemônio das Sombras não restaura mana, apenas dá DPS.

Talento nível 60

Estes são talentos pra CC (crowd control, controle coletivo), coisa geralmente mais útil para PvP do que para PvE, mas sempre pode existir a necessidade de usá-los.

Pra PvE geralmente se usa spell void tendrilsTentáculos do Caos. Só use spell psychic screamGrito Psíquico se você tiver absoluta certeza de que os mobs assustados por essa magia não vão acabar correndo na direção de outros mobs e “aggrá-los” (tem um glifo pra ajudar com isso). spell mind controlDominar Mente é um ótimo CC, porém enquanto você está controlando um inimigo você não poderá fazer nada, então seu uso em PvE é restrito.

Talento nível 75

Como Disciplina, você vai focar em distribuir Palavra de Poder: EscudoPP:E, aplicar divine aegisÉgide Divina em todo mundo, talvez usar talent clarity of willClareza de Vontade no tank. Ou seja, você deve passar mais tempo colocando efeitos de absorção nas pessoas ao invés de curando propriamente, e talvez aconteça que dificilmente alguém fique com menos de 35% de vida. Se este for o caso, então o talento talent twisted faithVirada do Destino não é interessante para você, pois ele só ativa quando você cura/aplica absorção em alguém com menos de 35% de vida. Mas caso isso aconteça muito – pessoas ficarem com muito pouca vida – então pegue este talento, seja você Disciplina ou Sagrado.

talent power infusionInfusão de Poder pode ser usado a cada 2 minutos, deixa você lançar curas mais rápido e ainda diminui o custo de mana delas. Eu gosto muito de usar este talento, tanto como Disciplina quanto como Sagrado, para os “momentos do desespero”.

Para Disciplina, talent shell spiritCouraça Espiritual é a outra opção nesta linha de talentos. Você precisa ativar este talento e jogar spell prayer of healingPrece de Cura nos grupos de jogadores alguns segundos antes de eles tomarem dano, para tirar proveito. Mas os outros talentos são mais interessantes para disciplina.

Para Sagrado, o talento talent divine insightIntuição Divina te dá uma chance de fazer seu próximo spell prayer of mendingPrece da Recomposição ficar parecendo o Cura Encadeada de xamã. Opção interessante para melhorar sua cura em área.

Talento nível 90

talent haloHalo ainda é a cura mais forte destes três talentos, mas pra tirar proveito mesmo deste talento você precisa estar na distância correta de todas, ou quase todas, as pessoas da sua raid. Geralmente isso não acontece, e portanto geralmente você não vai pegar esse talento. Por exemplo, se todo mundo estiver muito perto de você ou “stackado” no mesmo lugar, a cura deste talento será ridícula.

Se a sua raid vai estar bem espalhada, então a melhor opção é talent cascadeCascata.

E se vocês vão ficar “stackados” (“empilhados”) no mesmo lugar, use talent divine starEstrela Divina. A Estrela é o único talento deste tier que é instantâneo, e portanto pode ser usado durante a movimentação. (tem uma estratégia onde você pega este talento e o Torrente de Luz e usa a Estrela quando não pode ficar parado, para tentar “forçar” um “proc” de Cura Célere instantâneo)

Talento nível 100

Os talentos de “clareza” são os mais interessantes aqui, os outros dois sendo situacionais.

Para Disciplina, talent clarity of willClareza de Vontade é excelente para ajudar você a manter os tanks vivos. Se este é seu foco, basicamente você vai ficar repetindo CdV nos tanks, enquanto espalha Palavra de Poder: EscudoPP:E no resto da raid e eventualmente usa outra cura (Penitência ao sair da recarga, etc.)

Para Sagrado, talent clarity of purposeClareza de Propósito transforma seu Prece de Cura numa cura direta que vai ser mais forte se seu alvo estiver muito ferido (quanto mais baixa a vida do alvo, mais ele cura), e depois “copia” a cura realizada em até mais 5 pessoas. Ou seja, com este talento, se várias pessoas estiverem precisando de cura, “mire” ele na pessoa mais ferida e ele e até 5 outros receberão uma cura muito forte. Custa menos mana que o PdC, mas ainda assim é meio “caro” em termos de mana, então cuidado.

O talento talent words of mendingPalavras de Recomposição é meio situacional. Em situações onde todo mundo toma um dano contínuo fraco, ou de vez em quando um ataque em área acontece, ele pode ser interessante pois vai “forçar” o buff a pular de pessoa em pessoa. (se for usar este talento, lembre que agora você pode ter o buff de recomposição em mais de uma pessoa na raid ao mesmo tempo.)

O talento talent saving graceGraça Salvadora é mais situacional ainda. Só vejo utilidade neste talento se você precisar curar alguém “no desespero” e encher a vida dele de forma urgentíssima (provavelmente um tank). Só que te dá uma penalidade em todas as suas curas por 8s depois, aumentando mais se você continuar usando o talento nesses 8s.

Glifos

Vou dar umas dicas bem diretas aqui, se quiser saber detalhes leia os guias linkados no fim do artigo. Se você é um sacerdote iniciante, encorajo você a trocar seus glifos de vez em quando para experimentar e ver quais você gosta mais, alguns são questão de preferência pessoal.

Para Disciplina, eu acho difícil não usar o Glifo de Penitência (usar Penitência enquanto se move). Deve existir algum sacerdote disciplina por aí que cure bem sem esse glifo, mas pra mim pessoalmente ele é imprescindível. Outro bom para Disciplina é o Glifo de Alma Enfraquecida, principalmente se você já é uma máquina de espalhar PP:E. Esses dois são praticamente obrigatórios.

Outro glifo que pode ser útil para Disciplina (dependendo da luta) é o Glifo de Fogo Sagrado. Como você provavelmente vai estar usando Fogo Sagrado o tempo todo (principalmente se pegou o talento Consolo), este glifo vai te ajudar a manter distância do seu alvo (com o glifo a distância máxima do Fogo Sagrado fica igual à distância máxima das suas curas). Até para Sagrado este glifo pode ser útil, se optou pelo talento Consolo.

Para Sagrado, bons glifos são: o Glifo de Renovar, se você fica muito no Chacra: Serenidade, distribuindo e mantendo Renovar na raid. Mas com ele o Renovar dura menor tempo (apesar de curar mais), então vai ter que ser renovado (sem trocadilhos) com mais frequência. Para ajudar na cura em área, o Glifo de Círculo de Cura é muito bom para raids, mas se você tem problemas em manter sua mana então evite. E o Glifo de Fontes Profundas, para melhorar o desempenho da sua Fonte de Luz. Também tem o Glifo de Cura Vinculada, que transforma o Cura Vinculada numa opção de cura em área (cura seu alvo, você e mais uma terceira pessoa), fazendo você usar Cura Vinculada com mais frequência e portanto ter mais Serendipidade, mas também gasta mais mana ainda.

Outros glifos:

Atributos, encantamentos, poções

Use as prioridades abaixo para decidir quais itens e encantamentos usar. Essa prioridade de atributos se refere ao seu personagem no nível 100; enquanto você ainda está “upando”, sempre que conseguir um item de nível mais alto, use o item novo sempre, mesmo que não tenha os atributos que você prefere.

Disciplina: Espírito* > Maestria > Golpes Múltiplos/Crítico > Aceleração/Versatilidade

Sagrado: Espírito* > Golpes Múltiplos/Aceleração > Maestria/Crítico > Versatilidade

* Se você não tem mais problemas em faltar mana, pode parar de acumular Espírito e passe a acumular outro atributo. No momento a maioria dos sacerdotes tem entre 1000-1400 de Espírito, e Sagrado precisa mais do que Disciplina. Pratique e veja qual a quantidade de espírito suficiente para seu caso. Dica: se no fim de toda luta de boss de raid você ainda tem mais da metade do seu mana, então você tem espírito demais.

Para Disciplina maestria é tão bom que se possível tenha em todos os itens; até vale a pena ficar com um item de nível mais baixo (mas não muito) que tenha maestria ao invés de usar outro item de nível mais alto que não tenha maestria. Isso se sua fonte principal de “cura” for o Palavra de Poder: EscudoPP:E. Se por acaso seu playstyle for um pouco diferente, você pode focar um pouco mais em Crítico ou Golpes Múltiplos, mas ainda assim Maestria ainda tem importância.

Sagrado é um pouco mais “livre” que Disciplina em relação aos atributos, mas ainda assim tem uma ordem de preferência. Aceleração e Golpes Múltiplos são os atributos preferidos.

Seu manto, colar, anéis e berloques devem ter Espírito. A menos, claro, que você tenha chegado no ponto em que sua regeneração de mana seja suficiente, então você pode começar a pegar itens sem espírito.

Encantamentos: na sua arma use Marca da Lua Negra. Para anéis, colar e manto, use um encantamento com o atributo mais preferencial. O mesmo vale para gemas.

Frasco (para raids e modo desafio): Frasco de Intelecto Draenoriano, ou se tiver gold suficiente, Frasco de Intelecto Draenoriano Maior.

Poções: Poção de Mana Draenoriana se ficar com muito pouco mana. Se conseguir ficar sem usar essa poção, e estiver em raid, use Poção de Intelecto Draenoriana no momento mais crítico da luta. Geralmente em raids se usa essa poção alguns segundos antes do tank “dar o pull” (aggrar o boss), porque daí a poção passa por um tempo de recarga de 1 minuto e pode ser usada novamente durante a luta. Essa estratégia de usar a poção antes de entrar em combate é chamada de pre-pot.

Se mana ainda é um problema séria para você, outra poção que você pode usar é a Poção de Mana Canalizado Draenoriana. Ela retorna muito mais mana que a outra poção, MAS você precisa ficar parado vários segundos para tirar proveito dela. Se anda tendo problemas com mana, e em algum momento da luta você puder parar 10s sem precisar andar nem curar (e a raid não “wipar” por causa disso), então use.

Set de tier 17

Como em todo tier de raid, os bônus dos itens de set de sacerdote mudam significativamente a sua “rotação” de healing. Link para o set completo (versão normal).

Vejamos os bônus um a um:

Disciplina, bônus de 2 peças

spell penancePenitência passa mais 1 segundo canalizando e gera 1 stack de spell evangelismEvangelismo.

Note que mesmo sem esse bônus, a cada vez que você ataca um inimigo com Penitência, você já ganha 1 stack de Evangelismo. Com o bônus, se você atacar com Penitência, você vai ganhar 2 stacks, e ao curar vai ganhar 1 stack. Com isso você pode passar a usar Penitência quase exclusivamente curando e ainda assim ganhar Evangelismo, sem precisar usar ele de vez em quando como ataque para não perder o buff de Evangelismo. Além disso o Penitência vai curar mais.

Note que, com esta mudança, você provavelmente vai passar a usar spell holy fireFogo Sagrado (spell solace and insanityPalavra de Poder: Consolo) com menos frequência, já que não depende tanto dele para acumular stacks de Evangelismo, e portanto o spell mindbenderDobramentes passa a ser uma opção mais atraente para você (se já não era antes).

Disciplina, bônus de 4 peças

Ao ativar spell archangelArcanjo, o custo de mana de spell prayer of healingPrece de Cura é reduzido em 50% durante 6 s.

Isso ajuda Disciplina a curar mais em área, já que Prece de Cura (PdC) é a única alternativa viável, mas custa muita mana. Eu não acho esse bônus de 4 peças tão bom quando o de 2 para Disciplina, mas ajuda. Dá para usar PdC pelo menos 2 vezes durante os 6s (mas só o primeiro continua recebendo o bônus de Arcanjo Potencializado).

Sagrado, bônus de 2 peças

spell prayer of mendingPrece da Recomposição se propaga para 4 alvos a mais.

Seu Prece da Recomposição (PdR) vai pular para 9 alvos no total ao invés de apenas 5. Note que esse bônus tem uma sinergia boa com o talento talent words of mendingPalavras de Recomposição. Enquanto você cura normalmente o talento pode “procar” e sair aplicando PdRs que vão atingir 9 pessoas.

Sagrado, bônus de 4 peças

Ao curar um alvo com spell prayer of mendingPrece da Recomposição, você tem 20% de chance de ganhar uma aplicação de spell serendipitySerendipidade.

Ou seja, sem precisar usar Cura Célere nem Cura Vinculada, você vai ter stacks de Serendipidade. E tendo Serendipidade com mais frequência você vai poder usar spell healCura ou spell prayer of healingPrece de Cura mais vezes também. Note que isso tem uma certa sinergia com o talento talent clarity of purposeClareza de Propósito, pois Serendipidade afeta ele também.

Note também a sinergia maior ainda entre esses 2 bônus, o Clareza, e o talento talent divine insightIntuição Divina. Só com o talento Intuição Divina você já transforma seu PdR em uma cura em área (quase) instantânea que atinge 9 pessoas de uma vez. Com o talento Clareza, você vai passar a usar mais Prece de Cura (substituído pelo Clareza), sendo que ele pode “procar” o Intuição. Para curas muito fortes em área, sua “rotação” seria: ficar repetindo Clareza e Círculo de Cura, até sair um “proc” de Intuição Divina, daí você joga um PdR e recomeça. E por causa do PdR você ganhará Serendipidade, ajudando a diminuir o custo de mana do Clareza.

Análise final dos bônus

São bons bônus de set para as duas specs, mas especialmente os de Sagrado me deixam com “água na boca”.

A “melhora” na cura em área de Disciplina com o bônus de 4 peças é meio um “remendo”, mas como o foco dessa spec não é esse mesmo, então não é tão ruim. Mas também não é tão bom. O bônus de 2 peças parece melhor que o de 4.

Dicas “avançadas”

  • Disciplina: ganhando mais tempo de Arcanjo com os talentos nível 90
  • Sagrado: o talento talent surge of lightTorrente de Luz pode ser uma excelente forma de ganhar mais stacks de spell serendipitySerendipidade. Lembre que Serendipidade “stacka” até duas vezes e afeta o próximo spell healCura ou spell prayer of healingPrece de Cura. Lembre também que para pegar o talento Torrente de Luz você precisa abrir mão dos outros dois talentos que servem para restaurar mana, então você precisa ter bastante espírito (e bons berloques de retorno de mana) antes de começar a usar esse talento a sério.
  • Sagrado: ainda falando de Serendipidade, lembre que o talento nível 100 talent clarity of purposeClareza de Propósito substitui o Prece de Cura, portanto o Serendipidade afeta esse talento também. Fica duplamente melhor pois o Clareza de Propósito já tem um custo de mana mais baixo.
  • Disciplina: um dos fracos desta spec é burst healing e situações onde é preciso “topar” a raid (encher a vida de todo mundo rápido). Para isso Sagrado é muito melhor. Ainda assim, você pode contribuir com a cura em área usando o talento talent power infusionInfusão de Poder e usando spell prayer of healingPrece de Cura várias vezes. É a melhor forma de gerar muita cura em área como Disciplina.
  • Disciplina: lembre que depois de um spell archangelArcanjo o próximo spell prayer of healingPrece de Cura ou spell flash healCura Célere vai obrigatoriamente colocar Égide Divina no(s) alvo(s). Esse efeito é o Arcanjo Potencializado. Portanto, depois de usar Arcanjo, assim que puder tire proveito desse efeito.
  • Disciplina: a recomendação geral é esperar até ter 5 stacks de spell evangelismEvangelismo para só depois usar spell archangelArcanjo. MAS, se em algum momento você precisar aumentar suas curas para uma emergência, não deixe de usar Arcanjo, mesmo se tiver menos de 5 stacks de Evangelismo. Na hora da emergência qualquer buff de cura serve. Esse conselho também vale para os momentos onde você precisa usar Arcanjo + Prece de Cura para “forçar” o Égide Divina em um grupo que vai tomar dano daqui a alguns segundos.
  • Sagrado: se precisar melhorar ainda mais sua cura em área, e puder gastar mana, experimente usar o Glifo de Cura Vinculada. Com esse glifo vale a pena usar o spell binding healCura Vinculada até se você não precisar de cura, pois vai curar pelo menos 2 pessoas sempre (seu alvo e mais um outro). E se você começar a usar mais o Cura Vinculada por causa disso, apesar de estar gastando mais mana, vai receber stacks de spell serendipitySerendipidade com mais frequência, o que de qualquer forma ajuda a economizar mais um pouquinho de mana. E usar essa Serendipidade em spell prayer of healingPrece de Cura, dando ainda mais cura em área.
  • Sagrado: nunca, NUNCA deixe seus stacks de spell serendipitySerendipidade expirarem sem que você use. Monitore esse buff e se estiver perto de expirar, use.
  • Um dos perks que Disciplina e Sagrado ganham entre os níveis 92-98 é este: Salto da Fé Melhorado. Depois que você usar spell leap of faithSalto da Fé em alguém, sua próxima cura nessa pessoa é aumentada em 50%. Isso pode te dar algumas estratégias interessantes para cura. Porém não saia lançando Salto da Fé no tank sem avisar antes, isso pode atrapalhar ele e causar um wipe. Na prática você vai usar esse efeito bem pouco, mas tenha em mente que ele existe.
  • Disciplina: se por acaso você tiver 20% ou mais de Aceleração, o spell mindbenderDobramentes vai retornar mais mana que o spell solace and insanityPalavra de Poder: Consolo. Isso, claro, se você usar ele sempre que sair da recarga, e sempre que for usado ele tiver algum inimigo para bater.
  • Falando em spell mindbenderDobramentes: usar ele durante momentos com alta Aceleração, como durante talent power infusionInfusão de Poder ou durante o bloodlust (BL), aumenta mais o retorno de mana.

Mais informações

8 comments

  1. É uma boa alternativa utilizar o berloque pedra da terra para um sacerdote disc ou ampulheta alada, bolsa de morfeu? qual seria o mais ideal?

    1. O Pedra da Terra dá versatilidade que é o pior atributo. Mesmo levando em conta o efeito de 40% em poções ele não vale a pena, comparado com os outros.
      Quanto aos outros dois a escolha depende de se você ainda tem problema de ficar sem mana durante a luta: se tem, o Ampulheta é melhor por causa do proc de espírito. Se não, a Bolsa de Morfeu é melhor pois dá mais intelecto (e o proc de crítico tb não é de se jogar fora).

      Voltando à Pedra da Terra: esses trinkets novos de alquimia, na minha opinião, só servem mesmo para um personagem que acabou de chegar no nível 100. Se for o seu caso fique com ele, e se o tempo passar e não conseguir um trinket melhor pode até pensar em ir dando upgrade nele (pra Pedra das Águas), mas fora isso não acho que vale a pena.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *