Guia básico sacerdote sombra no WoD (6.0.3)

UPDATE: tem um guia mais novo atualizado para o 6.1.

Guia sobre como jogar de sombra (DPS) em PvE no Warlords of Draenor. O objetivo deste guia é orientar jogadores que já têm alguma experiência no jogo, indo direto ao assunto. Baseado no excelente guia do site howtopriest.com.

Atualizado 16/12: tentei deixar a rotação um pouco mais clara.

Atualizado 02/01: prioridades de atributos. Estava na página de sombra, fica melhor aqui.

Atualizado 08/01: faltou explicar diferenças de rotação no caso de múltiplos inimigos, e falar sobre cooldowns.

Talentos

Talento nível 15: Recomendo spell desperate prayerPrece Desesperada ou spell angelic bulwarkBaluarte Angelical. Ambos são bons para aumentar suas chances de sobrevivência, mas a Prece você precisa ativar depois de receber dano, enquanto que o Baluarte é automático, então fica pela sua preferência.

talent spectral guiseMáscara Espectral também é interessante para escapar de certas mecânicas PvE. Situacional.

Talento nível 30: Recomendo spell angelic featherPena Angelical ou spell hymn of hopeCorpo e Alma. Se você não tem problemas em ficar clicando no chão à sua frente pra colocar as penas, então use este. Se não, pegue o Corpo e Alma e apenas lance Palavra de Poder: EscudoPalavra de Poder: Escudo em você mesmo (isso pode atrapalhar o trabalho de seu healer se ele for um sacerdote disciplina).

talent phantasmFantasma é mais interessante para PvP.

Talento nível 45: talent insanityInsanidade aumenta teu DPS bastante, mas você precisa estar parado enquanto usa spell mind flayAçoite Mental pra poder tirar proveito deste talento, então dê preferência para usar Insanidade em lutas que tiverem pouca movimentação.

talent surge of darknessTorrente de Escuridão e spell mindbenderDobramentes são melhores opções para lutas com mais movimentação. Com Dobramentes você vai precisar lembrar de usar a cada 1 min. Com Torrente, basta aproveitar os procs e ir mandando spell mind spikeAguilhões Mentais à medida em que eles forem surgindo. Se a luta tem alvos múltiplos, use Torrente.

Talento nível 60: Pra PvE geralmente se usa spell void tendrilsTentáculos do Caos. Aliás, qualquer um desses três talentos vai ser pouco usado em PvE, a menos que você esteja jogando com um grupo que saiba combinar CCs em trash packs.

Talento nível 75: Se a luta tiver muitos inimigos, use talent twisted faithVirada do Destino. Cada vez que você causar dano em um inimigo com menos de 35% de vida vai ganhar um aumento de dano, e com muitos inimigos você vai conseguir ganhar esse aumento constantemente.

Caso contrário, use spell power infusionInfusão de Poder e não se esqueça de ativá-la a cada dois minutos. Pode ser interessante esperar alguns segundos, quando sair da recarga, pra ver se consegue usar ela junto com um proc de berloque, por exemplo.

talent shadowy insightPercepção Sombria é melhor em lutas com mais de um alvo que não morram muito rápido; por exemplo lutas com 2 ou mais bosses ao mesmo tempo.

Talento nível 90: spell haloHalo é o melhor talento para PvE sombra, mas você precisa usar ele de forma otimizada, na distância certa. Não use se o boss estiver perto demais. Tem addons que podem ajudar a indicar a melhor distância, como por exemplo o HaloPro. Ah, e cuidado pra seu halo não “aggrar” mobs espalhados.

spell cascadeCascata pode ser usado se forem muitos adds e eles estiverem bem espalhados, mas isso é muito situacional. talent divine starEstrela Divina pode ser usado em situações em que você precise ficar “stackado” no boss por muito tempo, ou muito perto dele.

Talento nível 100: comentados com um pouco mais de detalhes neste post, então aqui vou direto ao assunto: o “melhor” no momento é talent clarity of powerClareza do Poder, mas esse talento tem vários detalhes sobre como usá-lo. Veja a parte abaixo sobre rotações, e o post linkado, para mais detalhes.

talent auspicious spiritsEspíritos Auspiciosos é uma boa segunda opção, principalmente em lutas com muitos inimigos. Mais detalhes abaixo, na parte de rotações.

talent void entropyEntropia do Caos não é uma boa opção agora. Embora o talento pareça interessante, ele não dá tanto DPS quanto os outros talentos, se usados direito.

Glifos

  • Glifo de Palavra Sombria: Morte é ótimo para lutas com muito movimento, pois você vai poder usar PS:M como “filler” enquanto estiver andando e já tiver usado suas outras magias instantâneas ou procs.
  • Glifo de Escudo Refletor é interessante para qualquer luta onde você vá receber dano de vez em quando, contanto que você se lembre de usar Palavra de Poder: Escudo em você antes, claro. (se preferir usar este glifo, você também pode querer usar junto o talento nível 30 Corpo e Alma; note que ficar usando PP:E pode atrapalhar seu healer se ele for sacerdote disciplina)
  • Glifo de Silêncio é bom para alguma luta em que você precise interromper o boss/add com frequência.
  • Glifo de Abraço Vampírico pode ajudar sua raid nos momentos mais difícieis.
  • Glifo de Açoite Mental te ajuda a fugir rápido sem precisar lançar alguma magia pra te acelerar; pode ser útil para fugir rápido de um ataque do boss, ou de fogo/ácido no chão, já que você sempre vai estar usando Açoite Mental e portanto o efeito desse glifo vai estar presente quase sempre. Fica à sua preferência.
  • Glifo de Desvanecer aumenta sua sobrevivência; a cada 30s você pode usar spell fadeDesvanecer e receber 10% a menos de dano.
  • Glifo do Sha é um glifo menor, mas ele tira seu Demônio das Sombras ou Dobramentes do GCD.

Rotações

A sua rotação muda dependendo muito do talento nível 100 que você escolheu. Seguem as rotações por talento:

Rotação usando Clareza do Poder

Já foi abordado neste post. No momento recomenda-se usar a rotação chamada CoP dot weaving (com o talento talent insanityInsanidade), e quando o boss cair pra menos de 20% de vida, use CoP normal. Leia o post linkado se quiser mais detalhes, mas para ser bem direto e resumido, é isto aqui:

CoP: Boss com mais de 20% de vida

  1. spell mind blast  spell mind spikex2 (ou x3) – repete até juntar 4 orbes
  2. Com 4 orbes, dê mais um spell mind spike, use spell shadow word pain spell vampiric touch e mais um spell mind blast (ficou com 5 orbes)
  3. Agora, com 5 orbes, lance spell devouring plague, depois talent insanityx2 e spell mind blast assim que sair da recarga. Com esse último Impacto Mental você juntou 3 orbes novamente, então dê outro spell devouring plague, repete talent insanityx2.
  4. Ficou com 0 orbes e volta pro passo 1.

CoP: Boss com menos de 20% de vida

Basicamente a mesma coisa, mas deixando os dois dots spell shadow word pain spell vampiric touch de lado (ou seja, sem dotweaving) e acrescentando spell shadow word deathPalavra Sombria: Morte à rotação. Isso deixa menos tempo para usar Aguilhão Mental.

  1. spell shadow word deathx2 sempre que sair da recarga, prioridade máxima
  2. spell mind blast assim que sair da recarga
  3. spell devouring plague assim que juntar 3 orbes, então talent insanity até a PD acabar, só parando para os dois feitiços acima.
  4. Se em um dado momento tudo estiver em recarga e não tiver spell devouring plague ativo, aí sim use spell mind spike

Recomendo fortemente usar a rotação baseada nos talentos talent clarity of powerClareza do Podertalent insanityInsanidade (em lutas com muito movimento pode ser melhor trocar Insanidade por talent surge of darknessTorrente de Escuridão, mas para uso geral é Insanidade). Note que se no momento em que você for usar Insanidade x2 for justamente um momento em que você não pode ficar parado – por exemplo, o boss usou algum ataque que você precisa correr, ou você está em cima do fogo e precisa sair – você não vai conseguir usar Insanidade direito e vai perder DPS. Então tente “alinhar” o momento de usar Insanidade com um momento em que você possa ficar parado, talvez espere alguns segundos antes de jogar Peste Devoradora.

Se você olhar em outras fontes, como o guia do howtopriest.com (linkado no fim do artigo), vai ver que algumas pessoas fazem pequenas variações nessa rotação – como por exemplo usar ou não um Aguilhão Mental logo após o 4º orbe – mas no geral é isso.

Para atacar vários inimigos, o conselho geral é: coloque spell shadow word painPalavra Sombria: Dor em todos, e spell vampiric touchToque Vampírico em alguns, se tiver tempo; deixe um inimigo sem esses dots (de preferência o próprio boss, ou um inimigo com mais vida), e nesse que sobrar faça a rotação indicada acima. E renove os spell shadow word painPS:D e spell vampiric touchTV. Quando estiver renovando os dots nos outros inimigos, para não atrapalhar muito sua rotação principal, use spell shadow word painPS:D e spell vampiric touchTV nos momentos em que iria usar spell mind spikeAguilhão Mental no alvo principal.

Outro detalhe sobre espalhar dots em vários inimigos: quando você usa Peste Devoradora, pode passar a usar Insanidade, mas não precisa usar Insanidade no mesmo inimigo onde você jogou Peste Devoradora. Por exemplo, você pode lançar PD no boss, que ainda vai ficar vivo por um tempo, para deixar o PD durar o tempo inteiro e maximizar o DPS, e usar Insanidade em algum outro add que você precisa matar com urgência.

Rotação usando Espíritos Auspiciosos

Estou colocando aqui apenas para deixar o guia mais completo (não tenho visto muita gente usando). De forma resumida, é mais ou menos isto:

  1. spell mind blast sempre que sair da recarga, enquanto não sair use spell shadow word pain spell vampiric touch em um alvo que ainda não tenha esses dots.
  2. Assim que juntar 3 orbes, use spell devouring plague. Volta pro passo 1.
  3. Se não tiver mais nada pra lançar, é spell mind flay.

Rotação usando Entropia do Caos

Não pegue este talento.

Outras habilidades

Tente usar spell shadowfiendDemônio das Sombras e seu talento nível 90 preferido sempre na recarga. Se estiver usando spell haloHalo , cuidado para não “aggrar” mobs espalhados.

Se pegou o talento spell power infusionInfusão de Poder, evite usá-lo durante BL (bloodlust). Use ele num momento em que puder usar também o talento 90, o spell shadowfiendDemônio das Sombras (ou talent mindbenderDobramentes), e se possível ainda aproveitar o efeito de um berloque.

Seu principal cooldown de defesa é spell dispersionDispersão, não esqueça que ele existe, pode salvar a sua vida. spell fadeDesvanecer também pode te salvar, se aggrou um inimigo, use. Ou se está com o Glifo de Desvanecer, use em um momento em que estiver tomando dano e não quiser usar Dispersão.

E também não esqueça de spell vampiric embraceAbraço Vampírico, é um cooldown maravilhoso que pode ajudar muito sua raid. Tente usá-lo no momento em que a raid mais precisar de cura, para ajudar um pouco seus healers. Ou então use junto com BL, ou com spell power infusionInfusão de Poder, e logo antes de usar spell devouring plaguePeste Devoradora, para máximo proveito.

Prioridade de atributos (no nível 100)

Depende do talento nível 100 escolhido:

  • Clareza do Poder: Intelecto > Aceleração* ≥ Golpes Múltiplos* > Crítico* ≥ Maestria* > Versatilidade
  • Espíritos Auspiciosos: Intelecto > Crítico > Aceleração > Golpes Múltiplos > Versatilidade > Maestria

* Na verdade, para o talento Clareza do Poder e na média das situações, aceleração = golpes múltiplos = crítico = maestria. Ou seja, você pode acumular esses quatro atributos em quantidades iguais, e seu DPS geral não sofrerá. O “pulo do gato” neste caso é a quantidade de movimentação requerida pelo boss; muita movimentação favorece crítico e golpes múltiplos, enquanto que menos movimentação favorece mais maestria. Alguns top players montam dois (ou mais) conjuntos de equipamentos, de acordo com o atributo favorecido, e trocam de acordo com o boss. Mas se você considerar esses quatro atributos igualmente, sem favorecer muito um deles em detrimento dos outros, terá um DPS aceitável.

Ainda assim, vou colocar aqui o conselho final da thread no site howtopriest.com, onde tem o guia Drye’s Shadow Guide (excelente e muito completo): acumule Aceleração até cerca de 15% (~1000 de aceleração), então esqueça Aceleração e foque nos outros 3 (Crítico, Golpes Múltiplos, Maestria).

Encantamento para a arma: Marca do Senhor do Trovão ou Marca do Olho Sangrento.

Dicas finais

Só para lembrar: se você pegou o Glifo de Escudo Refletor, lembre de usar Palavra de Poder: EscudoPP:E de vez em quando no meio da sua rotação, antes de receber algum dano. Mas, se um dos healers do seu grupo for um Sacerdote Disciplina, evite fazer isso. Disciplina usa esse feitiço o tempo todo, e se você estiver com o glifo e o healer colocar PP:E em você, o glifo vai fazer efeito do mesmo jeito (e o PP:E dele vai absorver muito mais dano que o seu).

Se você pegou o Glifo de Palavra Sombria: Morte, você vai precisar “encaixar” spell shadow word deathPS:M na sua rotação, de vez em quando (um bom momento para usá-lo é quando estiver em movimento, sem poder lançar Açoite/Insanidade). E se não pegou esse glifo, use spell shadow word deathPS:M normalmente: depois que o boss cair pra menos de 20% de vida, use ele sempre que sair da recarga (prioridade máxima).

Se puder, use spell silenceSilêncio em algum add/mob que esteja lançando alguma magia; fazendo isto você vai ajudar seu healer e seu tank, afinal será um dano a menos para ser curado. Alguns bosses de raids possuem alguma mecânica onde eles lançam alguma magia que precisa ser interrompida (interrupt), então procure usar Silêncio nesse momento (geralmente é combinado antes da luta quem vai ficar responsável por interromper o boss). Também pode ser que você precise usar seus outros CCs (spell psychic horrorTerror Psíquico e os talentos nível 60), isso também deve ser combinado antes da luta (lembre que Terror Psíquico gasta orbes).

Ah, e se seu grupo estiver mesmo usando CCs, não ataque um inimigo já controlado (óbvio mas precisa ser dito). Não adianta o mago transformar um inimigo em uma ovelha se logo depois o sacerdote sombra “dotou” o inimigo, tirando ele da forma de ovelha.

Conclusão

Este artigo tenta abordar todos os aspectos de DPS PvE sombra, mas sem tomar muito tempo. Se quiser entrar em detalhes, leia estes outros artigos:

3 comments

  1. Querido não sei quem e vc mais adorei seu guia,tipo tenho um sacerdote sombra,ja ta no level 100,teu guia foi o unico que focou o sombra,os outros guia que vi são confusos,vc nao entende a pessoa que passa diz uma coisa depois outra mistura tudo,mais o seu e maravilhoso adorei mesmo,grande abraço pra ti,ficaria muito feliz se vc pudesse me mandar uma guia pra hunter BM,tipo nao consigo ver os site em ingles porque nao sei o ingles,mesmo colocando no tradutor acho esses site meio confuso,me desculpe o aluguel tenha um bom dia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *