Seis dicas simples para novos healers

Repostagem do meu outro blog.

Se você está começando a jogar como ríler agora, eis aqui algumas dicas para guiá-lo. Baseado neste artigo do WoW Insider (tradução adaptada)

 

a489a-healing

Jogue como healer desde o começo

Criar um novo personagem e jogar ele com uma spec de healer desde o nível 10 é uma forma excelente de aprender. As masmorras iniciais são bem mais simples e sem muito stress, te dando tempo para aprender a usar suas magias de cura sem pressão.

Além disso, nos primeiros níveis você terá apenas algumas magias de cura, e você vai receber mais magias conforme avança de nível, então você irá aprendendo magia a magia como curar. Mais simples do que upar até o nível máximo e só então começar a aprender a curar, tendo que aprender, de uma vez só, pra que serve e qual o momento certo de usar cada uma das magias de cura.

Se possível, faça masmorras normais, ou heroicas mais fáceis, com amigos/guilda, para poder praticar a curar com menos pressão. Talvez algum deles também jogue a sua classe e possa te dar algumas dicas.

Não existe rotação

Se você está acostumado a jogar de DPS, provavelmente a primeira coisa que você vai perguntar ao começar a jogar como healer é qual é a rotação. Embora haja algumas sequências de magias usadas em certas ocasiões, a princípio não existe rotação para se “healar”. A magia que você usará dependerá do momento. Você precisa conhecer todas as “ferramentas” que você tem à sua disposição, o que cada uma faz, e qual o momento ideal para usar cada uma.

Há algumas coisas que são óbvias, como usar curas em área (AoE) caso várias pessoas precisem de cura, ou curas que atinjam só uma pessoa caso só um precisa de cura. Também há alguns limites, por exemplo algumas curas em área têm um limite de quantas pessoas serão curadas. Mas fora isso, não existe rotação pré-definida, você terá que se adaptar ao que estiver acontecendo.

Não se preocupe em estar no topo dos medidores

Principalmente se você já jogou muito como DPS, pode haver momentos em que você terá a tentação de prestar mais atenção nos medidores (recount, skada), tentando curar mais que os outros healers, do que prestar atenção de verdade na luta e nos jogadores precisando de cura. Porém, a tentação de ter o maior HPS (Healing Per Second) pode te impedir de se tornar um bom healer.

HPS não é, necessariamente, a medida de um bom healer. Existe uma coisa chamada “overhealing”, que significa toda a cura desperdiçada porque o alvo não precisava. Exemplo: digamos que um jogador esteja com 50k de hp faltando para ficar com o hp cheio. O healer então usa uma cura de 100k, que enche o hp do alvo (ou “topa” o alvo, como é comum dizerem). O alvo foi curado, mas 50k foi cura desperdiçada, e portanto foi também mana desperdiçada. Curando desse jeito o tempo todo é uma boa forma de aumentar o HPS, e também uma boa forma de torrar seu mana. Seria mais interessante, nesse exemplo, usar curas menores, ainda que o alvo não ficasse com 100% exatos de hp, a fim de economizar mana. Todo healer precisa aprender a ser eficiente com seu mana.

Vários dos medidores (recount, skada) possuem um modo de mostrar o overhealing, essa é uma forma de mostrar se o seu “fantástico” HPS na verdade está sendo desperdiçado.

Preste atenção no que acontece ao seu redor

Não dá pra curar ninguém se eles estão longe demais para receber as magias de cura. Esse conselho serve também para os tanks: antes de dar um pull, veja se seu healer está por perto, ou se ele sentou para beber e restaurar o mana.

Se você é o healer e vai precisar parar para restaurar seu mana, avise. Se seu tank está “puxando” muitos mobs ao mesmo tempo e dificultando seu trabalho, avise. Se você precisou gastar seus cooldowns mais fortes para manter um tank vivo, e ele não estava nem tankando um boss, apenas um monte de mobs, esse é um belo sinal de que o tank precisa ir mais devagar.

Outra coisa que você precisa estar atento como healer é aos mobs que estão ao seu redor. Ao começar a jogar de healer, é comum cair na “síndrome das barras de hp”, aonde você ignora tudo o que está acontecendo na tela para ficar olhando só para as barras de saúde dos outros jogadores, vendo quem precisa de cura. Aí você ficar tão concentrado nas barras que vem um mob do seu lado e te mata em 2 hits. Ou então algum mob te dá um stun, ou algum outro te prende no chão, bem na hora em que o grupo corre pra longe de você e você não consegue curar quem precisa. Como healer, aprenda a prestar atenção não só nas barras de hp, mas também ao que acontece ao seu redor!

Lembre-se das suas magias úteis

Por falar em cooldowns, não se esqueça das suas magias que são pouco usadas, principalmente as de cooldown alto. Se você está curando em PvP, não esqueça também das magias de “utilidade”, que não curam nem dão dano mas ajudam em alguma coisa (cc, dispel, interrupts, stuns, slows, etc.)

Mesmo em PvE, algumas magias de utilidade podem servir às vezes. Principalmente os dispels (dissipar magia, por ex.), que servem para eliminar efeitos ruins (debuffs) nos outros jogadores. Como healer, espera-se que você cumpre o papel de “dispelar”, além de apenas curar.

Toda classe também tem algumas magias com cooldown alto, que no caso do healer podem servir para aumentar a cura temporariamente, ou evitar que alguém morra, e assim vai. Mantenha esses cooldowns a postos para quando for necessário. Geralmente você não vai usar essas magias o tempo todo, mas também não é bom tomar um “wipe” porque você não quis usar seus cooldowns, para “guardar” eles para o “momento certo”. Se estiver apertado, use seus cooldowns! É melhor gastá-los do que tomar um wipe.

Pense em usar addons de healing

Addons para “healar” não são obrigatórios, mas podem facilitar muito seu trabalho. Quando eu comecei a jogar de healer, o Healbot facilitou muito a minha vida. Hoje em dia eu curo apenas com macros mouseover, mais um addon estilo Grid. Teste alguns addons e veja se eles servem para você, ou mesmo tente “healar” sem addons, ou apenas com macros. Pergunte aos outros healers da sua guilda o que eles usam e o que eles recomendam.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *