Guia Sombra noob 6.0.3

UPDATE: tem um guia mais novo atualizado para o patch 6.1.

Eu já tinha um pequeno guia para sombra, que aborda diferentes rotações, talentos e glifos. Mas até aquele guia, que eu queria que fosse bem resumido, acabou ficando grande demais. Então achei interessante fazer um guia mais resumido ainda – a suma do resumo da sinopse de como jogar como Sombra.

DPS como Sacerdote da Sombra

Sua rotação (a sequência de habilidades) vai depender de quantos inimigos você está atacando. De forma geral, os guias em inglês dividem o DPS em ST (Single Target, alvo único) e AoE (Area of Effect, Área de Efeito, significando habilidades que atacam os inimigos em uma área, ou que atacam mais de um inimigo.

Neste mini-guia, estou assumindo que o talento de nível 100 será sempre o talent clarity of powerClareza do Poder.

Atacando um inimigo só

  • spell mind blastImpacto Mental sempre que sair da recarga. Assim que ele sair da recarga, use imediatamente.
  • Assim que juntar 3 orbes sombrios, use spell devouring plaguePeste Devoradora.
  • No resto do tempo, use spell mind spikeAguilhão Mental.
  • Quando o boss ficar com menos de 20% de vida, passe a usar também spell shadow word deathPalavra Sombria: Morte x2 sempre que sair da recarga.
  • Use o spell shadowfiendDemônio das Sombras ou talent mindbenderDobramentes e o talento nível 90 conforme der. Tente guardar o Demônio para atacar um inimigo mais importante, como um boss. O talento 90 use sempre que possível.

Pronto! Esta é a rotação de Sombra. Ou seja, a rotação básica vai ser: spell mind blast spell mind spikex2 spell mind blast spell mind spikex2 spell mind blast spell devouring plague, repete. E acrescentando spell shadow word death mais no final da luta.

Mas, peraí, é SÓ isso?

Bom, essa é a rotação mais simples usando talent clarity of powerClareza do Poder.. Fazendo isto você terá um DPS razoável.

Mas, não, não é SÓ isso. Se quiser treinar para melhorar seu DPS, existe uma variante dessa rotação, que é explicada no guia completo (link para o guia no começo e no final deste artigo). Mas aqui quero manter a coisa bem simplificada.

Se você é um Sacerdote Sombra iniciante, tente primeiro dominar essa rotação básica antes de tentar algo mais complexo.

Atacando mais de um inimigo

Se for um grupo pequeno, tipo de 2 a 3 inimigos, faça o seguinte: use spell shadow word painPalavra Sombria: Dor e spell vampiric touchToque Vampírico em todos os inimigos, menos um. No que sobrar, faça a rotação de um inimigo só.

Dica: se os inimigos morrem rápido demais, nem coloque spell vampiric touchToque Vampírico neles, ponha só spell shadow word painPalavra Sombria: Dor. Não adianta você perder tempo colocando esses dois dots em todos, e antes de chegar no último inimigo todos eles já estarem mortos.

Se for um grupo grande, ponha só spell shadow word painPalavra Sombria: Dor em todos os inimigos menos um, e faça a rotação no que sobrar.

Nos dois casos, tente deixar por último o inimigo que tiver mais vida, e que vai viver mais tempo.

E os “cooldowns”?

As magias que têm um tempo de recarga (cooldown) mais alto, tipo de 1 a 3 minutos, são geralmente chamadas de “os cooldowns” da classe. No caso de sacerdote sombra, seus cooldowns são: o spell shadowfiendDemônio das Sombras (ou talent mindbenderDobramentes), o talento nível 90, e o talento talent power infusionInfusão de Poder (se você o escolheu). Ah, e seus berloques.

Se a luta for demorada – por exemplo, um boss de masmorra ou raid – tente usar seus cooldowns sempre que saírem da recarga. Mas existem alguns bosses de raid onde tem um momento melhor para usar os cooldowns. Geralmente será no momento em que um xamã ou mago usar o Sede de Sangue, ou o Heroísmo, ou Distorção Temporal (geralmente os jogadores chamam isso apenas de “bloodlust” ou BL).

Se tiver berloques que podem ser ativados, tente usá-los fora do “BL”. Faça o mesmo com o talento talent power infusionInfusão de Poder.

Outras habilidades

  • Aggrou um inimigo sem querer, e ele veio pra cima de você? Use spell fadeDesvanecer.
  • Geralmente bosses de raid, ou seus adds (outros inimigos além do boss), têm algum ataque que precisa ser interrompido. E geralmente a função de interromper fica com os DPS, incluindo você. Use spell silenceSilêncio.
  • Seu grande “cooldown de defesa” é spell dispersionDispersão. Use em um boss que usar um ataque muito forte e que te atinja, ou atinja a raid toda. Ou para tentar escapar de morte certa, se ficar em cima do fogo.

Talentos, glifos, atributos

Escolhas simples para iniciantes.

Talentos: spell angelic bulwarkBaluarte Angelical, spell hymn of hopeCorpo e Alma, talent mindbenderDobramentes, spell void tendrilsTentáculos do Caos, talent twisted faithVirada do Destino, talent haloHalo, talent clarity of powerClareza do Poder.

Glifos: Glifo de Desvanecer, Glifo de Abraço Vampírico. Para terceiro glifo eu recomendaria Glifo de Palavra Sombria: Morte, mas como eu quero deixar esse mini-guia bem pequeno e simples, deixo de fora.

Atributos: tente manter em equilíbrio estes atributos: Aceleração, Golpes Múltiplos, Crítico e Maestria. Evite Versatilidade. Nenhum item que tenha Espírito te serve (Espírito é apenas para healers).

Encantamento da arma: Marca do Senhor do Trovão ou Marca do Olho Sangrento. (não gaste gold em um encantamento caro pra um item verde ou azul, use um encantamento mais barato)

Frasco (para raids e modo desafio): Frasco de Intelecto Draenoriano, ou se tiver gold suficiente, Frasco de Intelecto Draenoriano Maior.

Poções: Poção de Intelecto Draenoriana no momento mais crítico da luta.

Fim

E isso conclui o guia! Eu avisei que era uma coisa incrivelmente resumida.

Para mais detalhes, veja o guia mais completo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *