Guia básico sacerdote healer no WoD (6.0.3)

UPDATE: tem um guia mais novo atualizado para o patch 6.1.

Guia básico e direto sobre como “healar” no Warlords of Draenor, seja como Disciplina ou como Sagrado. Esta lista de dicas é básica e voltada para jogadores novos, sem entrar em muitos detalhes.

Atualizado: talentos e glifos.

Atualizado 24/12: comentários nos talentos. Eu bem que gostaria que todos os talentos fossem viáveis, mas não é o que está acontecendo, então acrescentei comentários avisando sobre alguns deles.

Atualizado 02/01: prioridades de atributos. Antes estavam separadas na página específica de cada spec, fazia mais sentido ficar aqui.

Qual spec eu uso, Disciplina ou Sagrado?

Qualquer uma das duas serve. Mas você tem que manter em mente as diferenças ente as duas specs:

spell guardian spiritSacerdote Sagrado é uma spec de cura reativa. Isso significa que você reage ao dano causado no grupo/raid depois que o dano acontece, curando o dano e “enchendo” as barras de vida do pessoal.

Palavra de Poder: EscudoSacerdote Disciplina é uma spec de cura proativa. Isso significa que você tem que agir antes do dano ser causado para obter o melhor dessa spec. As melhores “curas” de Disciplina na verdade são mitigação de dano, efeitos que diminuem o dano recebido, e por isso esses efeitos têm que ser aplicados antes do tank/grupo/raid receber o dano (daí a spec ser proativa).

Dicas para as duas specs

  • Qual talento nível 45 você pegou?
    • Se pegou o talento spell mindbenderDobramentes, use ele sempre que sair da recarga, assim que possível. Você pode deixar para usá-lo a primeira vez quando sua mana cair pra menos de 80%, e depois disso use sempre que sair da recarga.
      • Se não pegou o talento Dobramentes, use o Demônio das Sombras para ajudar no DPS.
    • Se pegou o talento spell solace and insanityPalavra de Poder: Consolo, use ele sempre que sair da recarga.
      • Se pegou o talento spell surge of lightTorrente de Luz, observe quando o talento “procar” e use o spell flash healCura Célere gratuito antes de ele expirar. Esse Cura Célere é ótimo para Sagrado renovar o spell renewRenovar em alguém (sem trocadilhos), ou para Disciplina curar alguém rápido (ou aplicar divine aegisÉgide Divina se der sorte e dar crítico).
    • spell flash healCura Célere cura o mesmo que spell healCura, mas é mais rápido e custa mais mana. Use Cura Célere quando alguém está precisando de uma cura urgente, e use Cura se não precisar de urgência, para economizar mana.
  • Use spell prayer of mendingPrece da Recomposição para ajudar na sua cura em área. O melhor uso é lançar esta magia no tank e observar quando ela gastou todas as cargas (já “pulou” em 5 jogadores e acabou) antes de lançar novamente. Como não é mais uma magia instantânea não é preciso usá-la sempre que sair da recarga, até porque a cura é pequena, mas tente usar antes de acontecer algum dano de área. (PdR vai valer bem mais a pena de ser lançado para Sagrado depois que tiver o bônus de 2 peças do set tier 17)
  • Se pegou o talento nível 75 spell power infusionInfusão de Poder, tente usá-lo sempre que sair da recarga para tirar o máximo proveito. Tente usá-lo principalmente em momentos em que vai lançar muitas curas uma atrás da outra, ou gastar mana com Cura Célere, já que esse talento também reduz o custo de mana das magias.
  • Outra coisa que será sua responsabilidade como healer será “dispelar” as pessoas. Observe se alguém receber um debuff mágico ou de doença e use spell purifyPurificar na pessoa. Se forem muitos precisando, você também pode usar spell mass dispelDissipação em Massa, mas note que ela gasta muita mana.

Uma última dica: apesar de estar curando os outros, lembre que você também possui opções de CC (crowd control, controle coletivo). Se você tiver tempo e puder, por exemplo, interromper um inimigo que está lançando uma magia, você também está ajudando com sua cura. Menos dano no tank e no grupo significa menos cura que você vai ter que lançar. Disciplina pode usar spell silenceSilêncio e Sagrado pode usar spell holy word chastisePalavra Sagrada: Castigar (se bem que o sacerdote sagrado precisa mudar de chacra pra poder usar Castigar, então não tenha pressa de usar; os DPS do seu grupo também podem interromper magias do inimigo).

Dicas para Sagrado

Primeiro o básico do básico: como sacerdote sagrado as curas que você vai usar com mais frequência são spell renewRenovar e spell circle of healingCírculo de Cura. Jogue Renovar em qualquer pessoa precisando de cura e renove.

Agora com mais detalhes:

  • Tente tirar o máximo proveito dos seus chacras. Se estiver em uma masmorra, geralmente o melhor é spell chakra serenityChacra: Serenidade pois ele renova o spell renewRenovar no seu alvo sempre que usar uma cura de alvo único. Se estiver em raid geralmente o melhor é o spell chakra sanctuaryChacra: Santuário para curar mais em área usando spell holy word sanctuaryPalavra Sagrada: Santuário e ter um tempo de recarga menor no spell circle of healingCírculo de Cura. (a dica geral é usar Santuário em raids e Serenidade em masmorras)
  • Mantenha spell renewRenovar no tank.
  • Para curar uma pessoa (cura de alvo único): mantenha spell renewRenovar e use spell healCura e spell holy word serenityPalavra Sagrada: Serenidade conforme necessário. O Serenidade é uma cura instantânea muito boa, tente usá-la sempre que sair da recarga. (detalhe: se você usa macros mouseover vai ter que clicar na pessoa antes de usar Serenidade, no momento ela não está funcionando com mouseover 🙁 )
    • Se a vida da pessoa cair pra menos da metade, passe a usar spell flash healCura Célere. Lembre-se que o sacerdote sagrado ganha um bônus (spell serendipitySerendipidade) na próxima spell healCura depois de uma ou duas Curas Céleres. Então a “rotação” para curar alguém que esteja com pouca vida pode ser spell flash heal > spell heal ou spell flash healspell flash heal > spell heal, misturando spell holy word serenity antes ou depois conforme sair da recarga.
      • Se a pessoa estiver com muito pouca vida ou correndo o risco de morrer em poucos segundos, você pode usar spell guardian spiritEspírito Guardião nela antes de começar a curar. (como essa magia tem um tempo de recarga alto, pode ser que você prefira guardá-la para o tank. fica a seu critério)
  • Se você receber dano, evite perder tempo se curando; ao invés disso use spell binding healCura Vinculada na próxima vez que alguém precisar de uma cura.
    • Se estiver no spell chakra serenityChacra: Serenidade mas muitas pessoas estiverem precisando de cura (mais de 3), você pode mudar pro spell chakra sanctuaryChacra: Santuário até conseguir estabilizar a vida de todo mundo e depois voltar para Serenidade. Se o dano for muito grande, use seu “cooldown” de cura em área: spell divine hymnHino Divino.
  • Sempre use spell lightwellFonte de Luz antes de um boss, ou antes de um grupo de inimigos mais difícil.

Dicas para Disciplina

Primeiro o básico do básico: como sacerdote disciplina as curas que você vai usar com mais frequência são Palavra de Poder: EscudoPalavra de Poder: Escudo e spell penancePenitência. Jogue PP:E em todo mundo que puder vir a tomar dano.

Agora com mais detalhes:

  • Mantenha Palavra de Poder: EscudoPalavra de Poder: Escudo no tank, sempre.
  • Sua melhor cura de alvo único é spell penancePenitência, então tente usá-la sempre que sair da recarga. Em lutas com muita movimentação, pode usar também o Glifo de Penitência.
    • De vez em quando ataque algum inimigo com spell holy fireFogo Sagrado (também pode ser spell smitePunição ou até spell penancePenitência, se tiver tempo) para manter 5 stacks de spell evangelismEvangelismo. Faça isso para poder usar spell archangelArcanjo sempre, se possível na recarga; Arcanjo é um excelente bônus para suas curas.
  • Se 3 pessoas ou mais precisarem de cura e estiver todo mundo mais ou menos perto uns dos outros, fique no meio da galera e use spell holy novaNova Sagrada repetidamente.
  • Se 3 pessoas ou mais precisarem de cura mas não estiverem no mesmo lugar, use spell prayer of healingPrece de Cura (lembre que essa magia cura as 5 pessoas do mesmo grupo que a pessoa em quem você lançar a magia); se possível com spell archangelArcanjo (a primeira Prece de Cura logo depois de um Arcanjo recebe o efeito Arcanjo Potencializado, e portanto aplica Égide Divina no grupo).
  • Se for acontecer um dano em área grande que vá pegar todo mundo, faça uma dessas coisas:
  • Se pegou o talento spell shell spiritCouraça Espiritual, use ele alguns segundos antes do dano (proatividade, lembra?), e lance spell prayer of healingPrece de Cura em cada grupo. Também pode usar a Couraça com spell flash healCura Célere ou spell healCura individualmente. E se possível, use spell archangelArcanjo e talent power infusionInfusão de Poder (se tiver) antes.
  • Pode também usar spell archangelArcanjo junto com spell prayer of healingPrece de Cura para colocar Égide Divina em todas as pessoas de um grupo. Infelizmente só vai proteger um grupo.
  • Se não tiver tempo suficiente para se preparar para um dano de área alto, você pode também usar seu “cooldown” spell power word barrierPalavra de Poder: Barreira. E para o tank, spell pain suppressionSupressão de Dor, se precisar.
  • Se não puder usar nenhuma dessas opções ou o dano acontecer antes de você poder se preparar, depois do dano tente usar spell archangelArcanjospell prayer of healingPrece de Cura em todos os grupos, para ajudar a repor a vida perdida, se os outros healers não derem conta. Se tiver, use também talent power infusionInfusão de Poder junto.

No nível 100, com uma boa regeneração de mana, você vai querer usar Palavra de Poder: EscudoPP:E em todo mundo. Ao fazer isso, tente intercalar PP:E com outras magias de cura se possível, para tirar proveito do efeito Ganhar Tempo. E se for fazer uma masmorra ou raid onde o tank tome muito dano, pegue o talento talent clarity of willClareza de Vontade e jogue ele no tank o tempo todo. (recomendo fortemente este talento se for fazer masmorras, ou raid com foco da cura em tanks)

Talentos

Talento nível 15

Recomendo spell desperate prayerPrece Desesperada ou spell angelic bulwarkBaluarte Angelical. Ambos são bons para aumentar suas chances de sobrevivência, mas a Prece você precisa ativar depois de receber dano, enquanto que o Baluarte é automático, então fica pela sua preferência.

talent spectral guiseMáscara Espectral também é interessante para escapar de certas mecânicas PvE. Situacional.

Talento nível 30

Recomendo spell angelic featherPena Angelical ou spell hymn of hopeCorpo e Alma. Pena Angelical pode ser usado com mais frequência, se você não tem problemas em ficar clicando no chão. Mas, se você for Disciplina, provavelmente Corpo e Alma vai ajudar mais, pois você já deve estar colocando PP:E em todo mundo mesmo.

talent phantasmFantasma é mais interessante para PvP (eu nunca uso).

Talento nível 45

Esta escolha varia bastante se você for disciplina ou sagrado.

Se você é Disciplina, o talento que tem mais sinergia para você é spell solace and insanityPalavra de Poder: Consolo, já que você já usa spell holy fireFogo Sagrado o tempo todo para manter o buff de spell evangelismEvangelismo. Pode ser que você queira experimentar um pouco com o talento talent surge of lightTorrente de Luz; por exemplo, usando talent divine starEstrela Divina você pode tentar forçar mais “procs” de Torrente. Mas se você está mais preocupado com restaurar seu mana, então use mesmo o talento Consolo, ou então o talent mindbenderDobramentes.

Se você é Sagrado, o talento que tem mais sinergia para você é talent surge of lightTorrente de Luz, porque o spell flash healCura Célere instantâneo que este talento te dá ajuda a acumular stacks de spell serendipitySerendipidade. Mas isso se você não tem mais problemas com regeneração de mana. Se for o caso, opte pelos outros dois talentos.

Como Sagrado dificilmente você usaria spell holy fireFogo Sagrado, então o talento spell solace and insanityPalavra de Poder: Consolo parece inútil. Mas ele tem uma vantagem: se você conseguir se disciplinar (sem trocadilho) a usar Fogo Sagrado a cada 10s (recarga), então você vai ter um retorno de mana maior que usando talent mindbenderDobramentes. Mas se isto estiver atrapalhando você, use Dobramentes mesmo.

Por fim, como já comentado, o talento talent mindbenderDobramentes é igualmente viável para as duas specs, contanto que você use ele na recarga (a cada minuto), e que o pet esteja batendo em algum inimigo cada vez que for usado, para máxima eficiência (restaurar mana). Só um lembrete: sem esse talento, seu pet spell shadowfiendDemônio das Sombras não restaura mana, apenas dá DPS (restaurava mana até o MoP mas mudou no WoD).

Talento nível 60

Estes são talentos pra CC (crowd control, controle coletivo), coisa geralmente mais útil para PvP do que para PvE, mas sempre pode existir a necessidade de usá-los.

Pra PvE geralmente se usa spell void tendrilsTentáculos do Caos. Só use spell psychic screamGrito Psíquico se você tiver absoluta certeza de que os mobs assustados por essa magia não vão acabar correndo na direção de outros mobs e “aggrá-los” (tem um glifo pra ajudar com isso). spell mind controlDominar Mente é um ótimo CC, porém enquanto você está controlando um inimigo você não poderá fazer nada, então seu uso em PvE é bem restrito.

Talento nível 75

Como Disciplina, você vai focar em distribuir Palavra de Poder: EscudoPP:E, aplicar divine aegisÉgide Divina em todo mundo, talvez usar talent clarity of willClareza de Vontade no tank, e talvez usar talent shell spiritCouraça Espiritual. Ou seja, você deve passar mais tempo colocando efeitos de absorção nas pessoas ao invés de curando propriamente, e talvez aconteça que dificilmente alguém fique com menos de 35% de vida. Se este for o caso, então o talento talent twisted faithVirada do Destino não é interessante para você, pois ele só ativa quando você cura/aplica absorção em alguém com menos de 35% de vida. Mas caso isso aconteça muito – pessoas ficarem com muito pouca vida – então pegue este talento, seja você Disciplina ou Sagrado.

talent power infusionInfusão de Poder pode ser usado a cada 2 minutos, deixa você lançar curas mais rápido e ainda diminui o custo de mana delas. Eu gosto muito de usar este talento, tanto como Disciplina quanto como Sagrado, para os “momentos do desespero”.

Para Disciplina, talent shell spiritCouraça Espiritual é uma opção interessante nesta linha de talentos, como já comentado. Lembrando que você precisa ativar este talento e jogar spell prayer of healingPrece de Cura nos grupos de jogadores alguns segundos antes de eles tomarem dano, para tirar um bom proveito.

Para Sagrado, o talento talent divine insightIntuição Divina te dá uma chance de fazer seu próximo spell prayer of mendingPrece da Recomposição ficar parecendo o Cura Encadeada de xamã. Opção interessante para melhorar sua cura em área.

Talento nível 90

talent haloHalo ainda é a cura mais forte destes três talentos, mas pra tirar proveito mesmo deste talento você precisa estar na distância correta de todas, ou quase todas, as pessoas da sua raid. Geralmente isso não acontece, e portanto geralmente você não vai pegar esse talento. Por exemplo, se todo mundo estiver muito perto de você ou “stackado” no mesmo lugar, a cura deste talento será ridícula.

Se a sua raid vai estar bem espalhada, então a melhor opção é talent cascadeCascata.

E se vocês vão ficar “stackados” (“empilhados”) no mesmo lugar, use talent divine starEstrela Divina. A Estrela é o único talento deste tier que é instantâneo, e portanto pode ser usado durante a movimentação. (tem uma estratégia onde você pega este talento e o Torrente de Luz e usa a Estrela quando não pode ficar parado, para tentar “forçar” um “proc” de Cura Célere instantâneo)

Talento nível 100

Os talentos de “clareza” são os mais interessantes aqui, os outros dois sendo situacionais.

Para Disciplina, talent clarity of willClareza de Vontade é excelente para ajudar você a manter os tanks vivos. Se este é seu foco, basicamente você vai ficar repetindo CdV nos tanks, enquanto espalha Palavra de Poder: EscudoPP:E no resto da raid e eventualmente usa outra magia (Penitência ao sair da recarga, etc.)

Para Sagrado, talent clarity of purposeClareza de Propósito transforma seu Prece de Cura numa cura direta que vai ser mais forte se seu alvo estiver muito ferido (quanto mais baixa a vida do alvo, mais ele cura), e depois “copia” a cura realizada em até mais 5 pessoas. Ou seja, com este talento, se várias pessoas estiverem precisando de cura, “mire” ele na pessoa mais ferida e ele e até 5 outros receberão uma cura muito forte. Porém, poucos sacerdotes sagrados estão usando este talento para raids, porque mesmo usado da forma mais otimizada possível (em uma pessoa com vida baixa e com outros jogadores dentro do raio de ação) ainda assim ele cura menos que uma Prece de Cura.

O talento talent words of mendingPalavras de Recomposição é meio situacional. Em situações onde todo mundo toma um dano contínuo fraco, ou de vez em quando um ataque em área acontece, ele pode ser interessante pois vai “forçar” o buff a pular de pessoa em pessoa. (se for usar este talento, lembre que agora você pode ter o buff de recomposição em mais de uma pessoa na raid ao mesmo tempo.)

O talento talent saving graceGraça Salvadora é mais situacional ainda. Só vejo utilidade neste talento se você precisar curar alguém “no desespero” e encher a vida dele de forma urgentíssima (provavelmente um tank). Só que te dá uma penalidade em todas as suas curas por 8s depois, aumentando mais se você continuar usando o talento nesses 8s. Eu pessoalmente não vejo muita utilidade para este talento ainda.

Glifos

Vou dar umas dicas bem diretas aqui, se quiser saber detalhes leia os guias linkados no fim do artigo. Se você é um sacerdote iniciante, encorajo você a trocar seus glifos de vez em quando para experimentar e ver quais você gosta mais, alguns são questão de preferência pessoal.

Para Disciplina, eu acho difícil não usar o Glifo de Penitência (usar Penitência enquanto se move). Deve existir algum sacerdote disciplina por aí que cure bem sem esse glifo, mas pra mim pessoalmente ele é imprescindível. Outro bom para Disciplina é o Glifo de Alma Enfraquecida, principalmente se você já é uma máquina de espalhar PP:E. Esses dois são praticamente obrigatórios.

Outro glifo que pode ser útil para Disciplina, mas deixo à sua escolha, é o Glifo de Fogo Sagrado. Como você provavelmente vai estar usando Fogo Sagrado o tempo todo (principalmente se pegou o talento Consolo), este glifo vai te ajudar a manter distância do seu alvo (com o glifo a distância máxima do Fogo Sagrado fica igual à distância máxima das suas curas). Até para Sagrado este glifo pode ser útil, se optou pelo talento Consolo.

Para Sagrado, bons glifos são: o Glifo de Renovar, se você fica muito no Chacra: Serenidade, distribuindo e mantendo Renovar na raid. Para ajudar na cura em área, o Glifo de Círculo de Cura é muito bom para raids, mas se você tem problemas em manter sua mana então evite. E o Glifo de Fontes Profundas, para melhorar o desempenho da sua Fonte de Luz. Também tem o Glifo de Cura Vinculada, mas também gasta mais mana.

Para aumentar sua cura: Glifo de Prece da Recomposição (a Prece já não cura tanto assim, mas…), Glifo de Purificar (situacional, se for usar muito o Dissipar), Glifo de Espírito Guardião (Sagrado somente)

Para melhorar seu “dispel”: Glifo de Purificação, Glifo da Dissipação Milagrosa

Situacional: Glifo de Fé Restaurada (pra salvar você ao invés de outro!), Glifo de Magia Sombria (se correr risco de tomar interrupt ou silence), Glifo de Desvanecer (para melhorar sua sobrevivência), Glifo de Grito Psíquico (para seu CC não aggrar mais mobs)

Prioridade de atributos (no nível 100)

Use as prioridades abaixo para decidir quais itens e encantamentos usar.

Disciplina: Espírito* > Maestria > Golpes Múltiplos/Crítico > Aceleração/Versatilidade

Sagrado: Espírito* > Golpes Múltiplos/Aceleração > Maestria/Crítico > Versatilidade

* Se você não tem mais problemas em faltar mana, pode parar de acumular Espírito e passe a acumular outro atributo. No momento a maioria dos sacerdotes tem entre 1100-1400 de Espírito. Pratique e veja qual a quantidade de espírito suficiente para seu caso. Dica: se no fim de toda luta de boss de raid você ainda tem mais da metade do seu mana, então você tem espírito demais.

Mais informações

9 comments

  1. Quando entrei em masmorra pela 1ª vez eu quis morrer o.o
    Sempre joguei de disciplina e nunca achei tão podre, não conseguia curar nada, prevenir nada, tank só morria e dps também. Durante uma semana não conseguia finalizar uma masmorra porque eu perdia a paciência e estava decidida a não jogar com priest healer nessa expansão, pensei em sair do wow. Mas fui pegando itens melhores e foi melhorando. Hoje sinto falta apenas da cura que meu dano dava, isso acho que deveria voltar. Agora seguro tank, consigo manter todos com a vida em cima e só morremos quando realmente um não faz seu papel, pois hoje todos têm que saber jogar com seu char. Ainda tenho fé que tudo melhorará para nós, quem joga com disciplina, joga com qualquer healer, porque é o mais difícil, não é para qualquer um.

  2. Olá,

    To muito mal healando de disco no 6.0.3… preciso sabe se estou fazendo algo errado ou simplesmente esta difícil mesmo.

    Estou ilvl 609 e tendo muita dificuldade nas masmorras lvl 100 normal.

    Usando PW:S, CoW e Prece da recomposição no tanker… mesmo assim não ta segurando, me obrigando a usar cura célere, sugando minha mana, se algum dps não evita dano ou não usa um CD.. não consigo subir ele com prece da cura e manter o tanker.

    Li tudo no Icy e no Noxxic e não consegui render mais…

    Alguém tem alguma sugestão ou tutorial para passar??

    P.S: No recount estou fazendo 15K de HPS.
    http://us.battle.net/wow/pt/character/nemesis/Shaakti/simple

    1. Se vc tá usando PW:S+CoW no tank direto e ainda assim não segura o dano dele, não é o tank que não tá jogando bem, ou mal equipado?

      Quando a curar os dps: melhor seria vc colocar PW:S nos dps pra eles não receberem o dano. Se você perceber que tem um dps tomando muito dano porque não tá prestando atenção, tente manter PW:S nele o tempo todo. Porque se muitos do grupo precisarem de cura e vc tentar subir o HP de todo mundo como disc, aí tu não vai conseguir mesmo, disc é ruim pra isso. Melhor seria simplesmente ficar colocando PW:S no grupo inteiro o tempo todo.

      Outra coisa: tá conseguindo ativar Arcanjo sempre? Chegou a usar Pain Suppression no tank?

      1. Estou sim usando os 2 shields e prece da retribuição no tanker… nao to prevenindo os dps com PW:S direto por q senão não ah mana q resiste.
        sim, mantenho o arcanjo ativo para 25%+ de cura…, uso consolo para gerenciar a mana sem q tem cd…. e supressão da dor e barreira quando necessário.
        tanker 608 amigo meu… jogamos SoO todo junto fizemos flex e heroico juntos.

        Ele tava me ajudando como tanker paladino se curando e usando defensivos…
        foi muito difícil as 3 DGs normais q fizemos ontem.. wipamos 2 ou 3 vezes cada.

        Jogo de Disc a muitos anos… ja passei por vamos faces, de curar so com expiação (batendo) como no final rushando holy nova com dos próximos.

        É a primeira vez q passo o q to passando para manter todos vivos em uma simples masmorra. 🙁

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *