Sombra: Clarity of Power

Tem 3 talentos no nível 100 para escolher. Então porque eu estou escrevendo esse artigo focando apenas em um talento? Porque o Clarity of Power é o que mais tem chamado atenção. Vejamos por que.

UPDATE: mensagem postada há alguns minutos nos fóruns gringos da Blizzard com algumas mudanças de última hora, antes do 6.0.2 (nada que mude MUITO, mas estou incluindo assim mesmo): Aumento de 10% no dano de Impacto Mental, Aguilhão Mental e Açoite Mental.

Nossos 3 concorrentes

talentos 100 sombra

Eu abordei esse talentos um tempinho atrás neste post (no fim da página), falando um pouco sobre cada talento; não vou repetir o texto aqui. Só vou reforçar um pouco o que já está no outro post; que cada um desses talentos basicamente muda a rotação de sombra, de forma que efetivamente eles poderiam ser considerados “sub-specs” de sombra. E desses o mais interessante é o Clarity of Power (CoP), justamente por que com ele é possível jogar de mais de uma forma diferente (mais de uma rotação).

Não vou discutir as diferenças e sutilezas entre os talentos aqui; no final deste artigo coloquei alguns links de discussões sobre eles, onde tem gente muito mais habilitada que eu dissecando os talentos em detalhes, incluindo cálculos e simulações.

RoboCoP, o talento do futuro

Clarity of Power tooltip

Em quase todos os lugares onde tenho lido ultimamente sobre sacerdote sombra em PvE estão indicando usar o talento nível 100 Clarity of Power (CoP), tanto em lutas com apenas 1 boss quanto em lutas com adds. Nos simulationcrafts mais recentes ele tem dado mais dano na maioria das situações (não estou colocando links do simulationcraft aqui porque estão regerando as simulações a cada 2-3 dias).

Os outros 2 talentos podem ser interessantes em outras situações, por exemplo:

  • Auspicious Spirits pode aumentar em muito sua geração de orbes, o que pode ser interessante em PvP (pra usar Terror Psíquico), ou apenas para usar Peste Devoradora com mais frequência, talvez em múltiplos adds.
  • Void Entropy funciona bem em lutas com 2 alvos (2 bosses), pois dá pra manter esse dot nos 2 alvos, se conseguir gerar pelo menos 6 orbes por minuto.

Mas na maioria das situações, pra PvE, o CoP ainda está ganhando. Enquanto não “tunarem” os outros talentos, essa é a situação atual.

Ah, então o “melhor talento nível 100” é o CoP? Na verdade, não. Apesar de ele estar “batendo” mais que os outros, ele sofre de alguns probleminhas. Primeiro, a intenção original desse talento é de transformar a rotação de sombra, que é baseada em dots, em uma rotação sem dots (dotless). A ideia é boa, e dá uma opção a mais para o jogador escolher, mas a relação deste talento com seus atributos fica estranha: o atributo secundário mais valorizado para sacerdote sombra deveria ser aceleração (haste), já que no WoD teremos até uma passiva que aumenta nosso benefício de aceleração (Mastermind), mas como você não usaria (não deveria usar…) dots com CoP, então o ganho dele com aceleração é muito pouco. O atributo secundário mais aproveitado para o CoP seria maestria. Isso te obriga a “desperdiçar” a passiva Mastermind, e talvez ter um outro set de itens (um com mais aceleração e outro com mais maestria) para quando for usar CoP ou não.

Apesar desse problemas, ainda assim, nos últimos simulationcrafts CoP é o talento que mais aumenta o dps, então provavelmente os sacerdotes sombra deverão usar ele muito, pelo menos até a Blizzard dar uma revisada nisso.

Aí você pensa: “tá, entendi, o talento CoP não tá ‘redondo’ mas tá batendo bem, então vou usar esse talento. Me diz qual é a rotação então!”. E a resposta seria: não tem UMA rotação pra CoP, tem VÁRIAS! O CoP sozinho te permite jogar de diferentes rotações. E porque isso? Por que o talento implementa duas mudanças diferentes:

  • Aumenta em 40% o dano do seu spell mind spikeAguilhão Mental, spell mind searCalcinação Mental, e spell shadow word deathPalavra Sombria: Morte em alvos que não tenham Palavra Sombria: Dor (PS:D) nem Toque Vampírico (TV) (ou seja, seus 2 DoTs principais)
  • Reduz a recarga de spell mind blastImpacto Mental em 3s e torna seu lançamento instantâneo.

Dá pra tirar proveito de uma ou da outra, ou das duas em diferentes alvos. Vejamos.

Rotações CoP

CoP “normal”

Escolhendo CoP e Insanidade (talento nível 45), focando em um alvo único (apenas 1 boss). Esta é a primeira rotação que vem na cabeça ao ler o talento; basicamente NÃO usar PS:D nem TV, então seu único DoT será spell devouring plaguePD e você vai usar spell mind spikeAguilhão Mental como “filler”. E para tirar mais proveito do PD, usar apenas Açoite Mental (com Insanidade) durante o PD. Sua rotação será:

spell mind blast  spell mind spikex3 (ou 4) spell mind blast  spell mind spikex3 (ou 4) spell mind blast  spell devouring plague , então spell mind flay até a PD acabar. Repete.

Use seu talento nível 90 preferido e o Demônio das Sombras como sempre.

CoP “lite” (com dots)

A ideia desta variante é basicamente continuar jogando como sempre, usando dots; neste caso o CoP apenas vai te dar uma recarga mais rápida de Impacto Mental e ele será instantâneo, e isso já é suficiente para haver um ganho de DPS. Esta rotação foi apelidada de “CoP Lite“, “CoPDoT“, ou “MoP CoP“. Neste caso você não vai usar Aguilhão (a menos que pegue o talento 45 Surge of Darkness). A rotação geral é:

Aplicar spell shadow word painspell vampiric touch (renovar quando acabarem), spell devouring plague (assim que juntar 3 orbes), spell mind blast  spell mind flayx2 no resto do tempo.

Note que você vai usar menos spell mind flayAçoite Mentais, já que a recarga do Impacto fica menor com o CoP. Talento 90 e o demônio como sempre.

CoP dot weaving

Mistura os dois estilos anteriores na mesma luta. Usa o talento Insanidade (Açoite Mental mais forte com PD). O objetivo é jogar sem dots até juntar 5 orbes, daí passar um tempo lançando PD e Insanidade várias vezes seguidas, até zerar os orbes, então voltar para a rotação sem dots. Veja:

spell mind blast  spell mind spikex3 (ou 4) – repete até juntar 5 orbes, daí spell shadow word pain spell vampiric touch spell devouring plague. Então fica repetindo spell mind flayx2 spell mind blast até 3 orbes, outro spell devouring plague, repete a partir do Açoite/Insanidade. Quando ficar com 0 orbes volta pro começo.

CoP execute

Igual ao CoP lite até o boss ficar com menos de 20% de vida (libera o uso de Palavra Sombria: Morte), daí passa a usar apenas spell mind spikeAguilhão, spell mind blastImpacto e spell shadow word deathPS:M até o final, usando spell devouring plaguePD para gastar orbes (mas sem usar Açoite).

CoP normal no boss, dots nos adds

Este estilo é igual ao CoP normal no boss somente, mas lançando seus 2 dots principais nos adds (PS:D e TV). E ainda dá para usar o talento nível 45 Surge of Darkness, te dando Aguilhões extras e com mais dano (por causa dos TVs nos adds).

CoP + Shadowy Insight

Usando CoP junto com o talento nível 75: Shadowy Insight. A ideia aqui é tirar proveito do outro talento, usando Aguilhão Mental para zerar a recarga de Impacto Mental. Portanto parecido com o CoP “normal”, só que mais rápido:

spell mind blast  spell mind spikex3 (ou menos) spell mind blast  spell mind spikex3 (ou menos) spell mind blast spell devouring plague e repete

Note que você só vai usar 3 aguilhões se o talento não “procar”, se isso acontecer ele zera a recarga do Impacto e você pode usar Impacto antes de completar 3 aguilhões, fazendo com que você lance PD com mais frequência.

Conclusão

Não é OBRIGATÓRIO pegar o talento CoP. Apesar dele estar dando mais DPS teórico, os outros 2 talentos não estão tão atrás assim. Além do mais, eu ainda tenho confiança que a Blizzard vai fazer alguma coisa para balancear mais esse tier de talentos, evitando que os jogadores tenham só uma escolha. O objetivo deste artigo é mostrar todas as possibilidades em usar CoP, mas não significa que você tenha que escolher esse talento.

Meu conselho: quando chegar ao nível 100, teste os três talentos. Veja qual te agrada mais, qual tem um estilo de jogo mais interessante. Se preferir ficar com CoP, já vai saber os detalhes em usar este talento.

Fontes

4 comments

  1. Pois é, isso é o que mais eu estou me martirizando, é esse foco de atributos, eu acabo focando em mastery e acabo com os outros status baixo, como critico, e MS, quando resolvo trocar dar um UP em algum minha mastery sempre cai, consequentemente o meu dps tbm, fico sempre em dúvida no que focar, se eu resolver ficar no CoP, foco só em mastery? não precisa balancear tenho 675 de ilvl,meu dps oscila bastante entre 29k a 25k, quanto mais leio mais dúvidas vão surgindo =X

    1. Não, o foco em mastery para CoP só presta para lutas de alvo único com pouco movimento (tipo Butcher), e como tem poucas lutas nesse estilo na raid atual, não vale a pena investir em mastery. Esse post que você tá comentando foi escrito no começo do WoD, quando a situação para sacerdote sombra tava bem diferente (único talento 100 viável era CoP e maestria era “rei”). Veja o guia mais recente para sombra. Mas pra dar uma resposta resumida aqui, para CoP você pode focar em haste, crítico e multistrike.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *